TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre o filme O Corte

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 2

a) Após perder seu emprego, Bruno Davert se viu desesperado. Ele trabalhava há 15 anos numa fábrica de papel. Sua reação ao ser demitido demonstra que ele doava-se de corpo e alma à sua vida organizacional, pois  surge nele ressentimento, mágoa, frustração. Para ele a perda do emprego significou a perda da identidade. O medo da concorrência fez com que ele chegasse ao extremo de matar as pessoas as quais julgou tão ou mais qualificadas que ele. Isso reflete a grande mudança em sua vida psíquica, a sua crise de valores que banalizaram o crime. Ele tornou-se capaz de qualquer coisa a fim de recuperar seu emprego, e, conseqüentemente, sua identidade.

b) O filme retrata uma família que vive de status, em que a aparência se faz mais importante que tudo. Podemos observar isso na cena em que um dos filhos de Bruno é preso por roubar softwares. Ele e sua família fizeram de tudo para provar sua inocência. Com a chegada dos policiais na casa, a filha mais nova chegou a ponto de tirar a camisola antes de abrir a porta e se mostrar de calcinha, para distraí-los enquanto seus pais se livravam das provas contra o irmão. Quando ficou desempregado, Bruno viu seu estilo de vida sendo ameaçado. O filme nos faz refletir que para muitas pessoas o homem vale apenas pelo dinheiro e pelas coisas que possui, como no caso da família Davert.      

c) No mundo contemporâneo, o homem tem necessidade de acompanhar a globalização, buscando constante aperfeiçoamento pessoal. Muitas vezes criamos máscaras para nos adaptarmos às diferentes situações. Na sala de aula, por exemplo, para que haja harmonia é preciso que cada um aceite as diferenças dos colegas, e algumas pessoas podem usar da falsidade para que isso seja possível. Além disso, outras “estratégias sutis” freqüentemente utilizadas são calúnias, intrigas, até mesmo roubo, no caso de idéias, projetos, etc. Isso transforma a sociedade numa selva, onde predomina a lei do mais forte. Como disse Maquiavel, “os fins justificam os meios”, e no filme, a frase foi complementada com “caso se esteja numa guerra”. A palavra guerra neste caso representa um ambiente em que haja competição entre pessoas. E uma das razões é o sonho de consumo infinito de muitos, que acaba desencadeando em reações extremas como a de Bruno. Sendo assim, somente os indivíduos que escapam das armadilhas de uma organização globalizante produzem o que realmente lhes causa medo, e que é indispensável à sua sobrevivência e ao seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com