TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado I do Curso de Serviço Social

Por:   •  6/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.706 Palavras (23 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

BEATRIZ BORGES DE SOUSA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

VITÓRIA

2016


BEATRIZ BORGES DE SOUSA

RELATÓRIO SEMESTRAL

 

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo, com requisito para avaliação pela Professora Soraya Gama de Ataide Prescholdt.

VITÓRIA

2016


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        LEITURA CRITICA DA CONJUNTURA SOCIAL EM QUE SE INSERE A INSTITUIÇÃO        5

3        ANÁLISE DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA INSTITUIÇÃO        8

3.1        OFICINAS COM FAMÍLIAS        10

3.2        AÇÕES COMUNITÁRIAS        10

3.3        ACOMPANHAMENTO FAMILIAR        10

3.4        EQUIPE        11

3.5        RECURSOS MATERIAIS        11

3.6        RECURSOS FINANCEIROS        12

3.7        ÁREA DE ATUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO/ CAMPO DE ESTAGIO        12

3.8        USÚARIO X PROFISSIONAL        14

3.9        POSSIBILIDADES E LIMITES DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL        16

6        METODOLOGIA UTILIZADA PELO SUPERVISOR        20

7        AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL        20

8        CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        22


  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo especificar a instituição na qual se desenvolveu o estágio supervisionado I, bem como identificar a política setorial a qual está vinculada e seus objetivos, os serviços que oferece e o perfil dos usuários. Além disso, também abordarei a respeito do lugar que ocupa o serviço social na instituição e como o projeto ético político profissional tem sido executado. Farei também, uma breve caracterização do usuário do campo onde foi desenvolvido o estágio e finalmente, uma avaliação do processo de estágio I.

O estágio supervisionado I foi desenvolvido no Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, com ênfase no PAIF – Serviço de Atendimento Integral à Família.  A minha inserção no campo de estágio foi no dia 21 de Março de 2016, a fim de atender a condição de 120 horas referentes ao estágio supervisionado não remunerado conforme o projeto pedagógico do curso e as legislações que regulamentam o estágio em Serviço Social, tais como, a Lei Federal- nº 11.788/2008, as internas do Serviço Social como a Resolução do CFESS nº 533/2008, a Política Nacional de Estágio (PNE) da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e as regulamentações da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sendo supervisionada pela Assistente Social Luciene Pereira da Silva Bouguignon- CRESS/ES nº 5314.

 O campo de estágio ao qual estou inserida atendeu a todas as minhas expectativas, porque vejo na assistência uma área onde enfrento de frente com os usuários, saber das suas demandas. podendo garantir o que lhes é direito por como cidadãos.

A inserção minha no CRAS me fez entender melhor apreensão dos conhecimentos teórico-metodológicos, ético-políticos, técnicooperacionais que orientam o exercício profissional. No campo de estagio entao pode compreender o processo de ensino-aprendizagem, tendo esses/as supervisora como facilitadora desse processo, buscando desenvolver a criticidade, a reflexão, o olhar investigativo em torno das situações, da dinâmica das relações sociais, enfim, da totalidade que envolve a profissão, o que requer a apropriação do projeto ético-político profissional. O estágio supervisionado é uma atividade que propiciou o ensinoaprendizagem com a apreensão de fundamentos teórico-metodológicos, éticopolítico e técnico-operacional onde tive condições de desenvolver habilidades, potencialidades e conhecimentos específicos ao trabalho profissional e a totalidade da profissão.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1.  LEITURA CRITICA DA CONJUNTURA SOCIAL EM QUE SE INSERE A INSTITUIÇÃO

2.1.1 CARACTERIZAÇÃO HISTÓRICA

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)-Território Vale do Sol, localiza se no bairro de mesmo nome, no município de Viana, sendo uma das quatro unidades de referência do município, que é classificado como de médio porte pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), dentro dos critérios de avaliação utilizados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Atende os bairros: Marcilio de Noronha, Industrial, Canaã, Ipanema, Universal, Primavera e Treze de Maio.

O CRAS além de desenvolver potencialidades e aquisições aos usuários da assistência social, também possui funções como de gerir no território as ações da assistência social, no âmbito da Proteção Social Básica, assim se apresenta como uma rede de atendimento com serviços destinados a população em situação de vulnerabilidade, de caráter preventivo, de modo a fortalecer vínculos familiares e comunitários. Desse modo, compreende se por vulnerabilidade o indivíduo ou a família em condições resultantes de ausência de renda, fragilização de vínculos, e precárias acesso a serviços públicos, ou demais privações atuam. (MDS 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com