TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL PARA A SOCIEDADE

Por:   •  1/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA:

Marilene Jesus dos Santos Cruz – 1299116572

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL PARA A

SOCIEDADE

Tutor (a) à distância: Ana Maria Espindola

São Paulo - SP

2017

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL PARA                          

SOCIEDADE

Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera - Uniderp, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Assessoria e Consultoria em Serviço Social, Desenvolvimento Local Territorialização e Conselhos Gestores e Políticas Públicas Orientadora: Ana Maria Espindola

                                                     

                                            São Paulo – SP

                                                   2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.Desenvolvimento        5

Conclusão................................................................................................................................7

Referencias Bibliograficas.......................................................................................................9


INTRODUÇÃO

        

O presente trabalho tem como foco principal a análise sobre o Desenvolvimento Local, e sua contribuição para a melhoria na qualidade de vida da população da região do Jardim São Francisco – São Paulo.

Com foco no conselho gestor da região que são meios de participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.

A participação popular é fundamental para que ocorra uma “boa governança” pública, tornando-a transparente e capaz de promover o desenvolvimento sustentável, o crescimento econômico, a equidade social e promoção dos direitos humanos.

A longo prazo vão ocorrendo as conquistas e construções de experiências no que diz respeito a um amplo processo de uma melhor qualidade de vida.

Podemos considerar essas conquistas como Desenvolvimento Local, esse conjunto de intervenções que caracterizam diferentes gestões municipais resultou em um bairro desarticulado, desprovido de conexões definidas com a vizinhança e sem centralidades que servissem como referência a seus moradores. Mesmo assim, marcado pelos fortes laços de vizinhança resultantes da organização de seus moradores em diversas entidades, o Jardim São Francisco manteve uma forte tradição de bairro.

A fim de combater a pobreza, o Desenvolvimento Local é considerado de suma importância, pois sua promoção constitui a implementação, permitindo a participação do cidadão, referindo-se ao controle social sobre a gestão pública, fortalecendo assim a sociedade civil.

O objetivo do Desenvolvimento Local é o progresso na qualidade de vida das pessoas de uma determinada região.

DESENVOLVIMENTO

Segundo pesquisa realizada no Jardim São Fransisco, na prática o conceito sobre Desenvolvimento Local leva a campo cinco dimensões:

  • A inclusão social;
  • O fortalecimento e a diversificação da economia local;
  • A inovação na gestão pública;
  • A proteção ambiental e o uso racional de recursos naturais;
  • A mobilização social.

Nome do espaço: Ação Social - Cidadão em ação: O terreno é seu, mas manter o ambiente limpo é dever de todos!

Proposta de Intervenção Social e Ação Social: Limpeza pública é um direito da população, porém moradores podem e devem contribuir para sua preservação.

  • Tema da Ação Social: Limpeza de terrenos abandonados.
  • Público Alvo: População.
  • Objetivo da ação planejada:  Contribuir com a saúde publica, diminuindo os casos de dengue e aparições de animais peçonhentos.
  • Estratégia de intervenção: Conceder com o apoio da prefeitura equipamentos e caçambas para o descarte correto de lixos, entulhos e matos retirados dos terrenos abandonados em dias programados com a colaboração da população.O intuito neste projeto é de transmitir a ideia de contribuição de cada cidadão, obviamente que respeitando os limites de cada um que se envolver na ação social de limpeza dos terrenos.

A intenção é que com a união da população com a prefeitura local haja a limpeza de terrenos e a conservação deste nos passar dos dias, pois esses locais acabam tornando-se depósito de entulhos e lixo, geralmente são os próprios moradores da região que depositam esses materiais impróprios nesses locais, porém essa atitude irresponsável ocasiona várias doenças, sejam elas causadas por animais peçonhentos (ratos, baratas, aranhas) ou até mesmo doenças como a dengue por acúmulo indevido de água. Observando que no Jardim São Francisco, teve altos índices desta neste ano.

A participação da população é de suma importância, pois garantirá um ambiente mais saudável e uma vida de direitos, conscientizando a importância da colaboração e do descarte adequado.

Com o passar dos anos nota-se que os moradores tem alcançado diversos avanços quando o assunto é relacionado ao acesso a direitos.

Esses avanços só foram possíveis depois de muita luta entre a população e poder público, fazendo com que a mesma compreendesse a importância da participação popular e entendesse a necessidade de haver esses direitos.

A palavra “participação” compreende-se como um processo em que os cidadãos, sejam homens ou mulheres, descobrem-se como sujeitos políticos, no exercício dos seus direitos, adquirindo consciência para o exercício da cidadania.

Podemos conceituar o desenvolvimento local como uma estratégia que garanta melhorias de condições socioeconômicas a longo prazo.

Tendo como ideia este desenvolvimento, sendo este vindo da necessidade do surgimento e fortalecimento dos inscritos em seus territórios, pode-se ressaltar os pontos positivos dos locais, no intuito de uma melhora significativa da qualidade de vida da população, intensificando a relativa capacidade de iniciativa dos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com