TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  21/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.478 Palavras (14 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2]

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

CURSO: Serviço Social

ALUNO/A: Ana Raquel Garcia Favoreto

“Os movimentos sociais surgem a partir da relação tempestuosa  entre o desenvolvimento do Estado e Sociedade civil,  Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais destaque a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as mudança ocorridas tanto no campo econômico quanto no social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano ganharam visibilidade. As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres. A importância para o serviço social na visão de Walisson Pereira Fernandes, define   muito bem o   papel dos  movimentos  sociais  no  contexto  e  conflitos das classes sociais   em sociedade organizada, exemplo, classes sociais entende -se que é  um grupo constituído   por  pessoas  com  padrões culturais,  políticos e  econômicos semelhantes, o fator financeiro, é uma das características mais marcantes na  definição de uma classe social.

Saber distingui-los ou conhecer seus aspectos, diferenças e semelhanças é bem
importante para quem se   propõe a trabalhar no serviço social, temos estudado até aqui que é neles que estão as bases para as tomadas de ações no labor do assistente social.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Para uma melhor demonstração dos movimentos sociais no Brasil, observaremos os movimentos sociais no País a partir de   1970, pois foi nesse momento que as manifestações sociais ganharam visibilidade, também houve muita produção acadêmica sobre o assunto, onde houve um processo de ação visível quanto ao papel dos movimentos sociais.

Para o   historiador inglês Eric Hobsbawm entre 1973 e o início da década de 1990, pode ser vista como   década   da   crise, pois houve uma ebulição no mercado de trabalho, mudanças nas políticas e transformação a adoção por vários governos.

Na década de 1970 começou uma crise mundial de petróleo que abalou economias desenvolvida de países. Uma questão importante também, foi que a globalização onde houve o OPEP (Organização dos Países exportadores de Petróleo) com uma negociação que trouxe consequências ao universo do trabalho, uma vez que empresas deslocavam suas plantas produtivas para países onde mão de obra era barata reduzindo assim a oferta de emprego em países ricos. E nesse contexto surgem os novos movimentos sociais que são princípios orientado por uma pauta mais ampla e diversificada tais como questão de gêneros, racismos e inclusão social e demais movimentos.

 

                           SEGUNDO SITE GUIA DO ESTUDANTE

Movimentos sociais se refere a ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio de embate político dentro de uma determinada sociedade e de um contexto especifico.

http://guiadoestudanteabril.com.br/estudo/movimentos-sociais-resumos/

Conforme o artigo de “SOCIEDADE CIVIL NO BRASIL E MOVIMENTOS SOCIAIS E ONGS” escrito por Maria da Gloria Gohan para autora sobre a objetividade na construção da cidadania dos brasileiros, estamos todos em construção de um novo padrão civilizatório feito para ser humano e não para o mercado como querem as políticas neoliberais de caráter excludente.

Portanto os movimentos sociais são, ações coletivas, “Suas ações estruturam-se a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em situações de conflitos, litígios e disputas” (GOHN, 2000, p.13).
Então ao relacionarmos SERVIÇOS SOCIAL, DIREITOS e CIDADANIA, percebemos como essas áreas estão ligadas, pois até o início do século XX, a ideia de movimentos sociais apenas estava ligada ao contexto organizacional ao sindicato dos trabalhadores. No que se diz respeito ao objetivo de garantir que os cidadãos tenham seus direitos respeitados.

MOVIMENTOS SOCIAIS E CLASSES SOCIAIS RESOLUÇÃO

Movimentos   sociais são organizações que se   reúnem   em torno   de   um problema específico para lutar por   justiça   e igualdade social, garantindo o direito àqueles que   não têm voz nem vez na   sociedade. Vivemos em uma sociedade injusta e paradoxal.

As mobilizações de massa com a jornada de   julho de 2013, mostrou que existe possibilidade   de mobilizar uma quantidade grande de pessoas através das redes sociais, discussão de   determinado assunto e   tomadas de decisões (passeatas, panfletagem, mobilizações, rede sociais.)  para um determinado fim com vistas a manifestação de opinião sobre determinado assunto, diferente das manifestações do passado   que   era feitas pelos partidos políticos, sindicados.  Houve também os movimentos   mais recente   como foi   o caso   dos movimentos pró   impeachment e    contra o   impeachment que terminou   no afastamento da   Presidente da República Dilma Rousseff.  As organizações sindicais são os movimentos   sociais mais antigos que existem e nasce   das contradições da revolução industrial no século   XVII, na   Europa. Aqui no Brasil há grandes centrais sindicais como é o caso da CUT (central única   dos trabalhadores) e MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) esse movimento vindo de lutas camponesas foi o maior movimento social da América- Latina que houve, conforme nos mostra os autores Fernandes e Aquino.

 

MOVIMENTOS SOCIAIS E SOCIEDADE CIVIL

A relação entre os   movimentos sociais e a sociedade   civil nem sempre foi uma relação tranquilo, uma vez a sociedade civil   é composta   por interesse diferentes, seja interesses de classes sociais, seja interesse de   grupos sociais, como afirma o   professor Donizete na aula “A relação dos movimentos sociais e a sociedade civil”.

MOVIMENTOS SOCIAIS E CLASSE TRABALHADORA

No âmbito do trabalho, os sindicatos têm um papel muito importante no que diz respeito a conquista de diretos da classe dos trabalhadores, uma  vez que nenhum benefício e   dado   a classe sem que ha já mobilização e luta, como bem podemos entender ao verificar a história do trabalho no   mundo a partir da revolução industrial.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (727.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com