TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o pensamento neoliberal concebe a questão da pobreza?

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Alunos (as):

POLO

UNIP INTERATIVA – ALTAMIRA-PA

2017

        GREYCYANNE FERREIRA DA SILVA                  RA 1523750

[pic 2]

TRABALHO EM GRUPO (TG)

Disciplina: Estudos Disciplinares - Formação Geral

Professor: Amarilis Tudella Nanias

Como o pensamento neoliberal concebe a questão da pobreza?

Entendimentos sobre pobreza, "questão social" e seu enfrentamento

O neoliberal imagina que a pobreza é uma manifestação que permeia a sociedade desde o seu fundamento como associação de classes, pois a pobreza não é fruto somente da sociedade capitalista, esta passa a permanecer a partir das primeiras formas de exploração do homem pelo homem nas sociedades escravista e feudal, mas é no exemplo de fabricação capitalista que esse fenômeno torna-se difícil e constante.

A pobreza no contexto e no pensamento neoliberal, a programática neoliberal supõe a manutenção de um mínimo acionar estatal na área social: o focalizado e precário, com programas de combate à fome e à miséria, o financiados em parte por doações da “sociedade civil o com retiros” das classes trabalhadoras (rendas obtidas a partir do arrocho salarial, das reformas previdenciárias, da "flexibilização" das leis trabalhistas etc.) É a partir do aparecimento da sociedade capitalista e do desenvolvimento das forças bem-sucedidas liderada pela semelhança desumana de exploração do capital que a pobreza se afronta e recebe o máximo de extensões. A pobreza é uma problemática que está profundamente proferida à diferença, pois são representados da exploração da dinâmica econômica do modo de produção capitalista.  A Composição é modelo eficaz para avaliar a evolução recente da proteção social no Brasil, que

ao oposto dos programas contributivos que tem longa história no país, as chamadas transferências de renda não contributivas têm origem recente, eles surgem, na esfera federal, a partir dos anos 2000, implantando novos tipos de benefícios monetários, não previstos pelo texto constitucional, não sendo, pois, um direito social, mas um benefício financeiro garantido pelo Estado em instâncias governamentais.

            Os programas de transferência de renda colaboradores estão no comando do seguro social, inseridos na Política de Previdência Social, compondo um direito social reconhecido constitucionalmente. Entretanto, a entrada a este direito social será, apenas mediante ao vínculo contributivo.
[pic 3]

Fontes de pesquisas:[pic 4]

http://www.scielo.br

https://jornalggn.com.br

www.odiario.info.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com