TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.198 Palavras (13 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CEAD –SERVIÇO SOCIAL
[pic 1]

              ATPS FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL.

Trabalho de formação social, política e

                                                 Econômica do Brasil

Sobre a orientação da tutora a distancia

                                                    Maria Clotilde bastos

         

Sumaré 7 de outubro  de 2013

SUMÁRIO

         Introdução         3

        jornal virtual  Etapa 1           3

         jornal virtual  Etapa 2         9

        jornal virtual Etapa 3         15

        jornal virtual  Etapa 4        19

        Conclusão        22

              Referências Bibliográficas         23

1 Introdução

Este trabalho tem a finalidade fazer um jornal virtual contando a trajetória histórica do Brasil visando mostrar um pouco do passado e presente para que possam compreender o cenário social e econômico implantado no Brasil.

Etapa 1 passo 1

Jean-Baptiste Debret

Jean-Baptiste Debret nasceu na cidade de Paris na França em 18 de Abril de 1768.

Pintor e desenhista ele foi contratado por dom João VI para retratar aas belezas naturais e humanas encontradas no Brasil.

Chegou ao Brasil em 26 de março de 1816

Durante 15 anos seu trabalho foi baseado exclusivamente nas cenas cotidianas da época

A obra de Debret foi de extrema importância para a cultura brasileira é através delas que podemos conhecer e refletir sobre a nossa existência no passado e de como os negros e índios eram tratados pelos senhores feudais e donos dos engenhos.

Passo 2

Sentindo na pele

Essa cena era muito comum nesta época se prestar atenção verá que ele esta sendo chicoteado por outro escravo a mando dos senhores dono da terra.

O pintor retrata muito bem a realidade da escravatura ressaltando a desvalorização e humilhação com o ser humano.

O imperador

Nesta imagem ele retrata a coroação de Dom Pedro 1 o imperador do Brasil

Podemos perceber a grande de pessoas ao fundo que compareceu para prestigiar este momento tão importante da historia brasileira, este fato histórico aconteceu em 1822.

A PRAÇA

Essa imagem ilustra o antigo cais da praça construído pelo vice-rei e era muito frequentado pelos negociantes das redondezas olhando essa imagem podemos ver os negros lavando o rosto pra poder fazer a barba que era comum naquela época

O jantar

Um jantar brasileiro aonde mostra a exploração de escravos, enquanto a familia está jantando os escravos está servindo e abanando seus senhores, a senhora dá migalhas para as crianças filhos de escravos esta cena aconteceu em 1827.

Passo 3 e 4

Carlota Joaquina a princesa do Brasil

Nesta cena podemos ver Carlota Joaquina passado de cavalo e humilhando as pessoas ordenando que se abaixassem fazendo reverencia

E quando estava chateada quando não faziam reverencia ela mandava chicotear quem não se ajoelhava diante de sua presença.

Hoje em dia existem pessoas que adquirem o poder e posição social e se acham no direito de humilhar, maltratar e desrespeitar o próximo.

  Cena 1

A rainha quando chega ao Brasil não tem onde ficar ela manda que a população sair de suas casas em 24 horas isso configura com muita clareza o abuso de poder e desigualdade social, eles se sentem donos do local e essas famílias às vezes nem tinham pra onde ir e se is talavam em galpões abandonados sem nenhum tipo higiene e conforto.

Hoje em dias nas favelas aonde o tráfico que comanda vemos com muita frequência esse abuso de poder se a famílias não seguir as ordens dos traficantes se sentem donos do local e fazem suas próprias leis e quem se opuser a obedecer eles recebem como punição a saída de suas moradias e sem direito algum de reclamar e podem pagar com suas vidas

 Cena 2

Esta cena relata a morte da esposa do amante da Carlota Joaquina ela mata depois foge para Portugal não foi julgada e nem recebeu algum tipo de punição.

A justiça nos dias de hoje não é muito diferente pessoas de poder aquisitivo muito alto corrompem, compram a sua liberdade e fica em pune.

  Cena 3

O negro foi preso no lugar da princesa mesmo ele alegando que não foi ele que matou a desigualdade social era constante  o negro era tratado apenas como objeto de uso e sofria muita discriminação e  racismo.

Isso se vê como muita frequência nos tele jornais e também no nosso cotidiano, ainda existe muito racismo e descriminação ma agora de uma maneira mais mascarada.

 Cena 4

Etapa 2 passo 1

Republica da espada

A República da espada foi uma ditadura militar ocorrida no Brasil entre os anos de 1889 e 1894.

Governo Deodoro (1889-1891)

Foi chamado de republica da espada porque os dois primeiros presidentes do Brasil foi os militares marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Encilhamento (política econômica) foi o nome que ficou conhecido durante o governo de Marechal a mudança do regime político trouxe vários desajustes econômicos

Um dos grandes efeitos na crise foi a falta de dinheiro circulante no País, para resolver o problema o governo propôs a emissão de papel moeda grandes redes bancárias foram autorizadas a fabricas o dinheiro e a garantia eram títulos públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (214 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com