TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado I do Curso de Serviço Social

Por:   •  6/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.706 Palavras (23 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

BEATRIZ BORGES DE SOUSA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

VITÓRIA

2016


BEATRIZ BORGES DE SOUSA

RELATÓRIO SEMESTRAL

 

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo, com requisito para avaliação pela Professora Soraya Gama de Ataide Prescholdt.

VITÓRIA

2016


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        LEITURA CRITICA DA CONJUNTURA SOCIAL EM QUE SE INSERE A INSTITUIÇÃO        5

3        ANÁLISE DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA INSTITUIÇÃO        8

3.1        OFICINAS COM FAMÍLIAS        10

3.2        AÇÕES COMUNITÁRIAS        10

3.3        ACOMPANHAMENTO FAMILIAR        10

3.4        EQUIPE        11

3.5        RECURSOS MATERIAIS        11

3.6        RECURSOS FINANCEIROS        12

3.7        ÁREA DE ATUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO/ CAMPO DE ESTAGIO        12

3.8        USÚARIO X PROFISSIONAL        14

3.9        POSSIBILIDADES E LIMITES DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL        16

6        METODOLOGIA UTILIZADA PELO SUPERVISOR        20

7        AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL        20

8        CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        22


  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo especificar a instituição na qual se desenvolveu o estágio supervisionado I, bem como identificar a política setorial a qual está vinculada e seus objetivos, os serviços que oferece e o perfil dos usuários. Além disso, também abordarei a respeito do lugar que ocupa o serviço social na instituição e como o projeto ético político profissional tem sido executado. Farei também, uma breve caracterização do usuário do campo onde foi desenvolvido o estágio e finalmente, uma avaliação do processo de estágio I.

O estágio supervisionado I foi desenvolvido no Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, com ênfase no PAIF – Serviço de Atendimento Integral à Família.  A minha inserção no campo de estágio foi no dia 21 de Março de 2016, a fim de atender a condição de 120 horas referentes ao estágio supervisionado não remunerado conforme o projeto pedagógico do curso e as legislações que regulamentam o estágio em Serviço Social, tais como, a Lei Federal- nº 11.788/2008, as internas do Serviço Social como a Resolução do CFESS nº 533/2008, a Política Nacional de Estágio (PNE) da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e as regulamentações da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sendo supervisionada pela Assistente Social Luciene Pereira da Silva Bouguignon- CRESS/ES nº 5314.

 O campo de estágio ao qual estou inserida atendeu a todas as minhas expectativas, porque vejo na assistência uma área onde enfrento de frente com os usuários, saber das suas demandas. podendo garantir o que lhes é direito por como cidadãos.

A inserção minha no CRAS me fez entender melhor apreensão dos conhecimentos teórico-metodológicos, ético-políticos, técnicooperacionais que orientam o exercício profissional. No campo de estagio entao pode compreender o processo de ensino-aprendizagem, tendo esses/as supervisora como facilitadora desse processo, buscando desenvolver a criticidade, a reflexão, o olhar investigativo em torno das situações, da dinâmica das relações sociais, enfim, da totalidade que envolve a profissão, o que requer a apropriação do projeto ético-político profissional. O estágio supervisionado é uma atividade que propiciou o ensinoaprendizagem com a apreensão de fundamentos teórico-metodológicos, éticopolítico e técnico-operacional onde tive condições de desenvolver habilidades, potencialidades e conhecimentos específicos ao trabalho profissional e a totalidade da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »