TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades complementares

Por:   •  22/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

VOCÊ É ASSISTENTE SOCIAL DO CRAS DE UM MUNICÍPIO PAULISTA. COM BASE NO ATENDIMENTO EFETIVADO NESTA DATA, ELABORE PROCEDIMENTOS DE INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL, BASES TEÓRICAS, METODOLÓGICAS E BIBLIOGRÁFICAS.

UMA FAMÍLIA DE UM HOMEM APARENTEMENTE COM 43 ANOS, UMA MULHER DE APARENTEMENTE 40 ANOS E TRÊS FILHOS COM IDADES 13, 8 E 2 ANOS, PEDEM PROVIDÊNCIAS POIS ESTÃO SEM TRABALHO, ALUGUEL ATRASADO HÁ 3 MESES, LUZ CORTADA, COM HISTÓRICO RECENTE DE UTILIZAÇÃO DE ÁLCOOL E DROGAS POR AMBOS. VIOLÊNCIA FÍSICA E SEXUAL CONTRA OS FILHOS.

Neste caso faz-se necessário o acolhimento institucional das crianças e do adolescente, para assegurar de que nem um mal seria feito á eles, só depois tomava as providências cabíveis. Para isso a família deve ser inserida no (Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade), por se tratar de um caso de alta complexidade sendo necessário o serviço de atendimento institucional. A família deve ser encaminhada para o CRESS já que o CRAS não faz esse tipo de atendimento.

Depois do acolhimento institucional, para que se concretize a suposta violência física e sexual é necessária uma investigação para averiguar a veracidade dos fatos aqui citados.

Com relação à situação econômica apresentada essa família deve ser incluída em programas de transferência de rendas, já que a família se encontra com aluguel atrasado, luz cortada e possivelmente sem terem o que comer.

Já em relação ao uso de drogas e álcool, há programas e serviços que oferece ajuda a esses usuários em parceria com a saúde, nos quais esses pais devem ser encaminhados e oferecê-los ajuda, já que trata-se de uma doença e também necessitam de tratamentos .

Com relação à violência física e sexual, crianças e adolescentes em situações de violência física e sexual geralmente encontra-se em situações de extrema vulnerabilidade e fragilidade. Por esta razão este serviço deve desenvolver um conjunto de procedimentos técnicos especializados para o atendimento e proteção imediata ás crianças e adolescentes abusados sexualmente, proporcionando-lhes condições para o fortalecimento da autoestima e o restabelecimento de seu direito á convivência familiar e comunitária.

Devem-se buscar articulações com rede local, atendimento e acompanhamento dos autores da agressão sexual, e devem ser encaminhados para efetiva a responsabilização criminal deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com