TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE

Por:   •  27/6/2017  •  Dissertação  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Como foi possível estudar na primeira aula, que existe vários sentidos para o significado desta palavra, a classe social. Uma delas é que a mesma está relacionada a uma divisão na nossa sociedade, digamos, uma divisão de grupos. Eles são divididos por interesses iguais e/ou situações socioeconômicas semelhantes. Exemplo: Interesses iguais (música, culinária, lugares que gosta freqüentar, etc.); Socioeconômica (quanto se ganha, bens adquiridos, etc.).

Os veículos de comunicação avaliam as classes sociais pelo seu modo de produção e a maneira da divisão social de trabalho. Inclusive, existe uma relação também, que são os aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos.

Não necessariamente existem regras para as pessoas ficarem definitivamente em uma determinada classe social, nem sempre o poder econômico é o que mais pesa. Pois existe uma classe relacionada ao status social, ligado a diferentes funções, como cargo de trabalho, locais de lazer, partido político, posição familiar. Depois de estudar as aulas e compreender os assuntos, identificar em que classe social é pertencente não é tão difícil, ainda mais pelo fato dela abranger-se a tantos fatores.

É indispensável a compreensão das contradições e dilemas, ter domínio nos direitos em relação a cidade, das políticas públicas e organização no que os processos urbanos e industriais se constituem.

A profissão quando é pensada na divisão técnica e social do trabalho, quando ela surgiu na Europa, ela surgiu exatamente do acirramento de contradições entre classes sociais com o processa de formação das cidades urbanas e industriais. Observa-se que vivenciamos um modelo de investimento de infra-estrutura urbana, um desenvolvimento desigual onde os grandes centros crescem, recebem mais urbanização nas zonas mais valorizadas ou nas zonas industriais e as periferias vão crescendo de forma desordenada e sem uma maior atenção.

O assistente social precisa ter um instrumental critico para lidar com diversas questões, pois, o profissional de serviço social sempre esteve no envolvimento dessas dinâmicas de produção e reprodução dos espaços urbanos e rurais. Contudo, parece que se debate pouco sobre essa questão agrária, mesmo a profissão não sendo somente urbana, pois existem assistentes sociais que trabalham em municípios agrários e rurais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com