TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL

Por:   •  24/6/2017  •  Resenha  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI[pic 1][pic 2]

CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS – CPCE

CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA MESTRA FRANCISCA MARCIELY ALVES DANTAS

PRODUÇÃO TEXTUAL

DISCENTE:

JULIANE DA SILVA LIMA

BOM JESUS-PI

 2017

MARCAS DE UMA SOCIEDADE VIOLENTA

É notável o crescimento da violência nos últimos anos. E isso decorre de vários aspectos, como a falta de emprego, o uso de drogas e a intolerância em relação ao direito do próximo em expressar seus ideais.

Na Revolução Industrial, houve a substituição da força braçal do homem por maquinas que produziam em maior quantidade e menor tempo, isso acarretou uma série de desempregos na sociedade daquela época, visto que era mais lucrativo o uso de máquinas ao invés de pessoas; assim muitos ficaram sem seu ganho financeiro, passando a procurar outros meios para adquirir sua renda , e poder suprir suas necessidades, já nos dias de hoje observa-se que a falta de emprego leva muitas pessoas ao extremo, buscando suprir suas necessidades financeiras muitos entram no mundo do crime, alegando a necessidade de dinheiro e a falta de oportunidade para adquirir tal bem, como consequência optam pelo mundo do crime , praticando roubos e assaltos, aumentando o índice de criminalidade e violência.

E nesse mundo da criminalidade entra outro fator que tem se alastrado por todo os lugares, que são as drogas. O público mais abrangente desse produto ilegal são os jovens, que por não possuírem um discernimento mais aprofundado sobre os efeitos que elas causam no corpo humano, passam a ingeri-las, as mais usadas são crack, maconha, e cocaína, todas causam dependência, e a falta das mesma, leva o usuário a uma crise de abstinência, e o mesmo busca a qualquer custo suprir essa crise, e passa a praticar roubos e até participar de facções criminosas que cobram por dividas de drogas, assim o indivíduo além de dependente de substancias prejudiciais ao seu corpo, também se torna um risco para a sociedade logo que não está em seu perfeito controle mental, apto para o convívio social.

Assim como o uso de drogas é um risco visível e afeta a ordem social, a intolerância faz parte desse grupo de fatores que contribuem para o desenvolvimento da violência em sociedade, ela pode ser tanto intolerância religiosa, homofóbica, racista etc. Apesar de vivermos em um em um pais que se diz democrático, ainda são comuns os  casos de intolerância religiosa no pais, como por exemplo a questão do Candomblé, que é uma religião originaria da África, que chegou em terras brasileiras devido a escravidão de muitos negros, apesar de todo o seu contexto histórico e cultural, essa religião ainda sofre  com as marcas de uma sociedade com conhecimento retido, tal fator ocasiona brigas , discussões em meios sociais e até na própria mídia. E quando se fala em não aceitação por determinada opinião do próximo, outro fator que ganhou evidencia no decorrer dos anos, foi a homofobia, em que vários casos foram retratados e noticiados em todas as mídias, sobre agressões a homossexuais, pelo machismo e brutalismo de várias pessoas que não concordam com a opção sexual que o outro optou. Outro  meio de intolerância, é o racismo, que é constante, principalmente em relação a cor da pele, e são disseminados por vários meios de comunicação como as redes sociais (facebook, instagram, twiter), diversos casos ganharam evidência, entre eles o da atriz  Taís Araújo, no qual foi xingada por perfis anônimos, e o caso foi parar na justiça. Felizmente esse episódio foi esclarecido e os agressores foram responsabilizados, porem no dia a dia não acontece o mesmo, e assim é perpetuado o ódio no meio social pela intolerância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com