TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA CRÍTICA

Por:   •  11/4/2021  •  Resenha  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

UFES- Universidade Federal do Espírito Santo

Disciplina: Processo de Trabalho e Serviço Social

Atividade 3 : Análise do texto :

        

O trabalho do assistente social na esfera estatal In: CFESS; ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS; ABEPSS, 2009, p. 377-392.

O texto em estudo articula  o papel do  assistente social na esfera estatal que ao longo da conjuntura e do aumento das expressões da questão social , articuladas ao contexto do capitalsmo monopolista  foi se alargando na sociedade. A centralidade  dos pressupostos que a autora aborda, traz uma realidade bem significativa para obeservar este campo de disputas, uma vez que o asssistente enquanto profissional , vai ter sua inserção no cenário de  gerir políticas públicas para atender demandas acometidas pelas expressões da questão social.

No que se trata à primeira parte do texto, a autora traz a importãncia de analisar em que contexto social, o assistente social se  insere  nas esferas públicas estatais , numa conjuntura de dar respostas e auxilar  no combate das expressões da questão social, ou seja um universo totalmente contraditório, tendo em vista que o estado naquele momento, estava no seu auge do capitalismo monmopolista.

Por estar inserido no campo da vida social , o Serviço Social é demandado a responder nestes espaços estatais , visando primeiramente os interesses do Estado, na qual ele se torna um trabalhador assalariado, capaz de  fomeentar e gerir apenas políticas públicas.  Tanto que a autora traz , algumas premissas para repensar  o papel do assistente social,  enquanto agente que tem certa

liberdade  relativa,  e que deve conviver  no meio de movimentos contraditórios, ao mesmo tempo que diante das conjunturas sociopolíticas deve estar diante do enfrentamento da desigualdade social, uma vez que deve atender os interesses  do estado, enquanto trabalhador assalariado.

Logo se observa nessa conjuntura o próprio estado como  responsável pela ampliação e profissionalização do serviço Social enquanto profissão,  pois ele o absorve como executor das políticas públicas.

Já em relação ao trabalho profissional e  suas mudanças a partir  da década de 1990, se observa rebatimentos com essas alterações societárias, trazendo uma  nova configuração para  a   sociedade , e   a partir desse aspectos novas indagações respostas sobre este contexto  tanto no âmbito privado , quanto no público. Sejam eles por avanços e/ou regressão de direitos,  vai estar presente o rastro da reforma conservadora , que  traz mais de perto a presença das expressões da questão social e  das desiguldades  tal como elas se paresentam à sociedade,  logicamente trazendo assim o sucateamento dos serviços públicos.

Trazendo logo para o centro  um cenário acótico e esvaziamentos da noção de direitos até ali idealizados pela constituição de 1988,  gerando assim o aumento das expressões da  questão social  e  configurando a partir de tais mudanças, as transformações  na  vida dos sujeitos e  também dos assistentes sociais .

Todo este cenário é abordado no texto, mostrando a desresponsabilização do estado, no que se refere aos direitos sociais ,  principalmente pela necessidade de  manter acesa  a   chama dos interesses capitalista que ele serve ,onde a finaceirização tem seu lugar  de destaque,  trazendo dilemas  caóticos para a  a sociedade,  afetando logicamente os postos de trabalhos  dos assistentes sociais  , que também sofrem  por meio do trabalho temporário ( quando executam os interesses de enfrentantamentos das expressões da Questão social  se inserem neste movimento contraditório, tanyo que observamos o crescimento das OS, como  resposta  para transferir a responsabilidade do estado, entregando a  possível tarefa  para  Terceiro Setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com