TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Categoria Mediação

Por:   •  17/8/2016  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

CATEGORIA MEDIAÇÃO

4.2.1 Mediação: categoria fundamental para o trabalho do assistente social

1. Qual é o objetivo do texto?

O objetivo do texto é a mediação e seu papel teórico-metodológico na atuação profissional do assistente social.

2. Comentar sobre as determinações fundantes da ontologia do ser social.

A ontologia do ser social é o estudo do ser, da sua essência humana, onde várias questões interferem no estudo do ser social, como a questão econômica, por exemplo. É necessário que se entenda como o ser social é constituído para estudar a mediação.

O trabalho é a categoria fundante do ser social porque através dele o ser transforma a natureza e ao mesmo tempo também é transformado.

3. Como ocorre o processo dialético do conhecimento de acordo com Marx?

O conhecimento pode ser dado pelo senso comum, mas o conhecimento do ser só acontece quando se ultrapassa do imediato para o mediato, que é o processo de mediação. O processo dialético é pensar além do imediatismo e compreender o ser social, pois a aparência não vê a essência, deixa a pessoa alienada porque não se vê o processo interior.

4. Fale sobre Legalidade Social

A legalidade social é aquele padrão que é construído e instituído historicamente dentro da sociedade. Sem ter a teoria social crítica, o método dialético, não se pode intervir de maneira mais reflexiva e menos imediata.

5. Explicar universalidade, singularidade e particularidade.

Singularidade: imediatismo; não enxerga o que está oculto, só vê as aparências.

Universalidade: estrutura dos eixos fundantes da categoria da mediação.

Particularidade: a mediação em si.

6. Qual é a importância da categoria mediação para o assistente social?

A mediação para o assistente social é importante no seu caráter interventivo. O profissional deve aprender a ouvir seu usuário, compreender o que se passa e pensar, refletir e cogitar possibilidades para auxiliá-lo. A mediação é esse processo de reflexão que acontece entre o pensar para agir e não agir sem pensar, sem refletir.

7. Como o assistente social pode intervir na realidade social através da dialética, singularidade, particularidade, universalidade?

A intervenção é especialmente feita por meio do diálogo. Para o marxismo, a dialética é o pensamento e a realidade ao mesmo tempo, ou seja, a realidade é contraditória com o pensamento dialético. A singularidade só enxerga o exterior, aquilo que está exposto. A universalidade é onde está localizada a legalidade social e onde começa a haver uma aproximação com a particularidade, que é, por fim, a própria mediação em si.

8. Por que mediatizar é preciso para o assistente social?

A categoria mediação é importante quando vemos que a profissão é interventiva e para intervir é preciso refletir, onde esse processo de intervenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com