TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos sociais e serviço social

Por:   •  4/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

ALUNO/A: E RU

NAYARA SCHNEIDER FREITAS 1829498

RAFAELA DOS SANTOS GONÇALVES 2982456

RELATÓRIO DE PESQUISA

Portfólio

PORTO-VELHO/RO

[pic 1]

Modelo Folha de Rosto

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo esclarecer como uma sociedade civil é organizada, e suas diferentes maneiras de exercer seus direitos através dos movimentos sociais e instituições não governamentais. O Instituto Kaleo foi a organização escolhida para mostrar a sua realidade, suas realizações e métodos de trabalho. Cuja pesquisa foi realizada através do site oficial Kaleo, e entrevista com uma integrante da organização Luani Modesto, agregando mais conhecimento sobre os processos realizados por eles.

As várias formas de organização da sociedade civil: Instituto Kaleo.

A sociedade civil ajusta todas as formas de ação social, realizadas por indivíduos ou grupos que não dependem do Estado e nem por eles são determinadas. Uma sociedade civil organizada é uma estrutura onde os membros servem os interesses gerais através de processos democráticos atuando como interlocutores entre os poderes públicos e a população podemos citar como exemplos: os movimentos sociais, ONGs, sindicatos, fundações e associações.

Os movimentos sociais consistem em uma das formas de organização da sociedade, que tem sua história marcada por lutas e pela capacidade do homem de se organizar. Caracteriza-se um movimento social por possuir identidade, opositor e um projeto de vida ou societário, gerando ações de grupos que lutam para alcançar seus objetivos e mudanças sociais, através do embate político por meio de demandas específicas da sociedade. Fazem parte desses movimentos sociais: ONGs, movimentos populares e sindicais.

Os movimentos sociais ganham força no Brasil na década de 60, com surgimento dos primeiros movimentos contra as políticas vigentes. Antes disso na década de 50, os movimentos nos espaços rurais e urbanos adquiriram visibilidade, podemos citar como exemplo o Movimento Sem Terra (MST), que tem como objetivo a luta pela terra e pela reforma agrária. A partir disso, passa ganhar força outros movimentos como de mulheres, negros, índios e por moradia, que se intensificam a cada dia por melhores condições não só de vida mais políticos e sociais.  

Com a necessidade de suprir as carências de políticas públicas realizada pelo estado surgem as ONGs, que são entidades sem fins lucrativos que visam a promovou mandar

ção e o desenvolvimento de comunidades, com base nas relações de direito e deveres de cidadania. Surgem na década de 70 e 80 com uma característica de se opor ao estado, negando assim qualquer vínculo.

A partir dos anos 90 há uma grande transformação na maneira de se relacionar das ONGs elas passam a ser menos combativas e se utilizam de uma lógica mais racional, defendendo a parceria com estado e assim incentivando o voluntariado e a visão de responsabilidade social nas grandes empresas.

Essas organizações prestam serviços de forma pontual e fragmentada, por meio de voluntariado, serviços esses que deixam de ser prestado pelo estado como parte da cultura neoliberal de enxugamentos de gastos, deixando assim de prestar serviços como saúde, educação e assistência.

Fazem parte também desse terceiro setor as fundações e associações, formadas por grupos de pessoas que se reúnem para atingir um determinado fim. Criadas quando pessoas, empresas ou famílias (no caso de morte) querem investir seus recursos financeiros em áreas socioambientais. Essas são regidas por leis e se caracterizam como pessoa jurídica sem fins lucrativos que atuam na esfera social e pública. Essas instituições que financiam o terceiro setor por meio de doações a entidades beneficentes no Brasil e com a execução de projetos próprios.

O Instituto Kaleo

No campo de pesquisa realizado identifico O instituto Kaleo uma organização não governamental, sem fins lucrativos que atua a cinco anos de forma organizada no Brasil e em diversos países ao redor do mundo. O instituto atua na elaboração de projetos voltados para área de saúde e educação, em locais de vulnerabilidade social, que precisam de atendimento solutivo e preventivo nessas áreas.

Essas ações acontecem de duas a três vezes por ano fora do país com duração de 10 a 20 dias, e diariamente e aos finais de semana em porto velho cidade sede do instituto. Fora do país já atuaram no Iraque, Guiné Bissau, Peru e Egito. Essas ações são realizadas por meio de voluntariado e todo recurso vem por meio de doações feitas diretamente pelo site do instituto, que não possui nenhuma ligação ou parceria com outras instituições da sociedade civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com