TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escolinha de Esporte

Por:   •  16/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]                                           

TÍTULO: ESCOLINHA MUNICIPAL DE ESPORTE

NOME DA ENTIDADE: SECRETARIA DE ESPORTE

COORDENADOR DO PROJETO: TÉCNICO DE ESPORTE

FONE: 88 99912-4453

E-MAIL: esporte@taubateria.ce.gov.br

JUSTIFICATIVA:

O município de Taubatéria está localizado na região Sertão Norte do estado do Ceará, distante 400 km da capital Fortaleza, com população de aproximadamente 25 mil habitantes, sua economia gira em torno da Agricultura, Comércio e Prefeitura. O município está geograficamente dividido em 04 distritos e a sede, que é composta por 08 bairros.

Dos bairros do município, 04 ficam localizados em áreas periféricas da cidade, composto por uma população de baixa renda, que vive em uma situação de vulnerabilidade social, onde os índices apontam um crescimento gradativo da criminalidade, principalmente envolvendo adolescentes em práticas de prostituição, uso indiscriminado de drogas licitas e ilícitas, além da prática de delitos como furtos, roubos e tráfico.

Segundo um diagnóstico realizado pela Gestão Municipal, através das Secretárias de Saúde, Educação e Assistência Social, constatou que um número alto de adolescentes do município pertencentes a famílias com uma estrutura familiar inadequada, tinham problemas de dependência química por fazerem uso de substancias psicoativas, que geraram transtornos psicológicos nestes adolescentes. Também se constatou um considerável número de adolescentes com sobrepeso e problemas de saúde e uma das causas seria o sedentarismo. O diagnóstico também apontou, que no ano de 2016, um alto índice de evasão escolar principalmente nas Escolas localizadas nos bairros da periferia da cidade.

Identificado toda essa problemática envolvendo crianças e adolescentes, a Gestão Municipal através da Secretaria de Esporte na busca de solucionar essa problemática, apresenta o presente Projeto, ofertando a prática de esporte e lazer, nas mais diversas modalidades esportivas como: ATLETISMO, FUTEBOL, FUTSAL, VOLEI, HANDEBOL, BASQUETE, JUDO, TENIS DE MESA, BADMINTON e TAE KEN DO, utilizando os espaços e equipamentos públicos com acompanhamento de profissionais capacitados, tanto para orientar na prática esportiva e disciplinar como na reorientação daqueles alunos que necessitam,  para melhorar sua conduta social, na busca de transformar suas vidas, formando cidadãos de bem e futuros atletas.

OBJETIVO GERAL: 

Contribuir na formação de cidadãos, buscando a inclusão social através de iniciativas e ações técnicas-didático-pedagógicas voltadas ao equilíbrio dos processos de interação social cooperativa e competitiva de formação consciente e reflexiva.

Temos hoje questões sociais que interferem significativamente na qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes, afetando diretamente o desenvolvimento escolar e social. O esporte é um dos meios mais viáveis e eficazes para o desenvolvimento psicossocial das crianças e adolescentes em questão.

Sendo assim desenvolvemos o projeto Escolinha Municipal de Esportes, que envolverá crianças e jovens de 6 a 17 anos, de todo município Taubatéria, com intuito de promover a pratica esportiva, educacional, o desenvolvimento físico, psicológico e o social, de maneira saudável e com acompanhamento técnico.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Implantação de 05 núcleos, 04 Setoriais localizados nos bairros com maiores índices sociais negativos e 01 núcleos de alto rendimento onde serão direcionados os alunos que se revelarem como potenciais talentos no esporte;

Oferecer ações multidisciplinares (atividades lúdicas, esportivas e sociais), permitindo que os participantes do projeto desenvolvam competências pessoais, sociais, cognitivas, educativas e motoras; 

Contribuir para diminuição da exposição dos beneficiados aos riscos sociais, oferecendo subsídios para compreensão da inter-relação do ser humano e sociedade;

Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como oferecer locais adequados para promover atividades esportivas, reconhecendo-as como importantes para a melhoria da qualidade de vida;

Oportunizar a realização de participações desses jovens em competições, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento atlético em busca da formação e conquista de realizações.

PÚBLICO BENEFICIADO:

O Projeto irá beneficiar 400 crianças e jovens estudantes, de 06 a 15 anos regulamente matriculado na rede pública de ensino de Taubatéria, aptas a praticarem atividades físicas.

DESCRIÇÃO DA AÇÃO / METODOLOGIA:

A execução do presente projeto se dará em encontros semanais, sempre aos sábados, com alocação de recursos para aquisição de material necessários para a prática esportiva.

As atividades do projeto terão a orientação de instrutores, com formação em educação física, e de auxiliares, que estejam cursando ensino superior em educação física, contratados mediante seleção simplificada, com análise curricular e entrevista.

Os recursos abrangem ainda a aquisição de material gráfico para publicidade afim de divulgar o projeto e mobilizar o público alvo mediante exposição de cartazes e panfletagem, bem como através das redes sociais.

As atividades serão realizadas nas praças e equipamentos esportivos dos bairros selecionados e identificados mediante critérios técnicos e específicos, que demonstram a vulnerabilidades social, econômica e psicológica das crianças e adolescentes que lá residem, através de consultas nos cadastros de programas como Bolsa Família, matriculados na rede pública municipal de ensino e outros que possam existir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com