TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Pesquisa Sobre Covid 19

Por:   •  3/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.268 Palavras (14 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 14

   O impacto da COVID-19 na saúde física e emocional dos estudantes universitários

                                               Ana Carolina Casarin Antonello – acasarinantonello@gmail.com

Eduarda Peter Pertile – eduardappertile@gmail.com

Luana Barros Lacerda – luana_bl@outlook.com

Safira Barbosa Mascena - safiramascena@gmail.com

 

RESUMO    

O estudo a seguir tem como objetivo medir o impacto da pandemia da COVID-19 na saúde física e emocional, tendo como público alvo os estudantes universitários. O método utilizado teve natureza quantitativa, descritiva e transversal. A população pesquisada, predominantemente feminina e com faixa etária de 19 anos, apresentou um uso intensivo de internet através das redes sociais, o que interfere na saúde mental n n. N.  N n. N vb c contribui para uma redução da qualidade de vida, e, concomitantemente, mostrou um perfil de não importância perante à saúde física, visível por meio da diminuição da realização de atividades físicas e mudanças prejudiciais nos hábitos alimentares. Diante dos resultados, é notório que medidas deverão ser realizadas a fim de diminuir os danos causados pela pandemia da COVID-19, como implementar programas de promoção de competências sociais e emocionais junto de populações mais jovens.

PALAVRAS-CHAVE

        Pandemia; Saúde mental; Redes Sociais; Saúde física; Universitários;

 

1. INTRODUÇÃO

A acelerada e global disseminação do novo tipo de pneumonia – Coronavírus Disease 2019 (COVID-19) – levou a Organização Mundial de Saúde a declarar situação de pandemia em 11 de março de 2020, bem como a incentivar os países à adoção de diversas medidas para conter a propagação do vírus, entre elas, o isolamento social das populações. Nessa direção, também tem sido salientado pelos pesquisadores que os efeitos indiretos da pandemia na saúde mental e física das populações se tornarão motivo de crescente preocupação, ainda que as insidiosas implicações psicológicas e psiquiátricas, secundárias ao fenômeno, tendam a ser negligenciadas. Estas implicações podem ser ainda mais intensas para parcelas populacionais que já apresentavam vulnerabilidades em saúde mental.

Estudos que tenham avaliado estes fenômenos – saúde física e emocional, uso de internet e estratégias de enfrentamento –, e suas possíveis associações, são ainda inéditos no contexto brasileiro. Estudá-los, tendo como enfoque os estudantes universitários, torna-se fundamental, haja vista a necessidade de desenvolvimento de ações promocionais, preventivas e assistenciais em saúde mental, visando ao incremento coletivo do processo de enfrentamento das nossas atuais adversidades.

Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo medir o impacto da COVID-19 na saúde física e emocional tendo como público alvo os estudantes universitários. Os dois principais tópicos que serviram de base para a pesquisa foram o comportamento, os sentimentos juntamente com as emoções durante a pandemia e o distanciamento social.

 2.REVISÃO DE LITERATURA

O artigo de Mota, Silva, Costa, Aguiar, Marques e Monaquezi (2021), intitulado “Saúde mental e uso de internet por estudantes universitários: estratégias de enfrentamento no contexto da COVID-19” contribui com a pesquisa, visto que abrange o público alvo (estudantes universitários) e o mesmo contexto de pandemia. Ademais, correlaciona toda essa conjuntura ao uso de internet, trazendo informações importantes, como o decréscimo da energia vital desses estudantes, as consequências do uso exacerbado de internet nesse período, as mudanças de humor, alterações no sono, as quais são dados pertinentes ao tema, por fim, também vão de encontro com o teor das perguntas feitas no questionário.

Também utilizamos em nossa pesquisa o artigo “Promoção da saúde e redução de vulnerabilidades por meio da prática da atividade física” escrito por Isabela Souza Cruvinel Borges, Ana Clara Naves Vieira, Igor Silva Campos,Juliana Kanaan Machado e Gustavo Antonio Raimondi. Nele, a  Associação Atlética Acadêmica Marcel Resende Davi (AAAMRD), visando cumprir com a sua responsabilidade social de promoção da saúde, buscou incentivar a prática desportiva ao valorizar esse hábito em prol do bem-estar físico e mental dos(as) estudantes em meio a pandemia da COVID-19, a qual os estudantes encontram-se com a saúde física em risco por conta do isolamento social. Os estudantes de medicina montaram um desafio que foi elaborado e executado remotamente para 112 atletas de 14 equipes esportivas. Nos grupos de WhatsApp®, particulares de cada time, os(as) atletas deveriam enviar mídias dos exercícios físicos realizados e contabilizá-los em uma lista.  Foram disponibilizados treinos nas redes sociais da atlética, em parceria com profissional capacitado, como forma de proporcionar treinos seguros. Ao final das 11 semanas de desafio, as três melhores equipes foram premiadas. Aplicou-se também um formulário de feedback para verificar a efetividade da ação. Esse artigo ajuda na pesquisa, pois além de mostrar a dificuldade dos exercícios em meio a pandemia, também mostra caminhos para ajudar universitários a manter a saúde física em dia.

Ademais, utilizamos ainda na nossa pesquisa o artigo “O impacto da COVID-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e prevenção” escrito por Simone Martins da Silva e Adriane Ribeiro Rosa. Apesar de ter como público alvo os estudantes no geral, abrangendo desde os alunos de ensino fundamental e ensino médio, até os universitários (o que difere da nossa pesquisa, visto que o público alvo do nosso artigo são somente universitários), tal estudo contribui com a pesquisa, visto que apresenta o mesmo contexto de pandemia, e o impacto que tal crise sanitária traz para a saúde emocional. Além disso, as autoras associam tais circunstâncias com a ruptura da rotina pessoal e a troca da aula presencial pelo ambiente virtual de ensino, o que contribui com o surgimento de efeitos psicológicos na forma de sentimentos de medo, solidão, angústia, alterações de sono que podem evoluir para sintomas de estresse, ansiedade e depressão.

Somado a isso, outro estudo que utilizamos na produção desta pesquisa foi o artigo "Saúde mental dos estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19”, escrito por Vivian Andrade Gundim, Jhonatta Pereira, Flávia Costa Santos, Josenaide Engracia dos Santos, Erika Antunes Vasconcellos, Rozemere Cardoso de Souza. Nele, podemos observar que os principais sintomas nocivos em relação à saúde mental dizem respeito à crise sanitária atual, podemos observar medo e pânico, distanciamento de amigos e família, restrição do toque, e vulnerabilidade de pessoas que sofrem violência. Assim, surge a necessidade da busca por mecanismos para evitar sofrimentos bem como estragos psíquicos. Podemos listar as sugestões de medidas preventivas citados no artigo que foram: “organização de uma rotina de atividades de estudos de seu interesse, encontros virtuais para realização de práticas integrativas e complementares, atividades acadêmicas e orientações de forma remota e apoio psicossocial, grupos de apoio, e busca por profissionais de forma virtual.” Cabendo assim uma nova perspectiva de enfrentamento destas mazelas e readaptação ao novo normal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (273.2 Kb)   docx (166 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com