TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO CRAS

Por:   •  26/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) notabilizou-se como uma das grandes conquistas oriundas do SUAS (Sistema Único da Assistência Social).

Segundo o MDS (2009), O CRAS é o lugar da convergência de diferentes ações e não se limita a um programa apenas. Ele integra o Programa de Atenção Integral à Família, o PAIF, com o acompanhamento das famílias participantes do Programa Bolsa Família e dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada, o BPC; e os serviços de convivência com programas de segurança alimentar e nutricional e, também, com outras políticas sociais. Devido justamente a isso, os CRAS atuam com mulheres, homens, crianças, jovens e idosos, reafirmando a importância da família e da comunidade na construção da autonomia e da segurança individual.

Considerando que um dos eixos estruturantes do SUAS é a matricialidade sócio-familiar, “O CRAS atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e o convívio socio-familiar e comunitário” (PNAS,2004).

Diante dessa ampla gama de articulação, em que a inserção de diversos atores são envolvidos, é que a Instrumentalidade do Serviço Social é aplicada pelos técnicos (as) e as Associações e Movimentos Sociais são inseridas nesse processo. Desempenharemos a nossa pesquisa, apresentando o caso específico da cidade de Solânea, cidade do estado da Paraíba.

2 DESENVOLVIMENTO

O CRAS na cidade de Solânea foi inaugurado no dia 18 de maio, ano de 2011, pela gestão do então prefeito Francisco de Assis de Melo, popularmente conhecido por Doutor Chiquinho.

Esse importante equipamento desde sua inauguração passou a desempenhar ações estratégicas no que tange a prevenção dos indivíduos em estado de vulnerabilidade social da cidade de Solânea. Atualmente ele esta localizado na Rua Mestre Jorge Pereira de número 490, centro da cidade.

O CRAS fazendo uso de suas atribuições referenciadas, já emitiu diversos pareceres técnicos, sejam eles Relatórios Sociais, Estudos de casos, Pareceres, entre outros instrumentos do Serviço Social que ajudam na resolução de diversas problemáticas encontradas na sua área de atuação.

Sobre a perspectiva de atuação, o CRAS de Solânea também desempenha diversas palestras em articulação com Movimentos Sociais, Igrejas, ONGs, entre outros.

Com essa linha de atuação, o CRAS vem desempenhando satisfatoriamente o seu trabalho, referenciando como modelo de construção efetiva da Rede de Proteção. Em especial como já citado, dentro de uns caracteres preventivos no seu território, em meio a ações intersetoriais e consistentes de estratégias construtivas.

A realidade deste município revela grande desigualdade social. Tendo índice de desemprego alto, têm nos programas do Governo Federal, principalmente, na Bolsa Família, e no BPC- Benefício de prestação continuada, rendimento que completa o sustento das famílias. É preciso ficar claro que a solução dos problemas relacionados á área da infância e juventude é de responsabilidade de todos, da família, da sociedade e do Estado. Devendo os mesmos unir esforços, trocar ideias e experiências, tendo uma rotina de atendimento e encaminhamento e desenvolver estratégias voltadas à prevenção e ao atendimento especializado de crianças e adolescentes. Tendo como prioridade, através de medidas socioeducativas prevenirem que mais crianças fiquem expostas a essas condições. Já as crianças que tem seus direitos violados, devem ser promovidas a sua inserção e acompanhamento para que seja assegurada sua permanência no sistema educacional.

No CRAS, também são desenvolvidas ações no âmbito cultural, esportivo, etc. Bem como o PAIF (Programa de Atenção ao Individuo e a Família). O MDS (2009) afirma que O PAIF foi concebido a partir do reconhecimento das vulnerabilidades e riscos sociais que atingem as famílias, extrapolam a dimensão econômica, exigindo intervenções que trabalhem aspectos objetivos e subjetivos relacionados á função protetiva da família e ao direito à convivência familiar.

O que proporcionou ainda mais um conceito de protecionismo aos indivíduos referenciados e atendidos pelo Programa. Relativamente, esse avanço constitui-se como referência. Pois CRAS e PAIF não são necessariamente a mesma coisa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com