TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS POJETO E PESQUISA

Por:   •  17/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.733 Palavras (11 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
 
SERVIÇO SOCIAL



PESQUISA SOCIAL



TUTOR A DISTÂNCIA:

Patrícia Dos S.B. Dantas                         RA: 8140757735

Marciany Roberta Delmondes                RA:7755653227

         


SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP
2015

PROJETO DE PESQUISA

APRESENTAÇÃO

 A pesquisa é importante independente da profissão, porem para entender qual o real significado da palavra, vamos nos aprofundar no conhecimento. Segundo o dicionário a palavra pesquisa é um conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico etc. É uma atividade de grande importancia, seu real objetivo é produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e o desenvolvimento social. 

A palavra pesquisa deriva do termo em latim perquirere, que significa "procurar com perseverança". Uma parte importante de qualquer pesquisa é o recolhimento de dados, e por isso um pesquisador deve investigar por informações com dedicação

A pesquisa assume, um papel decisivo na conquista de um situação acadêmica que facilita aliar formação com capacitação, situações indispensáveis tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à expansão do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão. Apesar da nossa recente memória em pesquisa e do viés empirista e epistemologia que a caracteriza, nota-se uma significativa expansão dela nos últimos anos e também um significativo avanço na sua qualidade, a partir da adoção do referencial teórico-metodológico extraído da tradição marxista (GUERRA, 2009, p.702)

A metodologia cientifica é um conjunto de pesquisas e métodos ou de instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. São técnicas e procedimentos empregados para a elaboração da pesquisa e a formulação da produção científica. Busca conhecer trajetórias conquistadas, história, buscar significados atribuídos pelo sujeito às suas experiências sociais, observar a proporção da construção coletiva é um exercício, político de direção social, projeto ético-político.

Um recurso ainda praticado de forma muito erronia por estudantes, pois não buscam um conhecimento e sim praticam o copiar e colar sem nem saber ao certo o que é e qual o seu teor de conhecimento. E assim formando se profissionais despreparados para a realidade cotidiana. A pesquisa no campo do serviço social é muito importante oferece o contato direto com o sujeito, conhecer o seu modo de vida na qual ele vive, sua história, a cultura, as relações sociais. 

A importância da pesquisa no Serviço Social, enquanto dimensão formativa para o Serviço Social possui uma importância e relevância para o desenvolver-se de um profissional qualificado a atender as necessidades postas cotidianamente.

A profissão desenvolveu em sua origem uma postura assistencial, para atender as demandas imediatas da população menos assistida pelo poder público, embasada no conservadorismo, ainda presente nas atitudes profissionais. Ainda nos dá todos os subsídios para explicarmos a questão social e quaisquer as manifestações desta realidade, também aponta como a pesquisa nos possibilita sair do imediatismo para compreender os fatos em sua processualidade, dimensidade e complexidade.

 Sendo assim, o assistente social na sua atuação profissional precisa aprimorar seus conceitos teóricos, linguagem e a pesquisa como prática diária de trabalho.

Uma pesquisa é um processo de construção de um conhecimento ou de um saber com dois objetivos: Gerar novos conhecimentos, Confirmar ou desconstruir um conceito já existente.

Para o Serviço Social a Pesquisa é um instrumento de trabalho no cotidiano. O marco maior foi na década de 80 quando foi definido o rumos teórico-metodológicos, técnico-acadêmicos e políticos para o Serviço Social. 

O novo Código de Ética Profissional de 1993 é um marco histórico na trajetória do Serviço Social por sua legitimidade teórico-prática alcançada pela categoria profissional.

Sobretudo no meio universitário, buscou a formação de um profissional generalista, em ruptura com as especializações e contribuiu para o avanço do entendimento das debilidades e de suas consequentes inadequações metodológicas do pensar e do fazer profissional, a prática é formulada como um processo de trabalho, como uma atividade com fins, meios e resultados em torno da questão social, definida formalmente como objeto do Serviço Social (Faleiros, 2005, p.32).

 A pesquisa tem como foco a pratica do profissional dos assistentes sociais, como até mesmo quais são os fatores que o influenciam e se tornam determinantes no seu papel. O que é preciso observar é a dificuldade que muitos destes profissionais tem, mediante as pressões de caráter socioeconômico, e de que maneira podem utilizar se do código de ética, já que é um instrumento de defesa do exercício. Desta forma se afirmar que o profissional sabendo manusear esta ferramenta conseguira desenvolver um trabalho diante do reconhecimento do seu caráter investigativo e de sua capacitação critico-analítico, que contribuirá no seu processo de construção e ações.

  TEMA

Atuação do assistente social: Um desafio na atualidade.

 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A atuação do assistente social na execução da política de assistência social no município de José Bonifácio.

PROBLEMA

Porque profissional encontra dificuldades na efetivação dos direitos sociais?

Como driblar essas dificuldades?

É falta de conhecimento ou o comodismo do cotidiano?

OBJETIVO

Refletir sobre a atuação do assistente social na defesa intransigente e efetivação dos direitos sociais no município de José Bonifácio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com