TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Textual

Por:   •  3/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

                    O meu estágio foi realizado na instituição Centro Social Censotraco onde tive o prazer de conhecer pessoas humildes com uma vontade enorme de fazer o bem sem querer nada em troca. Em dias de estagio pude observar o dia a dia e conhecer um pouco a história linda criada por duas pessoas muito importante pra população do local.

O Centro Social para Trabalhadores Comunitários, fundado em 13 de Março de 1994, é uma Sociedade Civil, Filantrópica, Beneficente, de utilidade pública, sem fins lucrativos, objeto de: Educação infantil, Preventiva, Meio Ambiente, Pesquisa, Cultural, esportiva para crianças e jovens a fim de promover a educação e seus interesses e direitos dos consumidores, promoção do desenvolvimento econômico e social ao combate a pobreza, desenvolvimento sustentável, sem descriminação de etnia, gênero, raça ou religião sendo criado por tempo indeterminado como pessoa jurídica de direito privado.

O Censotraco estuda problemas fundamentais das populações carentes e sugerir as autoridades constituídas, as medidas para resolvê-las no sentido de que seja superadas toda a deficiência técnica e humana que existe ou venha a existir, seja de caráter que possam diminuir ou formar deficiente padrão de assistencial que o Centro Social, visa resguardar-se dividindo em tantas unidades de prestação de serviços quantas vezes se fizerem necessárias.

Eu conversei com uma das professoras que me contou uma parte de sua história de quando começou as aulas de Ballet no Centro Social até se tornar uma das professoras voluntárias. Ela me disse que desde pequena sempre teve vontade de fazer Ballet e pegava suas sapatilhas (normais) e tentava ficar na pontinha dos pés. Pedia muito a sua mãe para colocar no Ballet mais como era muito gordinha sua mãe não achava uma boa idéia. Em 2012, ela veio passar uns meses na casa de seu pai onde uma prima dela fazia Ballet no aqui na Censotraco. Sua avó veio conversar com a Dona Adélia e ela concordou que ela poderia começar as aulas, ela diz que sua primeira aula foi bem estranha não sabia de nada mais como sua força de vontade de aprender era maior ela foi aos poucos se acomodando e cada vez estava mais apaixonada de está ali.

Sua sapatilha era uma meia-ponta, roupas também difícil, porque alem de ser gordinha era alta e não tinha roupa lá que desce nela, além do Ballet também estudava, e fazia outras coisas como: Aquecimento extra, brincadeiras, desfiles e isso segundo ela o que deixava aquele lugar mais legal e encantador. Semanas depois já sabia fazer todos os exercícios e aquecimentos, e a professora achava muito bacana, teve um dia que a professora não podia dá aula, porque além do Ballet o Censotraco oferece aulas de Natação e Bandeirantes e só tinha uma pessoa responsável pra tomar de conta de tudo, então colocava as meninas que já sabiam para dá a aula e o aquecimento. Assim ela foi chamada para dá a sua primeira aula, sua primeira apresentação foi no ballet mesmo aqui no Centro Social no dia das mães já a sua segunda apresentação foi em um teatro (no qual ela não se recorda o nome), se tornando assim uma das professoras voluntárias onde está até hoje.

Sua gestão composta por cinco membros efetivos sendo eles Presidente, Vice-Presidente, Diretor Executivo, Diretor Social – Administrativo e Diretor Patrimônio e Finanças. Com a finalidade de promover e estimular a melhor integração entre todas as entidades que desenvolvem trabalhos junto a população, das crianças, dos jovens e adolescentes, praticando intercâmbios de experiências e informações com a realização de palestras, debates, mostras sociais, encontros e outras iniciativas que possibilitarem o desenvolvimento intelectual espiritual e social.

Sua missão é realizar atividades culturais, esportivas, recreativas organizar e manter serviços sociais, assistenciais, criação de creches escola, de pólos profissionalizantes, implementando programas de qualificação e requalificação profissional, cursos, reciclagens, capacitação, encontros, seminários, pesquisas, projetos, estudos, análises, para crianças e jovens e cidadãos de maneira em geral, através de iniciativa própria. O Centro encontra localizado na Estrada da Matriz 314, Pedra de Guaratiba, RJ / CEP. 23.026 – 000. Com o objetivo de manter atividades culturais permanentes que resultam ou incentivem a mobilização social através de expressão cultural, promover e incentivar atividades educativas, diretas para complementar à educação formal, assim como de caráter artístico e cultural, tudo junto às populações em estado de exclusão social.

Primar pelo método, participativo com as organizações parceiras e comunidades atendidas, apoiar atividades culturais, formação de grupos culturais e artísticos, bem como shows, vídeos, filmes, peças teatrais assim como toda sorte de expressão artística e cultural, tanto de seus membros como de iniciativas que apóie, podendo atuar na produção de obras audiovisuais em geral, conforme o estipulado nas normas aplicáveis ao setor.

O Censotraco tem por sua finalidade atuar na área da cultura, assistência social, educação e esporte junto à população em estado de exclusão social, especialmente por via de ação direta com as crianças e adolescentes dos centros urbanos que residem em situação de risco. Com a sistematização e disseminação de projetos inovadores de inclusão cidadã, que possuam apresentar soluções alternativas para enfrentamento da pobreza, a serem incorporadas, nas políticas publicas, promoção de defesa de direitos já estabelecidos através de distintas formas de ação e reivindicação na esfera política e no contexto da sociedade, inclusive por meio da articulação com órgão privado de defesa de direitos.

A política social da instituição está articulada a crianças e jovens de Guaratiba e adjacências que estão em risco social ou que queiram aprimorar seus conhecimentos; atividades socioeducativas, para assim alcançarem bem-estar social, físico e cultural. Seus meios financeiros são através de doações de bens e direitos, rendas patrimoniais, campanhas de arrecadação de recursos, tais como venda de produtos desde que não se revista como atividade principal ou permanente e, também, que todo o resultado dessas atividades reverta para o cumprimento dos objetivos estatutários do Centro Social, subvenções e recursos de financiadores e privados nacionais e internacionais que se incorporem a seu patrimônio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com