TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra do Fogo

Por:   •  15/3/2021  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

A trama do filme a Guerra do fogo se baseia em uma luta entre dois grupos de povos primitivos com hábitos de vida diferentes, uma vez que eles não se encontram no mesmo estágio evolutivo. Por se tratar de um filme que se passa em tempos pré-históricos, não terá a existência de diálogo, a única linguagem possível de se observar será os gritos, grunhidos e a linguagem corporal dos personagens.

O desenvolvimento da trama mostra que pequenas tribos lutavam constantemente para manter o poder de fogo, algo que é considerado fundamental para aquelas tribos, pois além de proporcionar a possibilidade de assar seus alimentos, também proporcionava o combate ao frio e afastava os lobos.

A tribo Ulan, que é tida como personagem principal, vivia ao redor de uma fonte de fogo natural, mas ela acaba perdendo a posse deste fogo depois de ser atacada por lobos e macacos. Ao longo do filme, três membros da tribo Ulan começam a buscar uma nova chama pela floresta, o que os leva a vivenciarem os mais diversos problemas e ao superar cada novo obstáculo eles parecem adquirir mais conhecimento.

Após vários dias caminhando e enfrentando animais pré-históricos, a natureza e coisas desconhecidas, eles encontraram a tribo Ivakas que sabiam como fazer uma fogueira e para que esse segredo fosse revelado, eles sequestraram uma mulher Ivaka. Como mencionado anteriormente, os hábitos dessas duas tribos eram diferentes por estarem em diferentes estágios de evolução. No primeiro grupo, a tribo Ulan idolatrava o fogo como fenômeno sobrenatural por não saberem como domina-lo, enquanto a tribo Ivakas, o segundo grupo, dominava a técnica do fogo.

Ao passo que a linguagem da tribo Ulan não fosse distante dos primatas, por ser baseada apenas em gritos e grunhidos, semelhantes aos animais irracionais, a comunicação vocal da tribo Ivakas era mais completa e a voz era mais clara, tendo, desta forma, a linguagem falada mais desenvolvida. Além disso, do segundo grupo para o primeiro, existem outros elementos culturais, como moradia, que representam um maior grau de complexidade.

No que diz respeito a linguagem, podemos perceber com a trama que em um determinado estágio do desenvolvimento da biologia humana, o homem passa a se mover como um bípede, com suas mãos livres, aprendendo, desta forma, a manipular instrumentos para interferir em seu ambiente e vida. A necessidade de reter conhecimento, levou o homem a aprimorar suas habilidades de comunicação, sendo possível trocar informações de uma pessoa para outra.

Sendo assim, é possível perceber que a evolução da linguagem ajuda a simplificar a transmissão de informações complexas. O filme “A guerra do fogo” não apenas mostra a origem da linguagem, mas também mostra as raízes e origem da humanidade e o processo de evolução da tecnologia e da razão do homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com