TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE

Por:   •  18/10/2017  •  Dissertação  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE

DISCIPLINA: Português Instrumental

PROFESSOR: Waldemar Júnior

ALUNO: Eduardo Ramos de Souza

A IMPORTANCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Vive-se uma era em que os livros foram substituídos pelos aparelhos digitais. Quase de modo geral, as pessoas não enxergam sob a ótica de que a leitura é de suma importância tanto para o desenvolvimento intelectual individual, quanto para o progresso educacional da sociedade.

Em se tratando do desenvolvimento intelectual, o cérebro humano precisa de algum exercício para tornar-se inteligente, um exercício que lhe dê a capacidade de ser fértil em imaginações. Algo que lhe dê informações, e não coisas prontas, para que possa criar uma imagem mental do que está recebendo e ir além do que está explícito. E para tanto, já dizia o professor e neurocientista Pierluigi: “se você não é um ávido leitor, torne-se um. Caso contrário, nunca será inteligente”.  Não existe outra atividade que substitua a leitura para tal desenvolvimento, a leitura não é a melhor forma de desenvolver a inteligência, é a única.

Sabe-se que a educação é a única forma de transformar positivamente uma sociedade.  E é perceptível que a maioria das pessoas não desenvolvem prazer pelos estudos, ao contrário, muitos tem aversão. Se for analisado, notar-se-á que tais pessoas conheceram os estudos pela coerção e não pelo prazer. Nesse ponto, entra mais uma vez o papel da leitura: a mesma é também responsável pelo desenvolvimento do prazer no indivíduo pela obtenção de informações, se descobrir o que gosta de ler e não for obrigado a ler, por exemplo, somente os clássicos. Aprende-se algo somente se estudá-lo por prazer, e o ato de ler o que gosta, desenvolve esse sentimento em quem o pratica.

Dado o exposto, percebe-se que a leitura é a base da inteligência individual e coletiva de uma sociedade, uma vez que desenvolve o prazer no indivíduo e, pelo prazer, fertiliza a imaginação e fomenta a capacidade intelectual do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com