TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  21/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.762 Palavras (28 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 28

  [pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCial

ELANE FERREIRA GALACHO

PROJETO DE PESQUISA

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E O SERVIÇO SOCIAL

São Mateus

2018/2

 ELANE FERREIRA GALACHO[pic 4]

PROJETO DE PESQUISA

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E O SERVIÇO SOCIAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Tutor Orientador: Lygia Mariane Bordonal.

Professor Supervisor: Profª. ME. Valquiria Aparecida Dias Caprioli.

São Mateus

2018/2

Dedico este trabalho ao meu Pai (In memorian), e a todos que contribuíram direta ou indiretamente para a Conclusão de minha formação acadêmica.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a todos que contribuíram no decorrer desta jornada, em especialmente: Ao meu Deus, a quem devo minha vida. A minha família que sempre me apoiou nos estudos e nas escolhas tomadas. A minha mãe e meu irmão por sempre me incentivar e compreender nos momentos difíceis. A minha orientadora Profª. Márcia Barbosa Santos Cosme por sua paciência e compreensão. Aos colegas do curso, assim como os professores e tutores eletrônicos que ao longo destes 04 (quatro) anos de lutas e conquistas, souberam passar motivação e esperança para conclusão deste curso.

Aos funcionários do Polo local pelo atendimento e colaboração perante a nós alunos que muito nos ajudaram em nossas dúvidas.

Na reflexão sobre o trabalho dos assistentes sociais é relevante destacar que esses profissionais atuam nas manifestações da questão social e no modo como elas interagem com a política social, “mediação incontornável na constituição do trabalho profissional” (IAMAMOTO, 2007, p. 185).

RESUMO

O presente artigo aborda sobre a questão da gravidez na adolescência e o trabalho da assistente social frente a essa demanda Neste trabalho foi realizado uma pesquisa bibliográfica com intuito de discorrer sobre a gravidez na adolescência e as políticas de assistência social, e sobre seu comportamento diante das mudanças provocadas por este fenômeno e a importância de ter um trabalho de prevenção e acesso as políticas públicas. O referido estudo contextualiza o serviço social no âmbito da saúde e suas atuações, colocando as demandas sociais e a intervenção do assistente social e uma breve compreensão acerca das características do município e da política de saúde. Neste trabalho poderemos ver os aspectos que envolvem as mudanças que ocorrem na vida dos adolescentes que reflete no seu comportamento seja no âmbito familiar ou social. Esta pesquisa demonstra também a grande necessidade do poder público em realizar campanhas de orientação sexual no Sistema de Saúde Pública. O apoio das políticas sociais onde através do assistente social busca através de programas que beneficia não só os adolescentes, mas toda família. Por isso este trabalho teve uma pesquisa bibliográfica onde através de autores que se relacionam com o tema, pude concluir este trabalho.

Palavras chave: Adolescência, Gravidez, Prevenção, Políticas Sociais, Serviço Social.

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO...........................................................................................

2

  1. INTRODUÇÃO

É na adolescência que os jovens começam a descobrir o próprio corpo e as partes sexuais. As modificações no comportamento nesta fase da adolescência exige uma atenção cuidadosa por parte de profissionais, quanto a sua sexualidade, devido suas repercussões quanto à gravidez precoce. Nesse período os adolescentes não compreendem seus atos ocasionando gravidez não planejada, DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), mas os mesmos não estão preparados para assumir tais responsabilidades como a de criar um filho.

A notícia da gravidez precoce pode ser um choque e motivo de preocupação. É comum que a gravidez não seja planejada e a adolescente precisa lidar com um misto de sentimentos – insegurança, medo, ansiedade, estresse. Além disso, nessa fase da vida, grande parte das adolescentes depende do amparo e apoio dos pais, tanto financeiramente quanto emocionalmente, o que acaba gerando conflitos com a família e com ela mesma.

Nesse sentido, o Assistente social exerce um papel fundamental neste contexto, haja vista que o profissional de serviço social tem que ser propositivo e não só executivo, tem que conhecer a realidade para poder intervir. Este profissional visa trabalhar de forma a prevenir a gravidez na adolescência, fazendo palestras, atendimentos individuais, domiciliares, acompanhando não só a jovem, mas a sua família inteira para conhecer o que realmente se passa, fazendo encaminhamentos articulando com outras redes. Além dos fatores biológicos, esta pesquisa acrescenta que a gravidez precoce também traz alterações no âmbito psicológico, sociocultural e econômico do adolescente, da família e da sociedade.

Algumas pesquisas apontam que a melhor fase da vida é na adolescência, pelo fato de ser um momento de transição da vida, ou seja, transformação psíquica e biológica, onde os hormônios estão aflorados, o corpo automaticamente vai se transformando e consecutivamente vêm às descobertas, as aventuras, os prazeres e é o momento em que os pais mais repreendem os filhos tanto pela experiência de vida em que tiveram.

A responsabilidade que os pais têm sobre os adolescentes, muitas vezes são surpreendidos com as consequências da irresponsabilidades que os mesmos ainda tem, gerando conflitos de geração, pois nessa fase da vida tem um risco maior quanto a gravidez, devido os adolescentes estarem com a atividade sexual precoce, sendo fundamental dialogo entre pais, filhos e educadores, assim como o acesso a informações sobre os métodos contraceptivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (271.5 Kb)   docx (331.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com