TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento Organizacional

Dissertações: Atps Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O Comportamento Organizacional tem por objetivo compreender o comportamento individual e dos grupos no âmbito empresarial, respeitando os valores e princípios de cada membro da organização.

Os fatores que implicam no desenvolvimento e nas mudanças nas organizações, demonstrando a importância da motivação e da percepção de cada individuo, para que se alcance a eficácia que é realização perfeita de determinada função gerando o resultado pretendido, fabricando um produto adequado ao mercado gerando a eficiência que se refere à otimização dos recursos utilizados para obter resultados.

CAPITULO 1

Comportamento Organizacional é o estudo das relações entre o individuo e a organização, por meio dessas analises busca-se melhorar o ambiente corporativo com o objetivo de ampliar e aperfeiçoar a produtividade, mantendo a equipe de trabalho motivada e em harmonia. Com isso, fazendo com a que empresa alcance as metas estabelecidas, gerando maior competitividade e desempenho no mercado.

De acordo com os autores Robert P. Vecchio e Wagner e Hollenbeck, que abordam a temática Comportamento Organizacional chegou-se a seguinte análise:

Segundo o autor Robert P. Vecchio, o comportamento organizacional abrange o campo psicológico, ele acredita que a personalidade de determinado individuo é o principal motivo que o influenciará nas decisões dentro de uma organização, considera também que a estrutura organizacional é levada em conta ao analisarmos uma situação. Outro fator que ele expõe é de que a preocupação principal com o elemento humano prevalece para que a organização tenha maior eficácia e não entrando nos méritos técnicos e financeiros como forma de obter um crescimento superior.

De acordo com Wagner e Hollenbeck, o comportamento organizacional investiga o comportamento humano, por meio da previsão, explicação, compreensão e modificação dentro do ambiente corporativo. Ele acredita que a estimulação dos indivíduos deve constituir de diálogo e ações imediatas para resolução de problemas ou também para mudanças positivas, para que o stress não aconteça, pois ira afetar no desempenho do profissional.

Equiparando os dois autores, conclui-se que o ser humano é considerado a principal preocupação, que é através do diálogo chegar se à resolução de problemas sem afetar o desempenho psicológico, ocasionando no comprometimento do indivíduo e resultando no crescimento da organização.

Comparação entre os tipos de sistemas fechado e aberto:

FECHADO

Não apresentam relações com o meio ambiente, não sofrem nem recebem influencia do mesmo.

Também denominado sistema mecânico, pois operam com reduzida troca de matéria e energia com o meio.

Organização racionalista, pois concentrasse apenas nas operações internas, sem referencia ao meio externo e sem mudanças na organização independente do ambiente. ABERTO

Influenciam e são influenciadas pelo ambiente através das entradas e saídas.

Chamada também de sistema orgânico, pois transferem energia e matéria constantemente com o ambiente externo. São organizações que antecipam, reagem e adaptassem a alterações nesse ambiente.

A empresa reage a seu ambiente adaptando-se a ele para sobreviver no mercado mudando produtos, técnicas e estruturas. São empresas flexíveis, que atuam em campos instáveis e em inúmeros mercados. Possui capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente, naturalmente mesmo sobre adversidades.

Fontes de pesquisa:

CHIAVENATO, IDALBERTO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 3ª Edição. S. Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

CHIAVENATO, IDALBERTO. Comportamento Organizacional. 1ª Edição. S. Paulo: Elsevier, 1983

CARAVANTES, GERALDO. Comportamento Organizacional. São Paulo, Editora Anhanguera (PLT), 2008.

JOHN A. WAGNER & JOHN R. HOLLENBECK. Comportamento Organizacional – Criando Vantagem Competitiva – São Paulo: Saraiva, 2006.

ROBBINS, STEPHEN P. Comportamento Organizacional – 11ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

KINICKI/ KREITNER, ÂNGELO e ROBERT. Comportamento Organizacional 3ª Edição. S. Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2006.

CAPITULO 2

O conceito de inovação é muito variado, pois depende de sua aplicação, mas em modo geral inovação é exploração com sucesso de novas ideias ou ate aperfeiçoamento de existentes.

Realizamos uma pesquisa referente ao conceito de inovação, perguntamos a diferentes pessoas sobre o que significa inovação, abaixo apresentamos algumas das respostas que obtivemos:

Giovanna– 8 anos, estudante.

Inovar é ter muitos brinquedos novos e diferentes.

Victor, 13 anos, estudante.

Inovar são jogos novos e diferentes, são todas as novidades.

Gabriela, 21 anos, Contratos.

A inovação é muito importante para a evolução de todos os setores da indústria, pois é através dela que as novas tecnologias despontam.

Alessandra, 25 anos, estudante de artes.

Inovar é criar infinitas possibilidades dentro de uma mesma figura.

Renata, 28 anos, Comercial.

Inovar é atualizar as tecnologias buscando a evolução.

Wanessa, 31 anos, administradora.

Inovação vem do conceito de novidade, descoberta, então entendo que inovar seja algo inovador e diferente.

Valquíria - 33 anos, analista de qualidade.

Inovar é melhorar um processo.

Daniela , 34 anos, Compras.

A inovação move o mundo, sem ela as tecnologias estariam ultrapassadas.

Melissa– 34 anos, bancária.

Inovar é fazer algo melhor.

Regina , 35 anos, Faturamento.

Inovar é deixar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com