TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência nas escolas

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.723 Palavras (15 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO 

O presente trabalho vem com a seguinte questão, de que forma o psicólogo escolar pode atuar diante a violência no contexto escolar? Verificar como é atuação do psicólogo perante a violência nas escolas, analisar sistematicamente as causas da violência e os tipos mais frequentes, observar a importância da estrutura em relação adaptação do aluno, investigar a relação de dialogo entre professor-aluno, desenvolver ações preventivas ao uso de drogas na escolar.  

O seguinte projeto contribuirá para o envolvimento de aprendizagem sociocultural decorrentes do ambiente escolar à frente da violência apresentada, geralmente vinda dos educandos que precisam de perspectiva de acréscimo de dignidade, respeito, responsabilidade e conviver com as diferencias, normalmente são regidas pela família como referência no processo de socialização. 

Será contribuído de forma acadêmica a analogia de uma nova pesquisa científica, sendo um campo que necessita de maior abordagem de estudo. Em relação aos professores contribui para agregação de novos conhecimentos para fortalecer o instrumento dos mesmos para uma atuação de qualidade. 

Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica a partir de um conjunto de obras literárias, escrita e extraída de relatos e artigos científicos, baseados através da elaboração de pesquisas no qual dará uma base teórica ao tema a ser trabalhado. Utilizou-se do método de entrevista que é caracterizada e usada como uma coleta de dados, que baseia-se nos referenciais teóricos e ao problema de pesquisa, assim pode-se expor opiniões reais de pessoas que vivem neste contexto abordado. É de extrema e fundamental importância estabelecer técnicas e procedimentos para transmitir confiança a pessoa entrevistada.

Em primeiro momento o leitor irá observar como é a atuação do psicólogo escolar, em um segundo momento pode-se encontrar como o psicólogo escolar pode contribuir em relação a violência psicológica, sexual e institucional no âmbito escolar, e pôr fim à análise e discussão de uma entrevista com uma professora de ensino fundamental.

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO ESCOLAR

A psicologia escolar teve o surgimento interligado primeiramente a psicometria, com a aplicação de testes psicológicos, com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos, voltado para o diagnóstico e cura. Com o objetivo de avaliar os fatores socioculturais e pedagógicos.

Essa atuação é utilizada na perspectiva preventivo-curativo, em que os conhecimentos psicológicos seriam utilizados no diagnóstico e intervenção junto a alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, onde ao psicólogo é atribuída uma função eminentemente técnica.

  O psicólogo escolar tem o objetivo de contribuir para uma melhor ampliação e otimização dos processos que ocorrem no contexto escolar, contribui na cooperação e prevenção de possíveis problemas e situações. Os problemas disciplinares e o baixo rendimento escolar é um assunto de séria preocupação que o psicólogo escolar tem tido uma intervenção positiva e útil.  

É de grande valia que o psicólogo escolar esteja disposto a transformar o meio educacional, é necessário que ele faça uma profunda reflexão sobre sua prática no contexto escolar. A atenção focada principalmente para o aluno é uma das maneiras preventivas para possíveis dificuldades de aprendizagem. Isso requer a atuação conjunta com professores, para que juntos possam trabalhar a estimulação de potencialidades daqueles alunos específicos, e a partir daí, desenvolverem um processo saudável de ensinar e aprender, comprometendo dessa forma com o processo de mudanças. Também é importante conhecer o dia a dia da escola, ou seja, a realidade da escola como um todo, para que o psicólogo possa contribuir para o repensar da escola e como os seus integrantes (professores, alunos, diretores, pais, faxineiros e outros), agem e interagem diante da realidade.

Os resultados positivos na educação, desenvolvimento, aprendizagem e atenção focada, são necessários o envolvimento de toda equipe disposta a cooperar e oferecer cuidados especiais.

O Psicólogo desde sua integração nas escolas tem-se considerado como um técnico que contribui para o melhoramento do ensino e aprendizagem. A compreensão desta função nos remete a história da divisão social do trabalho (DST), fenômeno que consolidou no século passado, a Divisão Social do Trabalho é explicada pela necessidade de fiscalizar hierarquia e disciplinar os trabalhadores, atribuindo a estes funções cada vez mais distanciadas dos meios e dos processos de produção como um todo.   

O trecho abaixo demonstra o quanto é valioso a necessidade de transformação, de mudança no processo educacional.

 No país se apreciam mudanças graduais na atuação dos psicólogos   vinculados ao   sistema educativo o que têm sido influenciadas pelo debate crítico iniciado na década de oitenta em relação às formas de atuação orientadas por um modelo clínica - terapêutico que não correspondem às demandas que a realidade social coloca à Psicologia, assim como pela crescente sensibilização dos psicólogos com as transformações sociais que o país demanda. Essas mudanças junto à análise de seus determinantes têm sido objeto de diferentes estudos e pesquisas entre os que se destacam os trabalhos de Cruces & Maluff (2007), Maluff (1994, 2003), Meira (2002) e Souza (2007).   

Segundo Andaló C. S. A.(1984) o psicólogo escolar pode colaborar para o aumento da qualidade do rendimento escolar através do uso de seus conhecimentos psicológicos. O enfoque do psicólogo escolar não é patologia, e sim desenvolvimento da criança.

Baseando-se na idéia de Martins J. B. (2003) o psicólogo escolar se diferencia dos educadores convencionais pelo uso do método científico, trabalha para o aumento de pesquisa na área da educação.

Andaló C. S. A. (1984) complementa que o trabalho do profissional de psicologia escolar inicia-se com o levantamento de dado institucionais dessa escolar, investigam-se seus aspectos físicos, ideologia, normas e regras, maneira de funcionamento, horários e a partir desse diagnóstico o psicólogo planeja seu trabalho. Começando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com