TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento neoliberal e a questão da pobreza

Por:   •  18/5/2017  •  Dissertação  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO – TG

ALUNO(A):                                                

Lisânia Nascimento Diniz                                RA  1440229

                Polo Taguatinga - DF

SERVIÇO SOCIAL

2014

INTRODUÇÃO

        A pobreza não é classificada apenas pela falta de dinheiro, requer atenção e cuidado, indicadores para classificar o que significa a pobreza. Análises e estudos indicam que a pobreza está representada por diversos fatores, dos quais incluem vulnerabilidade, ou seja, presença da mãe que possa amparar seus filhos, crianças e adolescentes, e também idosos que estejam em situação vulnerável. A pobreza também é representada pela falta de acesso ao conhecimento, falta de trabalho e oportunidades devido ao analfabetismo, renda per capita inferior a medida da linha da pobreza, desenvolvimento infantil, evasão escolar, trabalho infantil, mortalidade infantil, condições habitacionais, infraestrutura, saneamento básico, saúde, segurança entre outros indicadores.

        O presente trabalho visa mostrar como a pensamento neoliberal compreende a pobreza.

Pensamento neoliberal e a questão da pobreza

        O pensamento neoliberal concebe a pobreza de várias formas e uma delas é considerar que é um problema individual, onde o indivíduo é o principal responsável da sua situação. Sendo assim uma forma de combater ou uma forma paliativa seria as medidas filantrópicas, o assistencialismo, benemerência, onde o Estado atua de forma mínima.

        Outra forma do pensamento neoliberal é entender a pobreza como um problema de escassez, ou seja, é preciso investir no mercado para que haja mais arrecadação por parte do Estado, o desenvolvimento econômico se baseia no investimento do capital, no lucro e não em ações redistributivas de renda. A estratégia neoliberal atua nas três esferas: Primeiro, Segundo e Terceiro Setor.

        O Estado (Primeiro Setor) atua de forma precarizada, com medidas clientelistas, das quais não procura atender de maneira efetiva o problema da pobreza. O Mercado (Segundo Setor) aposta no consumo, dirige-se a população consumidora e no seu poder de compra, os serviços sociais se tornam mercadorias lucrativas. E por fim o Terceiro setor (Organizações não Governamentais) que desenvolve ações filantrópicas.

CONCLUSÃO

        Como se vê as políticas neoliberais fazem com que o Estados se desresponsabilize das questões sociais, agindo de forma assistencialista, mercantilizando os serviços públicos, fazendo os com que sejam oferecidos de baixa qualidade para a população mais pobre.

        De fato, a atuação do estado neoliberal gerencia a pobreza, amenizando-a com políticas sociais sem tomar medidas estruturais.

        O Assistente Social é um profissional que trabalha diretamente com as expressões da questão social. A pobreza é a expressão da questão social. Nesse contexto fica claro que o profissional trabalha a serviço dos direitos dos cidadãos, da justiça social, transformando realidades e formando parcerias com outros profissionais os próprios usuários.

FONTES DE PESQUISA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (745.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com