TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise institucional do filme 28 dias

Por:   •  28/6/2017  •  Seminário  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO FADERGS

Análise institucional do filme 28 dias.

O filme 28 dias aborda a história de uma dependente em álcool e analgésicos, por conta disso, foi condenada pela justiça por um acidente de trânsito a ir para uma instituição pelo período de 28 dias para recuperação da dependência do álcool. Neste trabalho analisaremos a instituição em que a atriz foi internada e baseado nisso faremos uma intervenção multidisciplinar com graduandos dos cursos de Serviço Social e Psicologia.

Características gerais: Instituição de caráter privado para recuperação de adictos.

Objetivos explícitos: ?

Objetivos implícitos: ?

Estrutura:

Hierarquia: Monitor chefe ( ex dependente químico), Enfermagem e Terapeuta.

Perfil da instituição: De caráter religioso, vários cânticos falando em Deus.

Programas- metodologia: Terapias em grupo, não prioriza a individualidade do indivíduo, familiares falam na frente de todos do grupo, suas insatisfações sobre o interno, deixando-o constrangido.

Intra-institucional:

Mecanismos de controle: Os próprios internos controlam uns aos outros através de divisões de tarefas entre eles.

Avaliação de resultados?

Dinâmica extra-institucional?

A personagem principal usa as “táticas de adaptação”, que segundo Goffman são quatro:

1° abstinência, seu corpo acusa com mãos trêmulas que precisa de seus analgésicos, cigarros, devaneios entre o passado (sua infância) e momentos de festas.

2° Intransigência: a personagem desafia as normas, não participa das atividades (ajuda na limpeza, reuniões com o diretor e sai em dia de visita e volta embriagada).

3° Adaptação: ao chegar ao extremo ao cair de uma janela em busca do seu analgésico e quebrar a perna, percebe que ela deve aceitar ou ser presa, pede uma segunda chance e percebe que é doente, começa a participar das atividades, mas por obrigação e sem entusiasmo.

4° Conversão: na terapia familiar, a filha de uma das internas fala o quanto é ruim quando sua mãe bebe porque ela deixa de fazer coisas divertidas com ela, a personagem principal relembra que na sua infância sua mãe era muito divertida até com brincadeiras perigosas e percebe que sua mãe era alcoólatra.

A colega de quarto vive em uma ficcção olhando uma novela porque não tem apoio externo, teme em sair da instituição pois sabe que sem apoio pode ter uma recaída.

Quando a personagem principal entra na conversão, ela analisa seu mundo fora da instituição, da própria instituição e dos instituídos. Após isso, vira uma instituinte, assiste a novela com sua colega de quarto, propõe mudanças na despedida e realiza um teatro com os demais internos da novela preferida de sua colega.

A maioria dos pacientes voltam para a instituição após sua “alta” ( médico, jogador de baseball, colega de quarto)

A morte de sua colega abalou a todos, mas principalmente a personagem principal, o resgate de vínculo com sua irmã após conversarem sobre seus sentimentos e ambas reconhecerem seus erros, a irmã assume não ter dado apoio e amor.

Ao sair da instituição seus colegas cantam uma canção especial para a personagem principal, ao voltar para casa percebe que seu namorado não a ajudará a ter uma vida “normal”, ele promete mudar, mas ao ir e um bar ele bebe, não a ouve, fala demais, não leva nada á sério e ela resolve dizer adeus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com