TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Acne

Relatório de pesquisa: Definição de Acne. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 7

Famesp

Faculdade Método de São Paulo

Facial

Professora Neide

Tema: Acne

Karoline Ignesia

2º módulo Ecm04 n° 47

São Paulo

2012

Acne

1 - Definição

(Epiderme, Derme e Glândula Sebácea)

Acne, é a hiper secreção da glândula sebácea que associada com as células mortas que estão na superfície da pele; obstruem o folículo pilocebaceo. Esta grande quantidade de sebo favorece a proliferação do propiniobacterium acne, então, aparecem alterações na superfície da pele, 80 % dos adolescentes sofrem com a acne.

2 – Etiologia :

A etiologia é multifatoriais (várias causas levam a esse problema), ou seja, hormonal, estresse, tipo de pele, cosméticos, genética (...)

2.1 – Genética : atinge pessoas que tenham históricos familiar deste problema.

2.2 – Hormonal: a glândula sebácea trabalha de acordo com as regulações do hormônio. Se houver uma alteração hormonal, esta glândula pode secretar mais sebo.

2.3 : Cosméticos inadequados e falta de higienização da pele: por uso de cremes comedogênicos e também em pessoas que não limpam a pele diariamente.

2.4 – Estresse: pois leva uma alteração hormonal e pela manipulação inadequada das lesões.

2.5: Alimentação: açucares e gorduras dos alimentos podem estimular a oleosidade da pele.

3 – Lesões da Acne

- comedões abertos;

- comedões fechados;

- papulas;

- pústulas;

- nódulos e cistos;

- cicatrizes;

3.1 – Comedão Aberto

É conhecido popularmente como cravo preto, pois houve ruptura da película e o sebo entrou em contato com o ar sofrendo um processo de oxidação e também o aumento da melanina faz com que este fique escuro.

3.2 – Comedão Fechado

É conhecido como cravo branco, onde observamos uma pequena elevação da pele arredondada que quando sofre ruptura sai uma “massinha” amarelada.

3.3 – Pápulas

É uma lesão interna arredondada que não pode ser extraída.

3.4 – Pústula

Elevação infectada da pele, que contém sebo na base e pus na superfície.

3.5 – Nódulos e Cistos

Os nódulos são lesões características dos graus mais elevados da acne; são arredondados, inflamados e internos. Os cistos são lesões próximas e comunicantes.

3.6 – Cicatriz

Substituição do tecido lesionado por outro diferente do original.

4.0 Graus da Acne

4.1 - Grau 1 – Comedoniana

Contém comedões abertos e fechados.

4.2 – Grau 2 - Pápula e Pustulosa

Contém comedões abertos e fechados, mais pápulas e pústulas.

4.3 – Grau 3 - Nódulo – Cistica

Contém comedões abertos + comedões fechados, + pápulas e pústulas, + cistos e nódulos.

4.4 – Grau 4 – Conglobata

Contém comedões abertos, comedões fechados, + pápulas e pústulas, + nódulos e cistos e mais cicatrizes.

5.0 – Profissional Esteticista

O profissional esteticista deve estar capacitado a fazer a avaliação correta dos quadros de acne onde o reconhecimento e classificação exata fará toda a diferença em relação ao tratamento a ser empregado. É importante uma análise criteriosa da ficha de atendimento ao cliente (anamnese). Nos quadros de acne que acabamos de ver onde alguns casos apresentam manifestações clínicas severas, o tratamento deverá ser orientado por um médico dermatologista, que é o profissional capacitado para indicar os medicamentos ideais para cada caso.

É indiscutível a necessidade do profissional de estética estudar e se familiarizar com as diferentes patologias estéticas. O diagnóstico é fácil, pelas lesões típicas observadas em certo nível de idade. Mas deve ser feito o diagnóstico diferencial com outras doenças dermatológicas.

6.0 - TRATAMENTOS DA ACNE

Sendo doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo, de modo a evitar as suas seqüelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na auto-estima de jovens acometidos pela acne.

O lado emocional dos pacientes não deve ser menosprezado. A desfiguração causada pela acne mexe com a auto-estima do adolescente, que passa a evitar o contato social com vergonha de suas lesões e das brincadeiras dos colegas. Quando necessário, deve ser fornecido suporte psicológico. Quando sob orientação do médico dermatologista o tratamento pode ser feito com medicações de uso local (tópico), visando à desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade.

Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro, geralmente antibióticos para controlar a infecção ou, no caso de pacientes do sexo feminino, terapia hormonal com medicações anti-androgênicas. Apesar de não ter participação na causa da doença, a dieta pode ter influência no curso da acne em algumas pessoas. Alimentos como chocolates, gorduras animais, leite e derivados, crustáceos, condimentos fortes e amendoins devem ser evitados pelos pacientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com