TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: OLHAR E UM DESAFIO SOCIAL SOBRE A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Por:   •  25/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.518 Palavras (15 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 15

                 UNISA- UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

                                       SERVIÇO SOCIAL

[pic 1]

MAIALA DE OLIVEIRA LOPES

MARIA APARECIDA DA SILVA SANTOS

MARIA RITA DA PURIFICAÇÃO SOUZA

TEMA – GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA:                    OLHAR E UM DESAFIO SOCIAL SOBRE A GRAVIDEZ NA ADOLECENCIA EM BAIRROS MENOS FAVORECIDOS

[pic 2]

Bom Jesus da Lapa – Bahia

TEMA – GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA

OLHAR E UM DESAFIO SOCIAL SOBRE A GRAVIDEZ NA ADOLECENCIA EM BAIRROS MENOS FAVORECIDOS

Trabalho apresentado  a Universidade de Santo Amaro – UNISA, para disciplina orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Professor orientador: Emanuel Freitas.

                                           Bom Jesus da Lapa – Bahia

RESUMO:        

O presente projeto de pesquisa sobre “A gravidez na adolescência nos mostra claramente a realidade de que as jovens adolescentes vêm iniciando prematuramente na vida sexual, algumas se tornam “mães crianças”, tudo isso de forma consciente e inconsciente. O objetivo central desse projeto tem como mostrar o estudo da gravidez na adolescência e analisar impactos.“A recorrência de gravidez na adolescência foi associada a fatores reprodutivos e socioeconômicos, como: a ocorrência da coitarca antes dos 15 anos, a adolescente não ser a responsável pelos cuidados do filho da primeira gestação, a primeira gravidez ter ocorrida antes dos 16 anos e ter renda familiar menor que um salário mínimo.

Os principais fatores associados às gestações recorrentes foram: idade de quinze a dezenove anos, a não realização de pré-natal, escolaridade menor que quatro anos, ocupação dona de casa. As adolescentes com gravidez recorrente tiveram indicadores socioeconômicos e assistenciais piores do que aquelas na primeira gravidez. Por isso não devemos esquecer, que isso ocorre à gravidez na adolescência devido a um problema de saúde pública de caráter social, que necessita de implementação de políticas públicas saudáveis para sua redução e melhoria da qualidade de vida das adolescentes.

                  Assim, o projeto tem como foco, um novo e sensível olhar sob a forma de imissão em políticas sociais, tendo como primordial objetivo identificar os principais fatores sociais e econômicos, familiares e educativos que levam as adolescentes a engravidarem precocemente. É complicado a essa percepção e a vivencia da sexualidade dos jovens que estão inseridos os valores, crenças e atitudes que determinam comportamento social do individuo. Nessa perspectiva, a gravidez na adolescência tem sido alvo de inúmeros estudos e reflexões por ameaçar o bem - estar e futuro dos adolescentes devido aos riscos físicos, emocionais e sociais que acarreta uma série de aspectos que podem ser agrupados em: Fatores biológicos, Ordem Familiar, Sociais Psicológicos e contracepção.

                                          Sumário

TEMA- GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: UM OLHAR SOCIAL E SEUS DESAFIOS

1-INTRODUÇÃO__________________________________________

2-PROBLEMA DE PESQUISA_______________________________

3 -HIPOTESE____________________________________________

4-FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS ( GERAL E ESPECIFICOS)___________________________________________

5-JUSTIFICATIVA_________________________________________

6- REFERENCIAL TEORICO  _______________________________

7-METODOLOGIA________________________________________

8-REVISÃO______________________________________________ BIBLIOGRAFICAS________________________________________

TEMA – GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA

1-INTRODUÇÃO:

                    O presente projeto de pesquisa sobre “Gravidez na adolescência”, o que motivou escolher esse tema, depois de uma pesquisa feita em alguns sites na internet, livros e reportagens em revistas, que nos surpreendeu da complexidade de tantos casos de adolescentes grávidas, o que nos mostra claramente a realidade de que as jovens adolescentes vêm iniciando prematuramente na vida sexual, algumas se tornam “mães crianças”, tudo isso de forma consciente e inconsciente. O objetivo central desta pesquisa tem como mostrar o estudo da gravidez na adolescência e  analisar impactos . Antes disso é bom ressaltar que de acordo Silva:

“A adolescência é um processo de desenvolvimento corporal, mental e emocional pelo qual indivíduos de todas as classes sociais, econômicas e culturais passam,é uma fase de desenvolvimento e de conflito” (SILVA; BATISTA; OLIVEIRA 2002)

                     A recorrência de gravidez na adolescência foi associada a fatores reprodutivos e socioeconômicos, como: a ocorrência da menarca antes dos 15 anos, a adolescente não ser a responsável pelos cuidados do filho da primeira gestação, a primeira gravidez ter ocorrida antes dos 16 anos e ter renda familiar menor que um salário mínimo. Os principais fatores associados às gestações recorrentes foram: idade de quinze a dezenove anos, a não realização de pré-natal, escolaridade menor que quarto anos, ocupação dona de casa.

                     As adolescentes com gravidez recorrente tiveram indicadores socioeconômicos e assistenciais piores do que aquelas na primeira gravidez. Por isso não devemos esquecer, que isso ocorre à gravidez na adolescência devido a um problema de saúde pública de caráter social, que necessita de implementação de políticas públicas saudáveis para sua redução e melhoria da qualidade de vida das adolescentes. A gravidez na adolescência é considerada o limite inferior da vida reprodutiva e se constitui no período em que a maturação dos órgãos sexuais ocorre de forma mais acentuada, ocasionando mudanças radicais não somente físicas como também psicológicas. Há uma percepção e a vivencia da sexualidade dos jovens que estão inseridos os valores, crenças e atitudes que determinam comportamento social do individuo. Nessa perspectiva, a gravidez na adolescência tem sido alvo de inúmeros estudos e reflexões por ameaçar o bem - estar e futuro dos adolescentes devido aos riscos físicos, emocionais e sociais que acarreta.  Uma série de aspectos que podem ser agrupados em: Fatores biológicos, Ordem Familiar, Sociais Psicológicos e contracepção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (198 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com