TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma base teórica a teoria comportamental

Por:   •  23/9/2013  •  Artigo  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

<https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true &srcid=0ByFmrl4MPvQGNDhjNmQ4YTUtNTU1MC00M2FlLThiZmMtYjgyMjVkN zExMGQw&hl=pt_BRE- Teoria Comportamental.

O embasamento teórico da Teoria Comportamental no que se refere às descrições e explicações sobre características do comportamento organizacional é incrivelmente rico, todavia, existe uma dificuldade na aplicação de suas teorias, devido ao fato de serem pouco normativas. Em alguns momentos pecam pela tendência a adquirir um caráter mais prescritivo determinando “o que é melhor” ou a “forma correta” para as organizações.

A escola comportamental representa uma transferência da ênfase, colocada na estrutura organizacional para as pessoas que constituem o ativo mais importante da organização, com isso modifica os conceitos de tarefa e estrutura tornando-os mais humanos e democráticos. Os behavioristas cometem alguns exageros por, devido algumas teorias, utilizarem bastante psicologia, exageros esses passíveis a críticas. Erram também em não considerar as diferenças individuais de personalidade das pessoas, pois se baseavam na padronização de suas proposições.

Apontam novos conceitos de administração democráticos e humanos, como sendo mais eficientes em uma organização, criticando antigo conceito com base no esquema autocrático e coercivo.

Estudos atuais relatam algumas incoerências dentro das teorias de motivação, influenciadoras diretas na teoria da administração, propostas por Maslow e Herzberg, assim elas são apenas relativas e não absolutas. Entretanto, essas teorias tiveram grandes contribuições para a TGA, determinam que a conciliação dos interesses é resultado de uma comunicação eficiente, participação das pessoas na tomada de decisões, supervisão expressiva e formação de grupos de trabalho estáveis e estruturas não burocráticas.

A Comportamental foi feliz ao abordar dimensões bipolares: como análise teórica x empírica, análise micro x macro, organização formal x organização informal, e análise cognitiva x afetiva. Assim, foi possível um estudo mais detalhado a respeito dos temas anteriormente citados.

De acordo com Chiavenato, essa teoria mostrou a grande influência do comportamento humano em relação à Administração, reformulando velhos conceitos e criando novos. Definiu as organizações como um sistema de decisões, porém preocupava-se mais em evitar e solucionar problemas para manter o equilíbrio organizacional, assim era, pois as empresas não podem viver apenas de enfrentar problemas, mais importante é criar e inovar para assim possibilitar um futuro melhor.

Etapa3

Ênfase na tecnologia.

Estuda o uso da tecnologia na estrutura organizacional, aproveitando essa tecnologia de maneira que possa contribuir com o funcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com