TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de aps

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  1.545 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP- Universidade Paulista- Brasília

Curso de Psicologia

Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital

Atividades Práticas Supervisionadas- APS

Cinema Paradiso – Filme

Brasília DF, 20 de Maio de 2015.

  1.  INTRODUÇÃO

O Ciclo Vital refere-se ao desenvolvimento orgânico e cognitivo do ser humano, sendo que o cognitivo encontra-se em constante progresso para que se organize e solidifique as estruturas mentais. O estudo desse assunto é de suma importância para compreender o desenvolvimento humano, já que se analisam comportamentos e características que são comuns a cada faixa etária.

Porém, devido à particularidade de cada indivíduo, alguns fatores devem ser levados em consideração já que influenciam no desenvolvimento do mesmo como: a genética, já que esta define o potencial do indivíduo em questões como a capacidade intelectual; O desenvolvimento orgânico, de ordem física; A maturidade, que determina o comportamento do indivíduo; e o meio, tendo este o poder de alterar ou influenciar na alteração de comportamentos já definidos.

 Este trabalho tem como objetivo analisar o filme “Cinema Paradiso” relacionando este com teorias estudadas durante a formação acadêmica e na matéria Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital e baseando-se em teorias fundamentadas por autores como Jean Piaget, apresentar uma síntese sobre o filme em questão e, após todos os processos concluídos, uma flexão sobre o que foi assistido e registrado.

  1.  REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com Papalia et al (2006) a Teoria Relógio Social é usada para descrever mudanças esperadas na vida de uma pessoa, determinando o progresso do individuo dentro de idades especificas. A ideia deriva de teorias do Desenvolvimento Humano que acompanham o indivíduo da infância a velhice. No filme “Cinema Paradiso” a evolução do personagem Salvatore da infância, adolescência até a fase adulta onde alcança o êxito profissional exemplifica a Teoria. O próprio Cinema Paradiso a personifica, pois este de pequeno local passa por reformas tornando-se um lazer concorrido que por fim é abandonado e demolido, sendo essas fases uma alusão à infância, juventude e velhice.

A memória é o que nos permite compor nossa própria história, o passado influencia o presente que determina o futuro. O Ser humano tem tendência a esquecer o que julga desnecessário, doloroso e a guardar o que acha importante. Salvatore após retornar a cidade natal começa a lembrar de fatos que achava ter esquecido há tempos. No entanto, estavam guardados na memória.

 Piaget apud Collin et al (2012, p. 264) afirma que as crianças aprendem usando os sentidos de modo independente para se comunicar com o mundo, de forma que possam explorar tudo a sua volta, sendo o aprendizado algo pessoal decorrente do desejo de remexer e investigar.

Segundo Papalia et al (2006) a teoria cognitiva social busca entender como se dá o processo de aprendizagem do individuo, partindo da premissa de que o homem aprende não apenas com seus atos como observando comportamentos a sua volta. Cenas consideradas impróprias eram censuradas no Cinema Paradiso pelo padre, já que este temia a influencia de estereótipos nas crianças, visto que nesta fase o aprendizado por observação e imitação é muito presente.

A Inteligência Emocional se define como a capacidade de agir sem que as emoções interfiram nos objetivos, ou seja, ter controle sobre seus pensamentos não deixando que estes prevaleçam. O êxito profissional de Salvatore se encaixa no conceito, já que este só retorna a cidade natal após vinte anos para o enterro do grande amigo e incentivador Alfredo, o que indica que seu sucesso profissional foi alcançado por que este soube administrar seus sentimentos e agir com a razão.

A morte de acontecimento esperado transformou-se num fenômeno doloroso com avanço histórico, pois com o término de séculos sangrentos e avanços na medicina e na sociedade, influenciaram no retardo desse momento. De acordo com Papalia et al (2006) o luto é uma experiência pessoal, ou seja, algumas pessoas internalizam e demoram a superar (muitas vezes não conseguindo) transformando o pesar em patologia. Após receber a notícia de que seu amigo (que considerava pai) havia falecido, Salvatore inicia um trabalho de luto no qual as “fases do pesar” tornam-se explicitas. Após o choque inicial causado pela notícia, a nostalgia que da objetivo ao filme torna  a memória do falecido Alfredo presente e projeta Salvatore de volta a infância, que é a essência do filme.

3.SÍNTESE DO FILME

O filme inicia-se com a mãe de Salvatore di Vitto tentando transmitir ao filho a notícia de que seu grande amigo, Alfredo, havia falecido. Após receber o recado, Salvatore inicia uma série de lembranças nostálgicas da infância e adolescência (que o mesmo julgava ter esquecido) e que determinou uma série de fatores que influenciaram sua vida adulta, dentre eles o amor pelo cinema.

Passada numa cidade da Sicilia da década de 1950, a infância de Salvatore (ou Totó, como era chamado) revela um cenário pós-guerra de fome, pobreza e censura. A válvula de escape dos moradores daquela cidade era o cinema que funcionava dentro da igreja que ajudava, mesmo que por pouco tempo, a esquecer da realidade difícil. Com sua típica curiosidade infantil Totó tenta, sem sucesso, aproximar-se da cabine de projeção para observar o funcionamento do projetor, porém Alfredo, o projecionista o proíbe devido a delicadeza das películas, podendo essas pegar fogo facilmente. Mesmo assim, os dois tornaram-se grandes amigos.

Algumas cenas dos filmes eram censuradas pelo padre que temia a influencia de estereótipos nas crianças, essas películas eram apossadas por Totó que as guardava dentro de uma caixa. Porém, certo dia um incêndio causado por essas películas e que quase matou a irmã do menino resultou na proibição do mesmo à ida ao Cinema Paradiso por Alfredo. Entretanto, Alfredo quebra a promessa e ensina a Salvatore, que aprende facilmente, como manusear as películas. Certo dia, após o padre pedir a interrupção do filme, Alfredo acha que conseguiria projeta-lo fora de igreja, o que resulta num sério incêndio sendo ele salvo por Totó, mas acabou cego. Após a reforma do local, Salvatore torna-se o projecionista, sendo aconselhado sempre por Alfredo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com