TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A valorização do idoso

Por:   •  24/9/2015  •  Dissertação  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

    No Brasil são consideradas pessoas idosas aquelas que possuem idade igual ou acima de 60 anos. Sendo assim, essas pessoas têm direitos que lhes dão prioridades.
Porém, o que o idoso necessita para viver bem é o respeito da sociedade.

   De acordo com o estatuto, o idoso tem direito à vida, saúde, educação, ao lazer, entre muitos outros. É obrigação da família, sociedade e estado garantir isto à cima de tudo.

   O idoso carrega consigo uma grande carga de experiências e memórias culturais, sendo assim, tem o poder de mostrar ao jovem diversas histórias e uma sabedoria que será passa a diante. Estima-se que a expectativa de vida tenha aumentado 20 anos nos dois últimos séculos e com isso vêm algumas dificuldades em lidar com a última fase da vida.

   Mesmo com todos esses direitos, idosos são maltratados e esquecidos por suas famílias. A violência não apenas física, mas também psicológica, é um dos grandes problemas da terceira idade. Com o abandono em asilos e a falta de carinho, a pressão psicológica acaba se tornando um grande mau, assim como os idosos consideraram maus-tratos a forma preconceituosa como são tratados pela sociedade em geral.

    É imprescindível que diante dos argumentos apresentados, todos se conscientizem de que os idosos necessitam de nosso carinho e atenção. É necessária a conscientização da população, no sentido de respeitar os direitos, a dignidade e a sabedoria de vida desta camada tão vulnerável e, até bem pouco tempo, desprezada da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com