TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES ANHANGUERA EDUCACIONAL

ATPS – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

HELENA FURTADO

PAOLA RODRIGUES

TALITA RODRIGUES

VANESSA CABRAL

“TECNOLOGIA,  FERRAMENTA ALIADA DO SERVIÇO SOCIAL.”

SÃO JOSÉ, 04 DE JUNHO DE 2014

 2° ETAPA

INTRODUÇÃO

Neste projeto iremos expor os itens, que utilizaremos para divulgar nosso evento. Ao decorrer do mesmo, estará sendo exposto, todo material que em grupo pesquisamos, e escolhemos dentro dos meios da tecnologia da informação e comunicação, para elaborar este projeto. Para promover nosso evento, optamos por utilizar as redes sociais, em especial, o facebook, que é a rede social mais utilizada no mundo, e também outro meio de comunicação que há muito tempo se utiliza que são os cartazes, pois percebemos que nem todos tem acesso as redes sociais.

CASA DE ACOLHIMENTO SOCIAL AO MORADOR DE RUA

O projeto que iremos apresentar tem o objetivo de promover melhorias, a instituição que escolhemos ‘Casa de Acolhimento Social ao Morador de Rua’, que tem como objetivo acolher os indivíduos em situação de rua, que passam pelo processo de triagem, que é feito pelo Centro Pop.

Quando o morador em situação de rua, passa pelo processo de triagem, e chega à instituição de acolhimento, ele passará então a ser residente desta casa, que terá como objetivo, a inclusão deste residente a sociedade. Neste processo de inclusão, o residente tem como direito: abrigo, alimentação, auxílio médico uma vez por semana, e acompanhamento de um assistente social para refazer seus documentos, pelo período que estiver residindo.

  • O auxílio médico prestado ao residente, que é feito uma vez por semana, é diretamente na casa, sendo que o residente tem acesso as policlínicas, e hospitais da região, quando for necessário.
  • A alimentação é oferecida pela Prefeitura de São José, e é feita todos os dias no Cat provisoriamente. São servidas quatro refeições por dia, sendo elas: café da manhã, almoço, café da tarde e janta.
  • A casa tem capacidade para trinta residentes, e hoje abriga vinte e dois, sendo vinte homens, e duas mulheres. No inverno, a casa acaba abrigando mais residentes.
  • Com auxílio da assistente social, os residentes poderão refazer seus documentos, e assim voltar ao mercado de trabalho.

PROMOVENDO MELHORIAS

Com a pesquisa e entrevista que fizemos com a coordenadora da instituição, percebemos as reais necessidades da casa. E com isso identificamos que era preciso divulgar de forma diferenciada essas necessidades, porém por questões políticas, não foi possível divulgar em rede social o projeto da casa, com isso, resolvemos então, criar um facebook onde iremos expor questões como: uso de drogas, alcoolismo, doenças sexualmente transmissíveis, doenças crônicas, e suas prevenções.

Iremos utilizar cartazes e o facebook, para divulgar uma palestra, que iremos promover. Esta palestra ainda não tem um tema definido.

CONCLUSÃO

Esta etapa foi muito importante para o grupo. Pois tivemos a oportunidade, de conhecer melhor sobre a instituição escolhida, suas necessidades, e como ela funciona, através de uma visita, e entrevista com a coordenadora da casa. Percebemos quão importante será utilizar as tecnologias de informação e comunicação, em especial as redes sociais, para promover nosso projeto.

BIBLIOGRAFIA

  • FONTE: Entrevista com Sandra, Coordenadora. (Em Casa de Acolhimento Social ao Morador de Rua) – 25 de Abril de 2014.

1° ETAPA

DEFINIÇÃO

O que são Projetos Sociais

Os Projetos Sociais constituem-se em ações pedagógicas direcionadas para a formação do indivíduo, visando contribuir com a inclusão social, e com isso tem iniciativas, individuais ou coletivas, que visam proporcionar a melhoria da qualidade de vida, de pessoas e comunidades.

Para que os projetos possam ser realmente legais, ou seja, da lei, primeiramente se apresenta a proposta, que passa a ser discutida e convertida em lei. Essa proposta é geralmente em formato de um texto escrito e que para se transformar em lei, precisa ser aprovado.

Os projetos sociais são um exercício de cidadania também, pois, envolvem as pessoas para além do seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro. Eles são um meio para que haja maior conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha na sociedade, além de despertar o sentimento de solidariedade.

Bibliografia

• Responsabilidade Socioambiental. 14, Dezembro 2011. Disponível em:

http://www.terceirosetoronline.com.br/responsabilidade-social/

• Projetos Sociais. 12, Junho/2007. Disponível em:

http://projetossociais.wordpress.com/

3° ETAPA

INTRODUÇÃO

No processo desta etapa, foram feitos os cartazes utilizados para divulgação de nosso evento final, que será uma palestra, com o seguinte tema: “Moradores em Situação de Rua”. Ficou definido pelo professor que nos orienta, que a palestra será no dia 04 de Junho de 2014, com início as 20:00 horas, com duração de no máximo 1hora e 20 m.

Também nesta etapa, o grupo criou uma página social, no facebook, onde é divulgado, as questões sobre os morador, documentários sobre drogas, DSTS, doenças crônicas, entre outros agravantes, ligados aos moradores em situação de rua.

Este é o link para acesso a página criada pelo grupo:

 

4° ETAPA

INTRODUÇÃO

Nesta etapa final, estará exposto todo material que conseguimos desenvolver, no processo geral da ATPS, como foi a escolha da Instituição, como foi a adequação  do uso da tecnologia a favor de nosso desafio, e como poderemos utilizar como mais uma ferramenta do Serviço Social. Conterá aqui também, relato de como foi o evento, com depoimentos e imagens, e considerações finais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com