TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps tropa de elite

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

Sobre o filme:

Tropa de Elite filme brasileiro lançado em 2007 sob direção e roteiro de José Padilha, tem na longa metragem Wagner Moura como Capitão Nascimento no papel principal. Estima-se que a trama tenha sido vista por 11milhões de pessoas, por meio de dvd´s falsificados. A pré-estreia do filme foi realizada por intermédio da pirataria. Quando estreou no cinema após algumas semanas, Tropa de Elite era recorde de bilheteria em todo pais e hoje é considerado um dos filmes mais importantes da história, do cinema brasileiro sendo aceito e reconhecido por todos os públicos.

Humanos e Animais: linhas tênues:

O homem ao contrário dos outros animais destaca-se pela capacidade que exerce de raciocinar, enquanto as outras espécies agem, sobretudo por instinto. Com isso os seres humanos conseguem-se sobressair melhor em determinadas situações, do que outros seres. O ser humano animal racional, é capaz de pensar, criar e desenvolver suas próprias formas de cultura. As outras espécies vivem de modo natural, agindo somente conforme as suas necessidades num processo instintivo. O animal e o homem comunicam-se de forma diferente uns dos outros cada raça emite um determinado tipo de som é diferente também o modo com que se relacionam e se reproduzem.

O que é Cultura? 

A palavra cultura é derivada do latim colere que significa cultivar, sobretudo cultura é o conjunto de hábitos, valores, crenças, costumes e conhecimentos de um povo. Em um estudo realizado Alfred Kroeber e Clyde Kluck Hohn descobriram em média 167 definições diversas para cultura. O que se aprende de geração em geração conhecimentos teóricos e práticas, que são repassados na sociedade acabam se tornando a identidade cultural de um povo cada um com sua própria cultura. O termo cultura aplica-se em inúmeras áreas do conhecimento humano, dentre elas destacam-se as ciências sociais, filosofia, antropologia, biologia entre outras. Compreende-se então que cultura é uma herança de valores, costumes e conhecimentos de uma sociedade que pode ser influenciada e sofrer mudanças adaptando novos conceitos, novas ideias esquecendo-se de outros.

Quais as manifestações culturais apresentadas no filme?

 As manifestações culturais formam a identidade e o patrimônio imaterial de um povo, ou seja, práticas e técnicas podendo ser transmitidas de duas formas orais e por gestos.  Em Tropa de Elite pode-se perceber a violência como principal forma de manifestação, os moradores acostumados com o medo e as ameaças dos traficantes, veem o tráfico passando de geração em geração criando uma cultura violenta. Existe também a crença de que policial, é pior do que bandido e o chefe do tráfico é o rei do morro e deve ser respeitado por todos. Outro alarmante é a corrupção de políticos e policias, alicerçada dentro da cultura brasileira. A violência se manifesta tão fortemente que influencia até dentro dos bailes funk´S uma das poucas formas de diversão e lazer dos jovens da favela. Os bailes quase sempre são patrocinados pelos traficantes e lamentavelmente, é regado por bebidas alcoólicas, drogas, prostituição de menores e muita violência, com bandidos fortemente armados. A violência também se encontra presente nas letras das músicas exemplo disso é: O Rap das Armas de Cidinho e Doca e Tropa de Elite de Tihuana onde se nota a rivalidade entre policiais e traficantes, travando uma verdadeira guerra urbana. Facilmente perceptível neste trecho do Rap das Armas: “Pra subir no morro até a Bope treme não tem mole pro exército, civil nem pra PM”.

Os Conflitos Sociais

No filme diversos são os conflitos sociais apresentados desde a pobreza, a violência, o descaso dos governantes, o abandono e a falta de politicas publicas para a população, até a corrupção e o tráfico de drogas. Entre tantos conflitos a violência aparece de forma gritante, sendo a forma de conflito que mais atinge os moradores das favelas cariocas. A violência urbana que tanto amedronta e oprime é fruto, sobretudo da miséria e da desigualdade social das classes, já que o crime e o tráfico movimentam uma sociedade extremamente capitalista. Os maiores praticantes desta violência muitas vezes são os próprios policiais que abusam do poder que exercem, torturando e matando não só os bandidos, mais pessoas inocentes, quando deveriam promover segurança e preservar a vida. A corrupção é retratada com um olhar critico e observador para o que acontece dentro da sociedade, que por vezes passa por despercebido aos olhos do povo, por ser uma realidade oculta por parte do estado e do governo que desviam o dinheiro publico em prol de si mesmos. Corrupta também é a policia que facilita a ação dos traficantes, visando à troca de favores, benefícios e muito dinheiro proveniente do tráfico de drogas quando deveria ser combatido e hostilizado. A corrupção como conflito é preocupante, pois corrompe vários órgãos e instituições do pais com o forte apoio do governo, dando proteção ao crime e a marginalidade formando um elo entre traficantes, usuários de drogas,  policiais e políticos  corruptos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com