TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sociologia

Ensaios: Trabalho De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 6

1. Em que sentido Weber se diferencia de Durkheim ou Comte?

Para Weber o a sociedade não funciona de forma tão simples e nem pode ser harmoniosa como pensam Comte e Durkheim, mas afirma que o papel da sociologia é observar e analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade buscando extrair deles os ensinamentos e sistematizá-los para uma melhor compreensão, é por isso que sua sociologia recebe o nome de compreensiva. Desta forma podemos sintetizar da seguinte forma: A sociologia de Comte e Durkheim são positivistas e a de Max Weber é compreensiva. E nisto talvez esteja a principal diferença entre estes quatro grandes pensadores.

Existe também a diferença do coletivo, para Durkheim, o coletivo faz o individuo e não vice-versa, já Weber tinha uma opinião contraditória, para ele, o individuo que fazia o coletivo contribuindo para a sociedade de maneiras diferentes.

Comparando Durkheim e Weber, do ponto de vista do objeto de estudo sociológico. O primeiro dirá que a Sociologia deve estudar os fatos sociais, que precisam ser: gerais, exteriores e coercitivos, para esta ser chamada corretamente de “ciência”.

O fato social geral é uma determinada característica se encontra em várias sociedades, mas ela se manifesta de maneira diferente.

O fato social exterior é que pode existir independente que um individuo exista ou não.

E o fato social coercitivo significa que a sociedade tem um determinado costume, e esse costume deve ser mantido pelo coletivo, caso alguém queira agir de forma diferente vai ser sancionado pelo grupo.

Enquanto Weber optará pelo estudo da ação social que é dividida em tipologias. No entanto, há algumas atitudes coletivas que não podem ser consideradas sociais. Diferentemente de Durkheim, Weber não se apoia nas ciências naturais a fim de construir seus métodos de análises e nem mesmo acredita ser possível encontrar leis gerais que expliquem a totalidade do mundo social. O seu interesse não é, portanto, descobrir regras universais para fenômenos sociais, para ele as relações sociais existem porque o individuo por uma determinada ação com um sentido, vai influenciar outra individuo que viu essa ação e compreendeu seu sentido. Isso ele chama de ação social.

E ele classifica essa ação através de quatro tipos: Racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim; racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor seja este ético, religioso, político ou estético; afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc.; e tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.

2. Quais são as características da Ação Social? Cite um exemplo de ação social para cada um dos seus 4 Tipos Puros ou Tipos Ideais.

As características são: AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A FINS, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim; RACIONAL COM RELAÇÃO A VALORES, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor seja este ético, religioso, político ou estético; AÇÃO EMOCIONLA/SENTIMENTAL/AFETIVA, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc.; E TRADICIONAL, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.

Exemplos:

AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A FINS: Trabalhar horas extras para ser promovido.

AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A VALORES: Quando um individuo decide por estudar a distância pela importância que ele atribui à educação.

AÇÃO EMOCIONAL/SENTIMENTAL/AFETIVA: Quando um individuo vai a um show por gostar de determinado cantor.

AÇÃO TRADICIONAL: Quando o indivíduo age de determinada forma porque seus pais ou avós agiam da mesma maneira.

3. Comente a citação do trecho abaixo retirado de uma obra dos protestantes... Use os estudos e análises de Weber sobre a mentalidade dos protestantes e demonstre sua relação com o espírito do capitalismo:

“A perda de tempo é o primeiro e principal de todos os pecados. A

perda de tempo, através da vida social, conversas ociosas, do luxo, e

mesmo do sono além do necessário para a saúde – seis, no máximo

oito horas por dia- é absolutamente dispensável do ponto de vista moral”

4. Explique qual é a diferença entre PODER e AUTORIDADE para Weber? Dê um exemplo para cada um dos 3 tipos puros de domínio legítimo apontados por Weber.

PODER - É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.

AUTORIDADE - Dar a total condição de o indivíduo exercer algo. É a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

No caso poder vai de movimentos até coisas espirituais. A autoridade é o poder que não pode ser abusivo. O poder pode ser abusivo, pois a pessoa ou ser, que tenha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com