TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Processos Grupais

Por:   •  21/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  4 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

O presente trabalho refere-se sobre identificar a importância do Relacionamento Interpessoal em grupo. O Relacionamento Interpessoal no ambiente grupal é algo complexo, pois relaciona o convívio entre diferentes pessoas em um ambiente que sofre muitas mudanças, por isso a importância de conhecer o tema e praticá-lo adequadamente. Foi pesquisada uma dinâmica de grupo, onde trabalha a importância do Relacionamento Interpessoal, a mesma foi realizada em sala de aula com todos os alunos do 6º e 7º semestre de Psicologia da Universidade Paulista (UNIP). A dinâmica escolhida foi a “Dinâmica das Bexigas”. Posteriormente foi feita uma reflexão sobre o tema trabalhado, juntamente com toda a sala, ressaltando seus pontos positivos e negativos. Portanto, este trabalho buscou evidenciar as práticas e ações desempenhadas neste contexto apresentando a necessidade de relacionar o conteúdo visto na sala de aula com a prática da dinâmica de grupo.

Palavras-Chaves: Processos Grupais, Dinâmica de Grupo, Relacionamento Interpessoal.

Sumário

Introdução 01

Objetivos ........................................................................................................................03

Metodologia 04

Resultados..........................................................................................................05

Discussão...........................................................................................................06

Referências bibliográficas 07

Anexos 08

Introdução

Quando é citado relacionamento interpessoal logo já se faz referência com algo complexo justamente pelo fato de ser o convívio entre pessoas muito diferentes, principalmente quando se refere ao ambiente de trabalho que, por sua natureza, já é um lugar extremamente competitivo e com modificações algumas vezes repentinas. Porém, é através do trabalho que o homem consegue sobreviver, por isso o bom convívio com as outras pessoas é essencial. Deve-se considerar que todos somos seres com sentimentos, e que tais sentimentos muitas vezes interferem em todo e qualquer ambiente, inclusive no ambiente de trabalho; e, ao observar as interações no relacionamento interpessoal existe uma troca de sentimentos e experiências, onde em ambas as partes deve haver um empenho para que o convívio seja harmonioso. (CARDOZO, SILVA, 2014).

A vida cotidiana é caracterizada pela vida em grupo, pois a todo momento o indivíduo convive e se relaciona com outras pessoas em diversos lugares, formando grupos principalmente por afinidade, seja qual for o ambiente em que se encontra (SILVIA, 2007).

O que forma os grupos do relacionamento interpessoal deve ser levado em consideração, pois é de extrema relevância, pois representam as necessidades, atitudes e estilos de comunicação que o indivíduo utiliza com os demais, e, mesmo que seja um elemento essencial para a conduta humana, é também onde existem mais conflitos (EXNER & SENDÍN, 1999).

“Os seres humanos são essencialmente seres sociais, instintivamente motivados por uma necessidade de se relacionar. É nessa interação que descobrem suas próprias capacidades e as exercitam” (CARVALHO, 2009).

Diversos fatores podem impedir uma boa interação do grupo, como por exemplo, seu tamanho, a motivação, a falta e/ou dificuldade de comunicação e entre outros fatores. Existe algumas alterações que podem ser eficazes para o bom funcionamento do grupo, podendo citar os fatores de manutenção do grupo que dizem respeito as questões sociais, intensificando os valores e respeito as normas, favorecendo sempre uma maior coesão das pessoas. (QUADROS; TREVISA, 2009).

As habilidades sociais são entendidas como comportamentos que produzem resultados reforçadores tanto para o próprio quanto para o grupo em um todo; caso essas habilidades sejam utilizadas com competência gera um equilíbrio entre os participantes, criando bem estar e um ambiente encorajador. Já os comportamentos agressivos ou coercitivos não são considerados eficazes. (PRETTE, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com