TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título: Instintos: O lado selvagem do comportamento humano

Por:   •  24/11/2016  •  Ensaio  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  1.364 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo: Vídeo número 3

Título: Instintos: O lado selvagem do comportamento humano

Aplicação referente: Desejos

   O desejo acompanha o ser humano por toda sua vida, seja sexual, profissional ou até mesmo espiritual. Todas as nossas conquistas parte do princípio de querer e desejar algo maior, seja no âmbito profissional, pessoal e físico. E esse desejo e diferente entre homens e mulheres, pois a mesma tem por natureza a maternidade, e seus desejos mesmo que inconsciente se baseia em continuar a espécie, e a reprodução, com exceções, se caracteriza como criação e não prazer, pelo menos não no prazer imediatista, que para o homem pela sua natureza, se participa de forma contraria sendo o prazer em primeiro e a continuação da sua espécie mais como acidente, ou consequência que em algumas vezes nem é esperado.

   O desejo para o homem sempre remete ao desejo sexual, e bem raro definirmos o desejo como não sendo algo carnal, já que em nossa cultura o homem trabalha e conquista, e mais como fato, algo a que somos criados a fazer sempre conquistamos algo profissional, e pessoal, e nessa situação o sexo o prazer e mais como vitória pelas conquistas daí o desejo é sempre carnal, pois procuramos o sexo oposto mais como troféu, a nossas conquistas diárias. No documentário podemos perceber que se trata de desejo porem quando se tem desejo, tem também há ciúmes que é característico de todo ser vivo. O ciúme é um tema que gera muito discursão na população em geral, ele é um sentimento egoísta onde a pessoa que está acometida desse mal se sente incapaz de obter a atenção da pessoa amada, o desejo também pode se tornar possessão, discutiremos sobre três tipos de possessão: normal, neurótico e o delirante (paranoico). Onde o normal é aquele que ocorre quando a pessoa amada dar motivo para o parceiro senti-lo, o neurótico cujo aquele sentimento de angustia é permanente, mas não consegue se controlar, o terceiro caso onde é mais grave e preocupante, pois é aquele que o indivíduo fantasia uma possível traição podendo ser agressivo e até mesmo cometer insanidades contra o parceiro.

   A evolução do desejo por prazer fez com que a humanidade sentisse uma necessidade constante de se desenvolver, inventar e descobrir coisas novas. Um desejo maior significa necessidades maiores, que rendem habilidades intelectuais e percepção mais aguçadas este processo de evolução do desejo acontece não só no todo da humanidade ao longo da história; ela acontece nas vidas privadas de cada um de nós também. Estes desejos vêm à superfície em nós, um por um, numa variedade de combinações e direcionam o percurso das nossas vidas. Na verdade, o motor interno que nos impulsiona para a frente e introduz os processos que se revelam na sociedade humana é na realidade o nosso desejo de desfrutar.

Resumo: Vídeo número 4

Título: Instintos: O lado selvagem do comportamento humano

Aplicação referente: Competição

   Existem casos que uma pessoa encara o mercado de trabalho tão competidor que é capaz de sair atropelando tudo e todos para garantir o seu sustento, acredito que não seja por aí, pois ainda acredito que tem espaço para todos, porém sem precisar atropelos no percurso. Podemos perceber, portanto, que na competição as consequências podem ser graves, existem casos de a competição ser tão grande que em algumas situações as partes envolvidas rompem definitivamente, e isso não vem de agora tem até um caso de na bíblia onde um irmão mata os outros ciúmes e também por causa da competição, caso os hábitos de vida de uma espécie sejam muito parecidos com os de outra. A competição pode ocasionar a migração de uma das espécies para outra área e até mesmo a extinção de uma delas. Aplicando o silogismo: todos os mamíferos têm instintos; os seres humanos são mamíferos, logo, não há como escapar da conclusão de que também somos dotados dos assim chamados instintos: todo comportamento inato (não apenas aprendido), essencial à preservação da espécie, selecionado no curso da evolução. Tendo em vista, que todo o esforço educacional tem sido dirigido ao refinamento da capacidade de disfarçar a expressão das nossas disposições mais profundas principalmente no que se refere à sexualidade e à agressividade esse trabalho de "resgate de nós mesmos" não há de ser muito fácil. Essa parece ter sido, pelo menos no início, a principal tarefa da psicanálise.

   Sempre ouvimos dizer que vivemos em um mundo bastante competitivo, onde estamos sempre lutando uns contra os outros para conseguir o que queremos. Essa competitividade, entretanto, não é exclusividade dos homens e pode ocorrer com todos os seres vivos. No mundo animal também existe essa competição seja ela por comida, por fêmea ou somente por território, no filme me chamou atenção quando o competidor se mostra conhecedor da determina da situação o seu concorrente demonstra um certo receio, já no outro caso quando se mostra nervoso o outro se aproveita da situação e acha que irá ganhar o jogo; pois muitas vezes se engana. Assim como a fama, poder e dinheiro geram a ilusão da imortalidade, a competição gera a ilusão da felicidade sem compromisso, liberdade com total solidão, achando que esta última nunca irá atormentar nosso espírito, e principalmente achar que isolados sabemos manejar com sabedoria e eficiência nossos recursos materiais ou emocionais.

Resumo: Vídeo número 1

Título: Instintos: O lado selvagem do comportamento humano

Aplicação referente: Sobrevivência

   Através do que se pode ver no documentário, sobrevivência é o instinto mais antigo do ser humano pois no acompanha desde do nascimento até o final da vida, a princípio o instinto de sobrevivência se instala no que chamamos de inato, ou seja, e uma característica primitiva que está alocada na mente, e está pronta para ser ativada. A sua função basicamente no início é o de observação e aprendizado do ambiente em que estamos, vemos com as possibilidades de permanecermos seguro se apontam, e como podemos nos assegurar de futuros perigos.

   Como podemos constatar a eficiência desse instintos, pois como vemos: o ser humano ao nascer é o mais frágil e o mais dependendo de cuidados, do que a maioria do mamíferos todas as nossas fragilidades no desenvolvimento inicial e bastante ampliada, e com o tempo e também os cuidados dos progenitores, vão diminuindo e mudando de formas, de acordo com a idade e genética, afim de nós tranamos adultos fortes, e da mesma forma ampliar os nossos genes, ao passarmos adiante a uma nova prole, pois a uma garantia de sobrevivência, se dar pelo fato de nossos genitores nos manter seguros e alimentados até que possamos, faze-lo por nós mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (65.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com