TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determine a acidez do leite

Tese: Determine a acidez do leite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Tese  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 3

Determinar a acidez do leite

Resumo

O seguinte relatório tem como objetivo discutir e apresentar os resultados do experimento realizado no laboratório de química analítica experimental. A prática consistia em determinar a porcentagem de ácido lático presente em determinado leite. Nessa técnica, o hidróxido de sódio neutraliza o ácido lático existente no leite e a fenolftaleína acusa o fim da reação. Para tal procedimento utilizamos a titulação de neutralização ácido- base. Quando todo o ácido era neutralizado a solução ficava rósea e indicava o fim da reação. Baseado nos dados retirados do experimento realizamos os cálculos.

Objetivo

Determinar o teor de acidez do leite em graus Dornic.

Introdução

O leite é um alimento de alto teor nutritivo, pois em sua composição encontramos proteínas, lipídios, glicídios, sais minerais, vitaminas, enzimas e gases. Devido a essas características, o leite torna-se excelente meio de cultura de microorganismos, que agem como germes de fermentação, oxidando a lactose a ácido láctico.

láctico

A acidez do leite é expressa em graus Dornic. Cada 0,1 mL de soda Dornic (solução de NaOH 0,1 mol/L) corresponde a 1° Dornic, equivalente à acidez de 0,01% de ácido

O leite, por sua natureza, apresenta certa acidez no momento em que é ordenhado (pH entre 6,6 a 6,7 ou 16 a 20º Dornic). A legislação vigente considera como leite ácido aquele que apresenta acidez acima de 18º Dornic. Um leite com menos de 16° D (alcalino) ou com mais de 20° D (muito ácido) é impróprio para consumo e industrialização.

O leite de qualidade obtém-se de vacas sadias, livres principalmente da mastite, uma das principais causas da acidez no leite em função da presença de microrganismos que, inclusive, podem afetar negativamente a saúde humana. Assim, a principal medida a ser tomada na prevenção da produção de leite ácido é promover práticas de manejo que, de fato, levem à manutenção da saúde dos animais.

Para determinação da acidez real do leite, foi realizada uma titulação que utilizou como solução padrão, o hidróxido de sódio (0,1 M), conhecida por soda Dornic, e solução alcoólica de fenolftaleína a 1% como solução indicadora. A base reagirá com o ácido presente em solução no leite, e ao término da reação ocorrerá mudança na coloração, indicando o ponto final da titulação.

Parte experimental

Meteriais e reagentes

- Erlenmeyer 125 ml;

- Bureta 25 ml;

- Pipetas volumétricas;

- Solução de soda Dornic ( NaOH 0,111 mol/L);

- Solução de fenolfaleina 1%

- Leite

Prodedimento

Com o auxílio da pipeta volumétrica de 10mL, o leite foi transferido para o Erlenmeyer e, depois, foi adicionado cerca de 10 mL de água destilada e 3 gotas de solução alcoólica de fenolftaleína a 1%.

A solução de soda Dornic foi colocada na bureta de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com