TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Complementar

Por:   •  18/5/2019  •  Resenha  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Paulista – UNIP

Curso de Redes de Computadores

Relatório de Atividade Complementar – Palestra

Resumo da palestra – Os Impactos da febre amarela na saúde pública

Esse relatório Apresenta uma síntese da palestra os impactos da febre amarela na saúde publicam e têm como objetivo compor a carga horaria da disciplina Atividade Complementar.

A palestra foi ministrada pela professora Paula de Sousa e Castro em 28 de abril de 2018, a mesma trouxe informações sobre a febre amarela, como é causada, como chegou em nosso País a prevenção, cuidados e todos impactos que a mesma causa na saúde pública.

Provocada por um vírus do gênero Flavivirus, é uma doença infecciosa febril aguda a febre amarela é transmitida exclusivamente através de um mosquito (vetores), Essa doença é muito antiga  o primeiro caso no Brasil foi registrado em Pernambuco no ano de 1965 e permaneceu durante dez ano, a realização de grandes campanhas de prevenção controlou a epidemia por muitos anos, porém nos últimos 02 anos ela voltou a assustar. Existe dois tipos de febre amarela: Silvestre e Urbana ambas transmitidas por mosquitos.  muitas pessoas são resistentes ao vírus podendo ficar bem debilitadas e morrer em poucos dias, por isso é considerada uma doença de alto risco. Os macacos também são grandes afetados e por ignorância humana muitos acabam morrendo inocente já que o único vilão é o mosquito. A única forma de nos proteger é tomando a vacina que é considerada de alta eficácia. Os principais sintomas são febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e diarreia. A doença se instala principalmente no fígado provocando a morte das células hepáticas, pacientes em estados grave desenvolvem uma hepatite que se manifesta de forma amarelada na pele e nos olhos por isso recebe esse nome febre amarela. No último ano houve muitos casos de febre amarela aqui no Brasil uma epidemia que se alastrou por vários estados onde ocorreram até casos de mortes em humanos e nos macacos, vale lembra que o ministério da saúde foi pegado de surpresa já que durantes anos não era registrado casos do tipo causando pânico na população.

Acredito que para maior controle da doença é necessário mais investimento em estudos e pesquisa principalmente para o caso dos macacos já que ainda não tem uma forma de evitar a morte dos mesmo, pois é impossível sair nas matas pegando um por um para vacinar, também seria importante um maior controle de estrangeiros em nosso pais tornando obrigatório a vacina e assim evitando que a doença entre e saia causando maiores danos.

Essa palestra foi muito importante para meu aprimoramento pessoal e profissional, com essas informações aprendi os cuidados necessários e a prevenção e sei reconhecer os sintomas.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (25.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com