TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um pouco sobre Piaget

Por:   •  11/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Piaget (1967), as habilidades intelectuais humanas são formadas por meio da ação, afirma que a interação entre o organismo e o ambiente é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento. A linguagem faz parte de uma organização cognitiva mais geral que tem suas raízes na “ação e nos mecanismos sensório-motor mais profundo do que o fato linguístico”; em particular, é um dos elementos de um feixe de manifestações que repousam na função semiótica, na qual participam o jogo simbólico, a imitação diferida e a imagem mental.

Segundo ele, a linguagem não é suficiente para explicar o pensamento, uma vez que o mesmo tem raízes na ação e nos mecanismos sensório-motor, os quais, para o autor, são mais significativos que o fator linguístico. Porém,

  [...] não é menos evidente que quanto mais refinadas as estruturas do pensamento, mais a linguagem será necessária para complementar a elaboração delas. A linguagem, portanto, é condição necessária, mas não suficiente para a construção de operações lógicas. Ela é necessária, pois sem o sistema de expressão simbólica que constitui a linguagem, as operações permaneceriam no estado de ações sucessivas, sem jamais se integrar em sistemas simultâneos ou que contivessem, ao mesmo tempo, um conjunto de transformações solidárias. Por outro lado, sem a linguagem as operações permaneceriam individuais e ignorariam, em consequência, esta regularização que resulta da troca individual e da cooperação (Piaget, 1967, p. 92).

Desta forma, entendia o cognitivo como uma adaptação, que organiza a função de estruturar o universo do individuo, relacionando o pensamento e os objetos. Quando tais conquistas cognitivas se unem, superando a inteligência sensória e motora, a caminho da inteligência pré-operatória de fases posteriores, a linguagem se torna possível, já que a linguagem é entendida, por Piaget, como um sistema simbólico de representações. Piaget ressalta que o individuo aprende do individual para o coletivo, por isso é importante à relação do sujeito com ambiente, a aquisição e o desenvolvimento da linguagem são processos derivados do desenvolvimento do raciocínio na criança.

Sujeito constrói o real por meio da ação, relacionando-se ao objeto, espaço, tempo e causalidade. Conhecimento está na ação com o ambiente, construindo-o através da sua experiência com o mundo, ou seja, todo o conhecimento começa por uma assimilação pelas estruturas e esquemas do sujeito dos dados que recebe do exterior. (FIORIN, 2008, p.222).

FIORIN, J. L. Introdução Linguística: I. Objetos Teoricos. 5ª ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

PIAGET, J. (1967). Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com