TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Família e Idoso

Por:   •  8/8/2016  •  Monografia  •  11.612 Palavras (47 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 47

SUMARIO:

1 – Problema - ...................................................................................................................02

        1.1. – Apresentação do Problema - ...................................................................02

        1.2. – Relevância - ............................................................................................06

        1.3 – Objetivo Geral - .......................................................................................07

                1.3.1 – Objetivo Especifico - ................................................................07

2 – Marco Conceitual - .....................................................................................................08

        2.1 - Envelhecimento, Estado e Políticas Sociais no Brasil contemporâneo..................................................................................................08

        2.2 - Famílias e a Intergeracionalidade - ..........................................................15

        2.3 - Extensão e função social da universidade - ..............................................21

3 – Metodologia - ..............................................................................................................29

        3.1. – Tipo de Pesquisa - ..................................................................................29

        3.2. – Universo e Amostra - ..............................................................................30

        3.3 – Instrumentos e Procedimentos de Coletas de Dados -..............................31

4 - Analise de Resultados - ...............................................................................................32

        Referência Bibliográfica - ............................................................................................33


1 – PROBLEMA

  1. – APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

Na sociedade contemporânea o debate sobre envelhecimento da população é um tema importante para entendermos as relações entre o Estado, as famílias e seus idosos. O Estado tem no envelhecimento populacional um fator importante para suas politicas publicas, nessa realidade é transferida para a família a responsabilidade para com os deveres em relação ao idoso.

Como principal marco legal para formalizar e garantir os diretos da população idosa o Estada cria o Estatuto do Idoso. Para a realização deste estudo levei a definição de envelhecimento não apenas como um fator biológico, mais também com o caráter social, segundo a definição de Teixeira (2008) sobre envelhecimento:

“Do ponto de visa demográfico e individual, o envelhecimento é definido pelo numero de anos vivido. Assim, são considerados velhos aqueles que alcançarem 60 anos de idade. Na dimensão biológica, por sua vez, o envelhecimento é definido como o processo de mudanças universais pautadas geneticamente para a espécie e para cada individuo.” (Teixeira 2008. P. 22)

A sociedade brasileira contemporânea vem sofrendo constantes transformações em suas relações sociais e econômicas. Com a mudança da dinâmica da sociedade o idoso vem se tornando uma agente cada vez mais importante na constituição da família brasileira.

A população brasileira vem sofrendo um fenômeno característico dos países em desenvolvimento o envelhecimento de sua população, com o aumento tecnológico e econômico do país, a expectativa de vida da população hoje beira os 70 anos nas cidades urbanas. Hoje a população composta por pessoas maiores de 60 anos teve uma crescimento de 47,8 % nas duas últimas décadas (IBGE 2011), esse crescimento é bem superior aos 21% que a população cresceu como um todo.

A população idosa no Brasil já representa cerca de 10,5% (14.081.480 de pessoas) da população brasileira (IBGE 2011), essa fatia se concentra em sua grande maioria nas áreas urbanas cerca de 85%, os demais ficam espalhados entre zonas urbanas e indígenas.

Hoje com esse crescimento da população idosa se torna cada vez mais presente as famílias que contam com três gerações vivendo no mesmo domicilio, essa nova configuração familiar já ocupa 53% dos domicílios brasileiros (IBGE 2011), desses domicílios os idosos chefiam a família em 45% dos casos (IBGE 2011)

Com o crescimento da população idosa no Brasil, muitos desses idosos passam a assumir um papel determinante na economia familiar, tendo em vista que esse idoso hoje usufrui de uma renda que pode ser  através de aposentadoria ou do beneficio de prestação continuado.

Fica evidenciado com os dados apresentados pelo IBGE, que a participação do idoso na dinâmica familiar se torna cada vez mais presente.

Dentro dessa realidade de maior participação do idoso na sociedade são cada vez mais presentes trabalhos e projetos sociais que buscam inserir esse idoso na vida em sociedade.

Na sociedade brasileira contemporânea existem Marcos legais específicos que tratam das relações e do trato para com o idoso. O estatuto do idoso traz definições e diretrizes para o trato do idoso na sociedade, ele diz que:

A Politica nacional do Idoso, tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para prover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. (LEI No 10.741, DE 1º DE Outubro de 2003. Capitulo I).

Cabe hoje a família, a sociedade e ao Estado garantir a esse idoso sua inserção a sociedade e a garantia a cidadania.

A Politica Nacional do Idoso reger-se-á pelos seguintes princípios: a família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida. (LEI No 10.741, DE 1º DE Outubro de 2003. Capitulo II – Art. 3°).        

Hoje os direitos do idoso no que diz respeito a acesso a cultura, lazer e educação lhe são garantido pelo Estatuto do Idoso.

O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade. (LEI No 10.741, DE 1º DE Outubro de 2003.  Capitulo V – Art. 20).        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (75.8 Kb)   pdf (462.8 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com