TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pichon Riviere

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.565 Palavras (19 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 19

1 – INTRODUÇÃO

Enrique Pichon Riviere foi um psiquiatra suíço, que se nacionalizou argentino após a migração de sua família para o país quando ainda criança. Formou-se médico psiquiatra e inquietou-se com a forma que pacientes considerados loucos eram tratados na época, percebendo então a necessidade de criar uma abordagem que levasse em conta fatores físicos e psíquicos de cada indivíduo.

Considerado pioneiro da psiquiatria argentina começou a trabalhar em um asilo onde formou uma equipe de futebol e percebendo através desse grupo a importância do esporte e da equipe em uma terapia dinâmica grupal.

O trabalho de Pichon-Riviére teve continuidade no Hospital de Mercedes (atualmente hospital José T. Borda), onde permaneceu por mais de 15 anos, foi lá que primeiramente com grupos de enfermeiros e depois com pacientes deu início ao desenvolvimento do futuramente denominado “grupos operativos”.

Fundador da Associação Psicanalítica Argentina (APA) em 1942 e do Instituto Argentino de Estudos Socais (IADES) em 1953 que juntamente com alguns parceiros como a Faculdade de Ciências Econômicas, do Instituto de Estatística, da Faculdade de Filosofia e seu Departamento de Psicologia, entre outros, realizaram em 1958 a chamada Experiência de Rosário: Uma experiência comunitária que ocorreu durante um fim de semana, na cidade de Rosário – Argentina. Participaram cerca de 30 profissionais e membros da comunidade local, onde foi criada uma situação de laboratório social e aplicado a técnica de grupo operativo que consiste em um trabalho com grupos, com o objetivo de promover uma aprendizagem para os membros desse grupo, uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações. Aqui, se destaca alguns pontos essenciais no grupo operativo:

 Ter um departamento especializado;

 Comitês de articulação interdepartamental e outros dispositivos de coordenação;

 Método interdisciplinar;

 Investigação da ação;

 Análise intra-sistêmica e análise inter-sistêmica;

 Pensamento comum ou pensamento científico do grupo como um todo;

 Análise das ideologias;

 Junção do grupo com a práxis;

 Ter grupos de referência;

 A aprendizagem e a comunicação são inseparáveis;

 As constantes e variáveis existentes nos grupos;

 Ter como principal unidade o aprender e o ensinar.

Ressaltando as cinco etapas ou momentos da operação:

 Existência de um estado de dúvida causado pelo problema colocado;

 Estado de tensão ou ação bloqueada;

 Emergência subsequente de um problema;

 Formulação de uma hipótese, vicissitudes das provas, escolha da mais apropriada e como consequência do manejo de tal hipótese chega-se a formulação de um conceito que deve representar a forma; e

 Conteúdo mais adequado da resolução da dúvida anterior.

O presente trabalho apresenta uma discussão acerca da técnica de grupos operativos criada por Enrique Pichon- Riviere relacionando-a com dois artigos publicados, sendo estes: Pichon-Riviére, A Dialética e os Grupos Operativos: Implicações para Pesquisa e Intervenção - Thaís Thomé Seni Oliveira Pereira, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil. E Apoio matricial em saúde mental entre CAPS e Saúde da Família: trilhando caminhos possíveis – Fabiane Minozzo e Ileno Izídio da Costa – Universidade de Brasília, Brasília/DF, Brasil.

2 – MÉTODO

O trabalho foi desenvolvido a partir de dois artigos indicados pela professora responsável pela disciplina, articulados com a teoria de Pichon-Riviere apresentados em sala de aula e textos complementares presentes na apostila.

Os artigos citados são:

Pichon-Riviére, A Dialética e os Grupos Operativos: Implicações para Pesquisa e Intervenção - Thaís Thomé Seni Oliveira Pereira, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.

Apoio matricial em saúde mental entre CAPS e Saúde da Família: trilhando caminhos possíveis – Fabiane Minozzo e Ileno Izídio da Costa – Universidade de Brasília, Brasília/DF, Brasil.

3- SÍNTESE

3.1 - PICHON-RIVIÈRE, A DIALÉTICA E OS GRUPOS OPERATIVOS: IMPLICAÇÕES PARA PESQUISA E INTERVENÇÃO.

Enrique Pichon Riviere foi um psiquiatra suíço, que se nacionalizou argentino após a migração de sua família para o país quando ainda criança. Formou-se médico psiquiatra e inquietou-se com a forma que pacientes considerados loucos eram tratados na época, percebendo então a necessidade de criar uma abordagem que levasse em conta fatores físicos e psíquicos de cada indivíduo.

Um dos conceitos centrais da obra pichoniana, que traz luz à sua forma de compreender a vida, os grupos e a vida dos grupos é o de dialética. Sendo assim, a primeira pergunta não poderia ser outra: afinal, o que é a dialética? Bornheim traz sua definição: "a dialética seria aquilo que faz possível todo discurso, embora permaneça em si mesma o não dito, algo de refratário a qualquer empenho de explicitação".

Para nos apropriarmos melhor do conceito, em direção ao seu uso na obra de Pichon-Rivière, é importante trazer outros conceitos-chave tais como: totalidade, contradição, mediação e as leis da dialética.

 TOTALIDADE: o conhecimento é sempre a busca da totalização, sendo que qualquer objeto que se possa perceber ou criar é sempre parte de um todo e, portanto, interligado a outros objetos, fatos ou problemas.

 CONTRADIÇÃO: Cada síntese é constituída de contradições e mediações concretas. Para que a apreensão e o conhecimento do real se aprofunde, é preciso ir além das aparências, além da dimensão imediata dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com