TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Digital

Por:   •  25/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

Hellen Cristina Niedzielski

No Brasil, fala-se pouco em Educação Digital. Enquanto o governo investe em equipamentos e no ensino sobre como usar as ferramentas básicas, falta a instrução a respeito do uso correto de tais ferramentas, para não ferir os princípios básicos da cidadania. Para Rodrigo Baggio, fundador da ONG Recode, que estabelece parcerias com instituições e escolas públicas para promover o empoderamento digital, “É necessário formar cidadãos digitais e não apenas das as condições de acesso”.

É por esse motivo que está sendo desenvolvido o projeto “Educação Digital”, que compreende lições sobre Segurança e Privacidade, e Cidadania e Ética Digital. Primeiramente são ministradas palestras a mantenedores de escolas, professores, pais e alunos, sempre com foco na necessidade em cada grupo. Num futuro não muito distante é estudada a possibilidade de adicionar a disciplina à grade curricular.

Porém, é necessário que haja o conhecimento da “Cidadania Digital”, que de acordo com Mike Ribble- “Raising a Digital Child”-  é o uso responsável e apropriado da tecnologia. Mike é um importante educador e estudioso no assunto da Cidadania Digital, ele afirma que hoje somos todos cidadãos digitais. Cultura digital é um direito de todos. Mas, isto envolve responsabilidade.

“Hoje a humanidade dispõe das melhores ferramentas de todos os tempos – graças à tecnologia, mídia digital, e mídia social – para agir de modo inteligente. Mas essas ferramentas não nos tornarão mais inteligentes por elas mesmas. Na verdade, de muitas formas, elas podem nos tornar estúpidos. ” (James Paul Gee. The Anti Educational Era, creating smarter students through digital learning)

De acordo com a citação de James Paul Gee, a tecnologia tem tanto impactos bons quanto ruins, e esses impactos somos nós quem definimos, pois, a tecnologia não pode fazer nada sozinha para nós. Em sala de aula, será preciso desenvolver, entre os estudantes e os educadores, uma cultura propicia ao uso do ambiente virtual como meio de aprendizagem e produção de sentido.

Dentro de salas de aula, a tecnologia pode aproximar a realidade de professores e alunos, assim também como o afastamento da turma os professores que resistem à inclusão da tecnologia em sua prática pedagógica. Professores capazes de tirar proveito dos benefícios que a tecnologia traz, são capazes de atuar de maneira mais atraente e inovadora aos seus alunos. Mas é importante ressaltar que a tecnologia, por si só, não é capaz de transformar a prática de um professor.

Outro impacto positivo em sala de aula é que os professores podem visualizar melhor as dificuldades de seus alunos, pois muitos recursos tecnológicos oferecem relatórios de aprendizagem, mostrando em que ponto da matéria o aluno tem mais dificuldade e qual ele mais domina.

Já em relação ao convívio social, os relacionamentos estão sendo através de um click, raras são as conversas olho no olho, abraços, carinhos. O diálogo está ficando cada vez mais ultrapassado. Há pessoas que acreditam que esse click ajuda na atualidade pelo fato de pessoas não terem mais tempo, por ser mais fácil, ágil e confortável.

Também há um impacto na área da educação, pois a comunicação vem se tornando cada vez mais informal, frases são palavras, palavras são abreviações, pontuação quase não existe, o que gera uma decadência parcial na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com