TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO ONCOLÓGICO INFANTO JUVENIL

Por:   •  29/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.673 Palavras (19 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 19

I – Tema: A Importância do Serviço Social no Processo oncológico infanto-juvenil

II – JUSTIFICATIVA

O presente projeto esta sendo elaborado para fins do Trabalho de Conclusão de Curso. A temática deste projeto teve como base a experiência vivenciada nos Estágios I, II, III e IV do Curso de Serviço Social, o qual foi realizado na Casa de Apoio da Associação dos Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso do Sul (AACC/MS).

A escolha da temática do projeto se deu através da necessidade de dar visibilidade à importância do processo de trabalho do Assistente Social a partir de sua inserção junto à equipe multidisciplinar, envolvida no tratamento dos pacientes oncológicos e seus familiares, já que os mesmos se encontram com fragilidades sociais e emocionais, decorrentes de uma doença crônico-degenerativa. Os pacientes têm histórias de vidas e estão inseridos em grupos familiares e sociais. Quando adoecem são mais do que portadores de patologias, continuam sujeitos únicos, sociais e de direitos.

A AACC/MS é uma entidade sem fins lucrativos, fundada no dia 29 de março de 1998, com finalidade de:

  Oferecer condições para diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes com câncer de Campo Grande, de outros municípios, estados e crianças e adolescentes de países vizinhos com dupla nacionalidade. (RELATÓRIO ANUAL AACC, 1998, s.p.)

Ali mesmo foram definidos dois propósitos:

Criar condições para que as crianças e adolescentes com câncer fossem tratadas clinicamente, e;

Dar suporte material com hospedagem, alimentação, assistência à criança e adolescente com câncer e sua acompanhante, para que o tratamento pudesse acontecer. (RELATÓRIO ANUAL AACC, 1998, s.p.).

Após os propósitos serem definidos, foram traçadas as seguintes metas:

1ª Criar, imediatamente, a Casa de Apoio às Crianças com Câncer, e;

2ª Criar o CETOHI – Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil, tão logo se concluísse a primeira meta.  

A Casa de Apoio foi criada para atender à criança e/ou adolescente com Câncer e sua acompanhante do sexo feminino, que não reside no município de Campo Grande/MS.  Recebe crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, residentes no interior do estado de Mato Grosso do Sul, outros estados e países vizinhos.

Com a existência de uma Casa de Apoio, foram possibilitadas condições para que a criança e/ou adolescente fossem atendidas na sua totalidade de necessidades no tratamento oncológico viabilizado pelo SUS – Sistema Único de Saúde, dando suporte material com hospedagem, alimentação, assistência à criança, adolescente e a sua acompanhante, com capacidade de assistir 20 crianças/dia durante todo o tratamento e acompanhamento oncológico.

O setor de Serviço Social da Casa de Apoio AACC/MS tem como finalidade, acolher a criança ou adolescente com sua respectiva acompanhante no momento de sua inserção na instituição. O Serviço Social é a porta de entrada da instituição. Visa acolher, orientar e informar crianças adolescentes e suas acompanhantes sobre seus direitos e deveres como cidadãos durante o tratamento oncológico, proporcionando assim, um ambiente de conforto e confiança neste momento de inúmeras mudanças no seu modo de vida.

        O profissional de serviço social tem como objetivo oferecer apoio psicossocial, informar sobre os direitos e deveres aos pacientes e seus familiares, orientar sobre o tratamento, diagnosticar possíveis intercorrências, facilitar meios e caminhos aos familiares e pacientes através de orientações e informar sobre todos os possíveis percalços.

Desta forma, o profissional de serviço social deverá estabelecer ao paciente oncológico e seus familiares um elo de confiança baseado em fatos reais, possibilitando informar sobre o ponto do tratamento sem afetar suas expectativas.

O paciente e o familiar não podem e não devem ser atendidos isoladamente, mas sim junto aos profissionais atuantes neste segmento, desde a primeira consulta e possibilidade do diagnóstico, tratamento, acompanhamento e cuidados paliativos.

Neste sentido, o objetivo do estudo é analisar de que forma o profissional Assistente Social contribui para a garantia de direitos dos pacientes oncológicos e seus familiares a partir dos diferentes elementos que compõem o seu processo de trabalho, a fim de dar visibilidade à importância deste profissional junto à equipe multidisciplinar, bem como de sua contribuição para a qualificação do atendimento e tratamento aos pacientes oncológicos.

III –PROBLEMA E HIPÓTESES

3.1. Problema

De que forma o profissional Assistente Social contribui para a garantia de direitos dos pacientes oncológicos e seus familiares?

3.2. Hipótese

        O Assistente Social contribui na questão das informações e direcionamento em relação ao tratamento, bem como, orientações sobre direitos de pacientes com câncer e inclusão de benefícios socioassistencial, auxiliando o mesmo durante o tratamento e seus familiares. O profissional do serviço social realiza um trabalho de orientação, informação e esclarecimento, ou seja, um trabalho de democratização, de resgate da cidadania numa prática baseada no compromisso com a qualidade dos serviços prestados aos usuários, socializando informações, desburocratizando serviços a fim de garantir direitos, bem como, participando da construção de uma assistência integrada em oncologia, através de atendimento qualificado, interdisciplinar e humanizado.

IV – OBJETIVOS

4.1. Geral

Coletar dados/informações com os usuários e profissionais, para que seja analisado de que forma o profissional contribui com o processo oncológico, e a garantia de direitos desses usuários.

4.2. Específicos

- Realizar entrevistas com as acompanhantes dos usuários;

- Realizar entrevistas com alguns profissionais da área multidisciplinar;

- Descrever a realidade social das acompanhantes entrevistadas;

- Comparar as entrevistas de cada acompanhante entrevistada;

- Sistematizar os pontos determinantes da pesquisa;

- Analisar os focos principais destacados durante a entrevista.

V – REFERENCIAIS TEÓRICOS PRELIMINARES

        Nas duas primeiras décadas do século XX, enquanto as endemias ocupavam a atenção das políticas de saúde no Brasil, o câncer começava a despontar nos países desenvolvidos entre as doenças de maior taxa de mortalidade. No Brasil somente a partir da década de 30, é que viriam os investimentos na construção de um aparato hospitalar para tratamento e estudo do câncer. Sendo criado o Centro de Cancerologia, no Serviço de Assistência Hospitalar do Distrito Federal, no Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com