TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II PROJETO DE AÇÃO

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 6

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II
PROJETO DE AÇÃO


“Conhecendo meus direitos para melhor viver a Melhor Idade”






Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Estágio II – Projeto de Ação
Supervisora de Campo: Vanessa Santos Giraldelli
Supervisor Acadêmico: Leandro de Jesus Ferreira











Linhares
2012

SUMÁRIO

Sumário

1. APRESENTAÇÃO 3
2. JUSTIFICATIVA 4
3. OBJETIVOS 4
3.1 Objetivo Geral 4
3.2_ Objetivos Específicos 4
4. PÚBLICO-ALVO 5
5. METAS 5
6. METODOLOGIA 5
6.1. Cronograma de Execução 6
7. RECURSOS 7
7.1. Recursos Materiais 7
7.2. RECURSOS FÍSICOS 7
7.3. Recursos Humanos 7
8. AVALIAÇÃO 8
9. REFERÊNCIAS 9









1. APRESENTAÇÃO

Atualmente existe no CRAS o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos, em que são realizadas atividades que envolvem o movimento do corpo, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos comunitários e o desenvolvimento de um envelhecimento sadio.
Os idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Bebedouro em Linhares-ES veem a instituição como um local onde fazem apenas o cadastro para receber o Benefício de Prestação Continuada – BPC ou um local em que fazem alguma atividade física. Assim, somente comparecem ao CRAS, sem compreender os direitos da população idosa e com a compreensão equivocada de que o BPC é uma aposentadoria e não um benefício de assistência social, individual, nãovitalícia e intransferível que garante a transferência mensal de um salário mínimo ao idoso com 65 anos ou mais e a pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que comprovem não possuir meios para prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
Neste sentido, o projeto de ação que aqui se apresenta, tem a proposta de intensificar o conhecimento dos usuários idosos, que participam dos grupos de convivência do CRAS de Bebedouro, acerca dos direitos da população idosa, incluindo a discussão sobre o Benefício de Prestação Continuada e serviços oferecidos através do CRAS para este publico alvo, bem como outros direitos.
Para a efetivação do projeto serão realizadas atividades envolvendo os idosos do projeto Melhor Idade do CRAS, a dinâmica de desenvolvimento destas atividades serão explicitadas na metodologia deste trabalho.
Sendo assim, o projeto de ação terá como titulo: “Conhecendo meus direitos para melhor viver a Melhor Idade”.



2. JUSTIFICATIVA

Com o intuito de divulgar e propagar informações acerca dos direitos da população idosa é que se pretende desenvolver tal projeto de ação, tendo como base teórica as legislações que trazem a discussão pertinente e em especial a fundamentação do Estatuto do Idoso, que trata-se de um instrumento importante na defesa dos direitos dessa população. O referido Estatuto acabou, de fato, estimulando a sociedade a se mobilizar e exigir a efetivação das Leis em benefício das pessoas idosas.
O projeto visa que osidosos, além, de reconhecerem seus direitos, também saibam como exigi-los. Pretende-se que os idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Bebedouro em Linhares- ES, no grupo Melhor Idade, percebam a aprendizagem e desenvolvimento de sua autonomia e protagonismo. 
Isso posto, acredita-se relevante o desenvolvimento desta proposta de ação, uma vez que atingirá um publico idoso que está em formação através do acesso ao serviço de proteção básica disponibilizado pelo CRAS de Bebedouro.

3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral

Intensificar o conhecimento dos usuários do Projeto Melhor Idade acerca dos direitos da população idosa, incluindo a discussão sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e serviços oferecidos pelo CRAS.
3.2_ Objetivos Específicos

⎫ Identificar a compreensão dos usuários sobre seus direitos e forma de acesso a estes;
⎫ Informar sobre os direitos estabelecidos na Constituição Federal, Estatuto do Idoso e legislações pertinentes;
⎫ Promover a participação dos idosos nas atividades, ações e projetos do CRAS;
4. PÚBLICO-ALVO

O público alvo será idoso acima de 60 anos, que estejam cadastrados neste CRAS e que vivam em situação de vulnerabilidade social. Podendo ter a participação de familiares. Hoje no CRAS está cadastrada no programa A Melhor Idade 60 idosos. Estes participarão do projeto.

5. METAS 

⎫ Oferecer suporte da psicologia, das assistentes sociais, como também, apoio de técnicas grupais para facilitar a interação e o estimulo das discussões entre os participantes.
⎫ Promover umfórum onde os idosos possam tirar dúvidas sobre o tema com Assistente social do CRAS
⎫ Melhoria na autonomia dos participantes e na perspectiva na vida desses idosos.

