TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA IDOSOS

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL - EAD

DELCLECIANO MORITO OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA IDOSOS

UBÁ/MG

2018[pic 2][pic 3]

DELCLECIANO MORITO OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA IDOSOS

Pré-Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, como composição parcial de nota. Sob orientação do(a) Prof.ª

UBÁ/MG

2018[pic 4][pic 5]

SUMÁRIO

TEMA............................................................................................................................        4

PROBLEMA DA PESQUISA........................................................................................        4

HIPÓTESES.................................................................................................................        4

INTRODUÇÃO.............................................................................................................        4

JUSTIFICATIVA...........................................................................................................        6

OBJETIVOS................................................................................................................        7

  • OBJETIVO GERAL............................................................................................        7
  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS.............................................................................        7

METODOLOGIA...........................................................................................................        8

CRONOGRAMA...........................................................................................................        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................        9


TEMA

        A grande importância das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para as pessoas idosas, levando em conta o processo de envelhecimento e os desafios enfrentados por esse público.

PROBLEMA DA PESQUISA

Sabe-se que a população brasileira tem envelhecido cada vez mais, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, entre 2012 e 2016 a população com idade igual ou maior que 60 anos cresceu 16%, totalizando cerca de 29,6 milhões de pessoas.

Diante disso, precisamos refletir sobre o papel e o lugar do idoso dentro da sociedade e levantarmos as questões vivenciadas e enfrentadas por ele. Como podemos promover a valorização do idoso? Como preservar sua convivência em sociedade e prevenir situações de isolamento? Como proporcionar o envelhecimento saudável e ativo dos mesmos?

Essas são perguntas que servirão como ponto de partida para a presente pesquisa e que nos permitirá observar com mais clareza a importância do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV no processo de envelhecimento.

HIPÓTESES

        O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV é um importante aliados no enfrentamento dos riscos sociais à que os idosos estão expostos, garantindo-lhes o direito a vida em sociedade e o envelhecimento saudável.

INTRODUÇÃO

        A preocupação com as pessoas idosas vêm sendo um assunto bastante discutido e levantado nos últimos anos. O Estatuto do Idoso, Lei Federal nº 10.741, de 2003, assegura que todos os cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos possuem o direito a vida, liberdade, dignidade, respeito, alimentação, educação, saúde, segurança, lazer, cultura, esporte, previdência e assistência social, habitação, transporte, etc.

Além de tudo, faz-se necessário destacar a importância do idoso em se sentir como parte do meio em que vive, mantendo uma vida ativa, seja mental ou física. É portanto, uma responsabilidade do meio (família, sociedade e Estado) que o cerca buscar alternativas para que isso se concretize e garanta a cada um deles o direito de desfrutar da velhice nas melhores condições possíveis.

        Por muito tempo o envelhecimento foi visto de forma negativa pela sociedade e até mesmo pelos próprios idosos, situações de isolamento, abandono e maus tratos foram por anos cenas comuns em nosso dia a dia. Diante disso surgiu a necessidade de criar-se politicas públicas que garantissem direitos e proteção aos idosos.

        Nesse contexto, vamos destacar uma das políticas desenvolvidas atualmente em todo Brasil através da Proteção Social Básica, que têm como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

        Dentro da Proteção Social Básica encontramos alguns serviços voltados para os idosos, como por exemplo, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, que geralmente é ofertado nos Centros de Convivência ou nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

A Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS descreve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV como um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Esse serviço é responsável por assistir além de criança e adolescentes, idosos que estejam em alguma situação de vulnerabilidade, o que nos leva a refletir com ainda mais responsabilidade a sua importância para o enfrentamento das questões sociais que vivenciam esse público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com