TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSERÇÃO DA PESSOA SURDA NA ESCOLA

Por:   •  20/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  9.870 Palavras (40 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 40

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

INSERÇÃO DA  PESSOA SURDA NA ESCOLA: contribuição da família e do Serviço Social na Inclusão social

INSERÇÃO DA  PESSOA SURDA NA ESCOLA: contribuição da família e do Serviço Social na Inclusão social

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, apresentado à Coordenação do Curso de Serviço Social da _____________________, como exigência complementar para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Orientadora Prof (a):

INSERÇÃO DA  PESSOA SURDA NA ESCOLA: contribuição da família e do Serviço Social na Inclusão social

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, apresentado à Coordenação do Curso de Serviço Social da ____________________________________, como exigência complementar para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

APROVADA EM: ______/______/______

Banca examinadora

Prof.ª Ms. (Orientadora)

Prof. Ms. (Examinadora)

DEDICATÓRIA[pic 1]

Dedico esse trabalho à três pessoas especiais em minha vida: à minha mãe pelo grande exemplo de mulher, pelo incentivo, dedicação, amor, á meu esposo __________, por toda paciência e meus filhos: ________________ e por serem os grandes responsáveis pela minha formação pessoal e profissional.

AGRADECIMENTOS [pic 2]

Agradecer primeiramente a Deus, por estar presente em todos os momentos da minha vida protegendo o meu caminho e por possibilitar a realização deste trabalho, de suma importância para o meu aperfeiçoamento profissional.

À  minha família pelo incentivo, paciência apoio e aconchego, compartilhando os momentos de alegria e me ajudando a vencer e superar todos os momentos difíceis enfrentados durante este curso.

A minha professora orientadora ___________, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas sua correções e incentivos.

A minha supervisora de estágio, ___________________, por ter me acolhido na ___________________________, pela paciência, ensinamentos e experiências compartilhadas, foi muito rico tudo que vivenciei na instituição, e levarei pra minha vida toda.

Agradeço a turma que fiz parte com meus colegas de sala e a todos os profesosres que passaram por nós deixando seus ensinamentos e conhecimentos para nossa vida acadêmica, o meu muito obrigada à cada um deles: ________________.

As minhas amigas inseparáveis de sala, as quais Deus me presenteou com a amizade de cada uma delas, não seria possível continuar o processo acadêmico sem a ajuda, o companheirismo, a confiança, a cumplicidade, o comprometimento e a lealdade de todas: ____________________________________.

A todos que de alguma forma contribuíram na realização desse trabalho.

                                                                       

          Muito Obrigada!

[pic 3]

Epígrafe

LISTA DE QUADROS[pic 4]

QUADRO 1

Distribuição dos artigos da amostra por ano de publicação..............................................................................25

QUADRO 2

Características dos estudos incluídos na amostra da Pesquisa.............................................................................. 26

[pic 5]

______________________________ Monografia apresentada ao Curso de Serviço Social, ____________________________________________.[pic 6]

RESUMO

O estudo teve como objetivo de trazer através da literatura acerca da inclusão de pessoas surdas a rede de ensino regular. A inclusão é um tema muito complexo, especialmente quando se refere sobre  inclusão de pessoas surdas, já que essa inclusão é um dos grandes desafios que a educação enfrenta hoje. Nos dias atuais, mesmo com as leis que amparam a educação inclusiva, identifica-se nesta pesquisa que o atendimento aos surdos ainda é um grande desafio, uma vez que demanda do educador, da família e de toda a comunidade escolar ter conhecimento e compreensão do processo de aprendizagem. A  finalidade da escola é o de contribuir no crescimento integral de todas as pessoas, incluindo o surdo, promovendo desta forma o seu desenvolvimento nos aspectos linguístico, intelectual e social. Para isso foi utilizada análise e pesquisa bibliográfica minusiosa em livros, artigos, dentre outros que permitiu perceber a necessidade de refletir sobre a atuação do Serviço Social frente a esses indivíduos, visualizando através do olhar crítico, e  enxergando neles sujeitos possuidores de cultura, identidade e língua própria, e que devem ter seus direitos garantidos a todo cidadão independente das suas limitações.

Palavras chave: Educação inclusiva. Serviço Social. Surdez

___________________________________ Monografia apresentada ao Curso de Serviço Social, ______________________________________________.[pic 7]

ABSTRAT

The study aimed to bring through literature about the inclusion of deaf people the regular school network. The inclusion is a very complex subject, especially when it concerns about inclusion of deaf people, since this is one of the greatest challenges facing education today. Today, even with the laws that guide to inclusive education, this research identifies the service to the deaf is still a major challenge, since demandof the educator, the family and the entire school community have knowledge and understanding of the learning process. The purpose of the school is to contribute to the integral growth of all persons, including the deaf, promoting this way your development in linguistic, intellectual, and social aspects. For it was used minusiosa analysis and bibliographical research in books, articles, etc which allowed perceiving the need to reflect on the role of Social services in the face of these individuals, you will see them through the critical eye, and seeing them subject owners of culture, identity and language itself, and they should have their rights guaranteed to every citizen independently of its limitations.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)   pdf (375 Kb)   docx (55.1 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com