TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Avaliação da Inteligência

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 3

Análise Quanlitativa de cada Subtestes Verbal e de Execução da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – 3º Edição Adaptação Brasileira.

Identificação

Nome: Aline

Idade: 14 anos

Data de nascimento: 06/03/1996

Sexo: Feminino

Escola: Particular

Nível escolar: 2° Colegial.

Lateralidade: Destra

Data da realização do teste: 20/05/2010

Examinador: Gisele Iori

Descrição da Demanda

O teste foi aplicado em uma adolescente de quatorze anos, que foi encaminhada para efetuar testes psicométricos, devido à mesma apresentar suspeita dos sintomas de Superdotação e alguns sinais de Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC (organização extrema de seus pertences).

A adolescente nas primeiras observações apresenta uma boa aparência física, uma atenção plena, aparentemente não apresenta problemas visuais, auditivos ou motor, possui uma linguagem adequada para sua idade e aparentou alguns sinais de timidez. Mostrou-se ainda interessada e motivada, reagindo de forma insatisfatoriamente quando não obtia êxito em algum subteste, tendendo nestas situações a movimentos estereotipados, comportamentos estes, comprovados através da ralação à organização.

Descrição dos Procedimentos

Foi aplicado o teste Wisc III composto por 12 subtestes organizados em dois grupos: Verbais, Perceptivos-motores e de Execução, que são aplicados nas crianças de forma alternada. Os Subtestes Verbais são compostos pelos itens: Informação, Semelhanças, Aritmética, Vocabulário, Compreensão e Dígitos, enquanto que os subtestes de Execução são formados pelos itens: Completar Figuras, Código, Arranjo de Figuras, Cubos, Armar Objetos e Procurar Símbolos.

O Wisc III tem a capacidade intelectual de avaliar crianças de 6 a 16 anos e 11 meses.

O teste foi aplicado em uma única sessão realizado no dia 20/05/2010 e tem como proposta, ser utilizado como instrumento psicométrico para avaliar a inteligência, que auxiliará no processo de diagnóstico clínico. Os subtestes deste relatório foram selecionados para investigar múltiplas capacidades mentais, que juntas refletem a capacidade intelectual geral do paciente.

Análise

O nível de conhecimento adquiridos a partir da educação na escola e na família e o seu nível temporal: está muito bom.

Na capacidade de estabelecer relações lógicas, formação de conceitos verbais, de categorias, e na capacidade de síntese de integração de conhecimento: está acima da média para idade dela.

Na capacidade de cálculo mental, compreensão de enunciados verbais, capacidade de raciocínio, capacidade de memória de trabalho, está abaixo da média esperada. Pode-se ventilar a partir do resultado dela neste subteste que avalia a capacidade mental, a compreensão dos enunciados verbais, capacidade de raciocínio, uma possibilidade de déficit de atenção.

A competência linguística, os conhecimentos lexicais e a facilidade de elaboração do discurso: está na média dentro dos parâmetros esperado para a idade dela.

Examinar a capacidade de exprimir suas experiências, conhecimento de regras de relacionamentos social, facilidade de argumentação: está na média dentro dos parâmetros esperado para a idade.

Processamento verbal auditivo, aritmética, resistência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com