TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização Socioinstitucional no CRAS

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.144 Palavras (13 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 CONSTETUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO EM QUE ESTÁ ESTAGANDO...............................................................................................................3

1.1 Identificação da instituição.....................................................................................3

1.2 Estrutura Organizacional........................................................................................3

2 OBJETIVO INSTITUCIONAL....................................................................................5

2.1 Natureza dos programas e projetos.......................................................................5

2.2 Política Social.........................................................................................................8

2.3 Recursos Financeiros.............................................................................................8

3 Âmbito Institucional................................................................................................9

3.1 caracterização da População.................................................................................9

3.2 Processo decisório.................................................................................................9

3.3 Relação demanda/cobertura de atendimento........................................................9

3.4 Serviço Social na Instituição.................................................................................10

3.5 Cotidiano do exercício profissional.......................................................................10

3.6 Relação profissional de trabalho com os demais atores institucionais...............10

3.7 Dimensão ético política........................................................................................10

REFERÊNCIAS.........................................................................................................11



  1.  CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO
  1. Identificação da Instituição:

O centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) Neusa de Lima Sampaio foi inaugurado em 01 de novembro de 2005 na rua Dom José Lopes S/N Serrita-PE. Contudo hoje se localiza na Av. Pres. Vargas Serrita-PE, possuindo atendimento de segunda a sexta-feira das 08:00 às 16:00 horas. Dessa forma, por o município de Serrita ser de pequeno porte e grande parte das famílias uma renda instável proveniente da agricultura, viu-se necessário a implantação do CRAS, no intuito de prevenir as situações de risco em seu território, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e garantindo direitos. E também, devido Serrita possuir uma grande extensão da área rural e de difícil acesso, foi necessário a instauração da equipe volante no dia 1 de março de 2012. Assim sendo, a equipe sede responsável pelo atendimento da área urbana e a equipe volante pela área rural.        

 

  1. Estrutura Organizacional:

                            O CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que tem como missão prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidade e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Que tem como finalidade tornar acessível serviços de proteção social que vão de assistência financeira ao planejamento familiar. Possuindo uma equipe de trabalhadores responsáveis pelos serviços e projetos de proteção básica e pela gestão articulada no território de abrangência, que são: uma coordenadora, duas assistentes sociais, duas psicólogas, uma educadora social, uma oficineira e uma auxiliar de serviços gerais.  Tendo as seguintes missões:

  •          Coordenadora: responsável por articular, acompanhar e         avaliar o processo de implantação do CRAS e a implementação dos programas, serviços, projetos de proteção social básica operacionalizada nessa unidade; coordenar a execução e o monitoramento dos serviços, o registro de informações e a avaliação das ações, programas, projetos, serviços e benefícios; participar da elaboração, acompanhar e avaliar os fluxos e procedimentos para garantir a efetivação da referência e contra referência; definir com participação de equipe de profissionais, os critérios de inclusão, acompanhamento e desligamento das famílias, dos serviços ofertados no CRAS.
  •  Assistente social: Do 4º Art. II Elabora, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação; III Encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e a população ; V orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentindo de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos; VII Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais.
  •    Psicóloga: acolher famílias, participar de visitas domiciliares com o objetivo de colaborar com o monitoramento destas; realizar atendimentos individuais de caráter emergencial, com o objetivo de direcionar o individuo à algum tipo de ação social; desenvolver projetos e, juntamente com a equipe da rede sócio assistencial; buscar medidas que estimulem a autonomia e a consciência cidadã da comunidade.
  •   Educadora social: resolução Nº 9, de 15 de abril de 2014.1.a) desenvolver atividades socioeducativas e de convivência e socialização visando à atenção, defesa e garantia de direitos e proteção aos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e, ou, risco social e pessoal, que contribuem com o fortalecimento da função protetiva da família.
  •  Auxiliar de serviços gerais: zelar pela limpeza e organização de todaas dependência do Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS; utilizar o material de limpeza de forma que não haja desperdício e o seu uso seja apropriado ao seu fim. Divididos em equipe sede e equipe volante, tendo atuação no município de Serrita.

                        Sendo a equipe de referencia (sede) responsável pelo atendimento da zona urbana, que são: Loteamento Zé de Pedro, Conjunto habitacional Manoel Cecílio, Vila São Tomé, Vila SEAC, Vila do Vaqueiro, Vila Padre Lino Della Morte, Centro Periférico, Vila São Miguel, Vila Nossa Senhora da Conceição. E a equipe volante, que tem como objetivo prestar serviços de assistência social a famílias que residem em locais de difícil acesso. Essa equipe é responsável por fazer a busca ativa destas famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à família (PAIF) e demais Serviço de Proteção Social Básica, que poderão ser adeptos às condições locais especificas desde que respeitem seus objetivos. Atuando na seguintes áreas: Fazenda Cruz, Sítio Malhada do Boi, Sítio Bezerros, Sítio Urubu, Sítio Caruá, Sítio Canto Escuro, Sítio Jacú, Povoado São Francisco do Brígida, Sítio Serrote dos Teles, Povoado Ipueira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (159 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com