TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Falta do Abastecimento de água potável

Por:   •  4/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2. PROBLEMA..............................................................................................................

3- HIPOTESE................................................................................................................

3. OBJETIVOS..............................................................................................................

3.1 OBJETIVO GERAL................................................................................................

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS...................................................................................

4. JUSTIFICATIVA.......................................................................................................

5. METODOLOGIA.......................................................................................................

6. REVISÃO BIBLIOGRAFICA.....................................................................................

7. CRONOGRAMA DA PESQUISA...............................................................................

8. ORCAMENTO............................................................................................................

9. RESULTADOS ESPERADOS...................................................................................

10. REFERÊNCIAS.....................................................................................................



  1. INTRODUÇÃO

Este projeto pesquisa tem o objetivo de estudar as formas do atendimento com relação à falta do abastecimento de água potável, expondo com isto a população do Loteamento São Marcos. Fica evidenciado a omissão do poder público em especial o executivo, que em quase todo o nosso país, tornou-se uma pratica corriqueira.

A Organização Mundial de Saúde adverte que a falta de água potável no organismo e tão serio que o mecanismo da sensação de sede, que com frequência cerca de 37% dos seres humanos confundem a sede com a fome. Uma desidratação, por exemplo, é imperceptível e retardará o metabolismo em aproximadamente 3% das pessoas, em quase 100% dos casos, segundo estudos, uma redução de 2% de água potável no organismo humano pode causar a perda momentânea da memória. Os estudos ainda nos alerta que se uma pessoa beber no mínimo 8 copos de água por dia, pode diminuir o risco de câncer de cólon em 45%, e baixa o risco do câncer de mama em 79%, lembrando ainda que o nosso cérebro e composto de por 90% de água.

Diante desses dados, a nossa expectativa e que o poder público tenha consciência de seus deveres, e olhe para aquela comunidade, com uma ação apropriada, para atender-lhes com água potável.

2 - PROBLEMA.

Desrespeito com a população do Loteamento São Marcos de Cacoal-RO, em constante violação aos principais direitos enquanto cidadões.

3. HIPÓTESES

Muitas pessoas sofrem com o descaso, e são tratados com indiferença por parte dos poderes públicos, da comunidade e da sociedade de forma geral.

Falta de apoio dos órgãos responsáveis pelo assunto, fiscalização do Ministério Publico, Direitos Humanos, e por parte da sociedade na efetivação dos direitos ora como cidadões.

Falta de investimento em infra-estrutura para melhorar a qualidade de vida.

OBJETIVOS:

4.1 Objetivo Geral

Possibilitar o acesso a conhecimentos, informações e orientações específicas com vistas a potencializar as pessoas residentes naquele loteamento, para o pleno exercício da cidadania.

4.2 OBJETIVO ESPECIFICO:

Objetiva, o desenvolvimento de ações articuladas com as diferentes políticas e rede de serviços, visando à efetivação dos direitos sociais preconizados pela Lei do Saneamento Básico nº 11.445/2007.

Controle social na gestão dos serviços prestados de saneamento

Observar se o município esta cumprindo as medidas de proteção as famílias atendidas.

5. JUSTIFICATIVA

Entende-se de que exercer direitos não é uma questão de condição social. Deve ocorrer em qualquer tempo da vida. Exige do poder público uma tomada de consciência acerca de suas responsabilidades, atendendo as necessidades básicas de seu povo, não individual e sim coletiva.

6. METODOLOGIA

Foi realizada uma pesquisa com os moradores do Loteamento São Marcos, na cidade de Cacoal, para saber o que esta sendo feito para sanar a falta de água potável, sendo que o abastecimento daquela população, esta sendo feito por caminhão pipas. Esta pesquisa foi realizada através de visitas no próprio local das moradias, de casas em casas dos moradores, utilizando um questionário contendo 08 questões, como uma boa parte da pessoas entrevistadas, não tem um nível de alfabetização satisfatório, foi preciso a ajuda de outras pessoas para responder ao questionário.

6. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Nesta pesquisa a situação social dos moradores foi delineada por questões pertinentes aos aspectos já evidenciado com relação a falta de água potável. A qualidade, disponibilidade e acessibilidade da população à água potável, são essenciais ao desenvolvimento humano que dever ser uma das preocupações das políticas de combate à pobreza e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Com o crescimento populacional de nosso município, o desenvolvimento industrial e agrícola, tem se intensificado a procura por esta riqueza natural, a água, formando uma disputa acirrada por ela, domando dimensões mundiais. Por exemplo, no semi-árido brasileiro, assim como também em muitas áreas pobres do planeta, cerca de milhões de pessoas não dispõem de acesso à água potável, fato que não necessariamente pode ser credita à escassez, mais sim pela ma gestão, que muitas das vezes se perde grande quantidade de água, pelo descaso dos responsáveis pelo seu controle e distribuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com