TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIFICULDADE PARA OBTER O BPC

Por:   •  27/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Jequié/BA

2018

ELIS ROSE RODRIGUES VALÕES

DIFICULDADE PARA OBTER O BPC

(Beneficio de Prestação Continuada)

[pic 6][pic 7]

Projeto apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso  7º semestre.

                  Orientadora Pedagógica:

                                                   Prof.ª Valquíria Aparecida Dias Caprioli.

 

[pic 8]

SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO....................................................................................................04

2. DELIMITAÇÃOI E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.........................................05  

3.  FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS....................................................................06

        3.1 Objetivos Gerais.......................................................................................06

        3.2 Objetivos Específicos..............................................................................06

4.   JUSTIFICATIVA.................................................................................................07

5.   METODOLOGIA ...............................................................................................07    

6.   REVISÃO BIBLIOGRAFICA..............................................................................08                                7.  CRONOGRAMA DA PESQUISA........................................................................09        

8.   ORÇAMENTO....................................................................................................09

9.   RESULTADOS ESPERADOS...........................................................................10

10.  REFERENCIAS.................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

O   presente   Trabalho   de   Conclusão   de   Curso   (TCC)   da   graduação   de   Serviço, pretende  realizar   uma  pesquisa   sobre  o  Beneficio de Prestação Continuada (BPC) da Assistencia Social,  detendo-se   principalmente   no quesito da aplicabilidade da renda per capita para concessão do beneficio frente a dignidadae da pessoa humana.   Assim,   tendo   como   objeto   de   estudo   o  Benefício   da   Prestação   Continuada   (BPC),   considerado   um   dos   maiores   programas   de  transferência   de   renda   do   país,   o   objetivo   principal   desse   trabalho   é   analisar,   a  partir  da  implementação   de   tal   benefício,  a   relação ao criterio da renda sendo esse ¹/ do salario .O   BPC   foi   previsto   na   Constituição   Federal  de 1988 e   regulamentado   em   1993, pela  Lei  Orgânica  de  Assistência   Social,  Nº  8.742,  porém  sua   efetiva  implementação  só ocorreu   em   1996. O benefício   consiste   na   garantia   de   um   salário   mínimo   mensal   às  pessoas   idosas   com   65   anos   ou   mais   e   às   pessoas   com   deficiências   incapacitadas  para   o   trabalho   A   escolha   do tema BPC,  surgiu   atrelado a meu estagio despertando assim  meu   interesse   no   conteúdo   discutido .

A   metodologia   utilizada   no   presente   trabalho,   se   dividiu   entre:   uma   pesquisa  teórica   a   partir   de   diversas   referências   bi bliográficas

 O crescente envelhecimento populacional no Brasil é uma realidade. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2010) está ocorrendo um alargamento do topo da pirâmide etária no Brasil, devido ao crescimento da população com mais de 65 anos. Em 1991, esta população representava 4,8%, passando para 5,9% em 2000 e, chegando a 10% em 2010. As previsões são de que, em 2050, a população com mais de 60 anos represente 29,8% da população brasileira. De acordo com Carvalho e Garcia (2003), no Brasil, as modificações ocorrem de forma rápida. Estima-se que, em 2020, o Brasil tenha mais de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ocupando o posto de sexto país com maior número de idosos no mundo.

 Este progressivo envelhecimento sugere que sejam definidas ações para o enfrentamento de novas demandas numa sociedade mais envelhecida e, portanto com pessoas mais vulneráveis e novas necessidades. Ou seja, o envelhecimento, traz consigo novas necessidades, podemos inclusive destacar algumas como:

  1. Problemas de Saude;
  2. Exclusão social;
  3. Exploração;
  4. Isolamento;

Embora exista por parte das pessoas o desejo de uma vida longa, é desejável também que esta longevidade venha acompanhada por uma boa qualidade de vida.

 Embora a Constituição Federal de 1988 tenha trazido a assistência social como um direito, foi somente em 1993 que foi promulgada a Lei n. 8.742, isto é, a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que institui normas e critérios para a organização da assistência social. Emergiu assim, um verdadeiro sistema de seguridade social, assegurando os direitos sociais de todos os cidadãos brasileiros e tornando o Estado o responsável por garantir esses direitos, buscando efetivar ações que promovessem uma melhor qualidade de vida da população.

Uma das principais metas do Governo brasileiro nos últimos anos tem sido o combate à pobreza, como forma de levar qualidade de vida à população considerada vulnerável. Com este objetivo, a agenda governamental tem priorizado as políticas de transferência de renda, uma delas é o Benefício de Prestação Continuada, que assegura à pessoa deficiente ou idosa acima de 65 anos, que tenham uma renda mensal per capita até ¼ do salário mínimo, a garantia de renda de um salário mínimo.

 Pesquisas evidenciam que o BPC tem favorecido o alcance de uma melhor qualidade de vida dos beneficiários, Um estudo realizado destaca que idosos com baixa renda têm uma chance de cerca de 30% de possuírem altos níveis funcionais, comparativamente aos idosos que possuem uma renda alta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (320.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com