6. METODOLOGIA

Para a realização da proposta serão realizadas atividades que compreenderão as quintas-feiras do mês de Abril. Portanto, serão realizados quatro encontros de quarenta minutos no período matutino.

No primeiro encontro, dia 04/04/2013, será realizado a introdução do tema pela assistente social e a acadêmica de serviço social. Neste momento será formada uma roda de debate com os participantes para identificar a compreensão do grupo acerca do tema e posteriormente orientá-los sobre o BPC e direitos constitucionais e outras legislações que compreendem a terceira idade. 

No segundo encontro, dia 11/04/2013, será proposta a divisão de dois grupos formados por 15 pessoas para a elaboração de um teatro que retrate o conhecimento adquirido no primeiro encontro e formas de acesso aos direitos. Estes grupos serão orientados pelos educadores sociais e psicólogas, do CRAS, sendo que esta ultima já trabalha diretamente com o publico desenvolvendo grupos terapêuticos.

No terceiro encontro dia 18/04/2013 os dois grupos orientados pela equipe de trabalho já citada, apresentarão as peças teatrais e posteriormente formarão um círculo para transmitir a vivencia das encenações e a importância do protagonismo na vida real.

No ultimo encontro dia 25/04/2013 será realizado o desfecho do projeto, “Conhecendo meus direitos para melhor viver a Melhor Idade”, através da construçãocoletiva da avaliação das atividades oferecidas pelo CRAS ao grupo Melhor Idade e propostas de melhoria do trabalho voltado aos idosos com o intuito de fortalecer a participação, acesso a informações e fortalecimento da convivência familiar e comunitária. 

6.1. Cronograma de Execução

ETAPAS Setembro
2012 Outubro
2012 Novembro
2012 Março
2013 Abril
2013
Definição do tema x
Material bibliográfico x
Revisão do projeto x
Apresentação do projeto no CRAS x
Execução do projeto e avaliação final x



7. RECURSOS
7.1. Recursos Materiais 
⎫ Impressora 

⎫ Borrachas

⎫ Aparelhos de som
⎫ Mesas
⎫ Cadeiras
⎫ Lápis
⎫ Canetas
⎫ Cartolina
⎫ Quadro branco
⎫ Pincel atômico
⎫ papel A4

⎫ Computador 

7.2. RECURSOS FÍSICOS 
Será utilizado o auditório do CRAS para desempenho e execução do referido projeto.

7.3. Recursos Humanos

PROFISSIONAL QUANTIDADE
Assistente Social Um
Acadêmico em Serviço Social Um
Psicóloga Um
Educadores sociais Dois


8. AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto desenvolvido será realizada no último encontro como descrito na metodologia. Esta avaliação coletará as informações para o feedback dos participantes acerca da suficiência das informações e conhecimentos repassados, da dinâmica desenvolvida bem como do trabalho e esforço da equipe técnica e dos participantes para o desenvolvimento das atividades.



























9. REFERÊNCIAS

BARROS, Myriam Moraes Lins de. Velhice ou terceiraidade? Estudos antropológicos sobre identidade, memória e política. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
BOSI, Eclea. Memória e sociedade: lembrança de velhos. 3. Ed. São Paulo: Companhia das letras, 1994.
BRASIL, Ministério da Previdência e Assistência Social. Lei orgânica da Assistência Social. Brasília, 1999. 
______, Estatuto do idoso. Lei n° 10.741 de 1° de Outubro de 2003. Brasília, 2004.
BRAVO, M. I. S.; PEREIRA, P.A. P. (org.) Política social e democracia. São Paulo: Cortez, 2001.
FERNANDES. Flávio da Silva. A velhice3 e a justiça. In: Tratado de geriatria e gerontologia. Freitas, Elizabete Viana de. ET al. Rio de Janeiro; Guanabara Koogan, 2002.
FOGAÇA, Maria Cristina Costa Braga Hortelli. Reflexões sobre o envelhecimento. Faculdade Aberta para a Terceira Idade. São Paulo: LTr, 2001.
GOMES, A.L. Histórico da Política de Assistência no Brasil. In. Conselhos gestores de políticas públicas. CARVALHO, M. do C.; TEIXEIRA, A. C. C. (Org.).
GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do serviço social. 2ª Ed. São Paulo Cortez, 1999.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. CARVALHO, Raul. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo, Cortez, 1983.
________, Marilda Vilela. CARVALHO, Raul. O serviço social na contemporaneidade: Trabalho e formação profissional. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 1999.
MARTINELLI, R. Seguridade Social: uma Conquista Ameaçada. Rio de Janeiro, jornal do CRESS, julho de 1997.
MARTINEZ, Wladimir Novaes. Comentários ao estudo do Idoso. 2. ED. São Paulo: LTr, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com