TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Individuo, Cultura e Sociedade e Pesquisa.

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  1.140 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente vivemos na era do egocentrismo, do capitalismo, luta, etc. Com isso, o mundo se torna preconceituoso, hipócrita e vive uma era de exclusão. Por outro lado, vemos nascer um outro lado que é o lado da sociedade fundada a partir da comunhão humana.

Possuímos duas leis, a Lei Natural e a Lei Positivista. Na Lei Natural, tínhamos como base a imagem e semelhança de Deus. As determinações eram impostas e cobradas pela igreja. Porém, com a Lei Positivista o estado passa a ganhar força e determinar leis.

Com estas leis, possui-se fundamentação para uma definição ética. Diante disto, devemos analisar de forma crítica. A medida em que os conceitos de ética mudam passam a sofrer contradições e por isso deve ser questionada e criticada.

De acordo com Jacques, Maria das Graças (2007) “E a ética é sempre do “dever ser das relações humanas em vista da nossa plena realização”. É uma busca infinita, interminável; é uma consciência nítida de nossa incompletude; é um impulso permanente em busca de crescimento e transformação”.

“Para compreender o ser humano, além de estudar seu corpo e sua origem animal, é necessário pesquisar, principalmente, como ele se constitui em um contexto sociocultural”. (Luiz Fernando Rolim Bonin, 2007). Com isso, podemos analisar o ser humano a partir de seu contexto sociocultural, pois o ser humano é inato que vai adquirindo seus princípios, valores, conhecimentos etc. Conforme seu desenvolvimento e por este fato temos diversas culturas.

Quando falamos em pesquisa logo vem a mente os cientistas, laboratórios, física, química etc. Porém, os princípios básicos para uma pesquisa são a neutralidade, a objetividade, a experimentação e a generalização. Podemos compreender a pesquisa como um conjunto de estratégias utilizadas para o conhecimento da vida, mas como um recurso ligado a diferentes modos de produzir conhecimento e a história de suas legitimações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com